sábado, 28 de dezembro de 2013

Youtube Motorsport Tribute: a cultura japonesa de Le Mans

O Japão adora Le Mans, isso é um facto. Todos sabe que a Toyota têm a clássica da Endurance "pendurado" na sua garganta, porque tenta ganhar há muitos anos e nunca conseguiu, tal como aconteceu com a Formula 1 na década passada. Mas a Mazda (que ganhou em 1991) e a Nissan têm planos de regressar a Le Mans num futuro próximo, com carros híbridos ou elétricos.

Mas essa paixão vai para além das marcas. Isso está imprimido na cultura "petrolhead" japonesa. Tanto que algumas pessoas têm a possibilidade de andarem com modelos - ou réplicas - de carros que estiveram em eras passadas... na estrada! Há uns tempos falei de um 962, e agora pode-se ver aqui um Jaguar XJ220 que esteve em La Sarthe em 1993 e 1995, bem como se pode ver a demonstração do Mazda 787B que Johnny Herbert, Wolker Weidler e Bertrand Gachot levaram à vitória em Le Mans.

Confesso que me varreu a pessoa de onde vi este video pela primeira vez, desculpem... mas vejam, vale a pena.

O sonho de Carlos Barbosa e as possibilidades do regresso de Portugal à Formula 1

De quando em quando, surge em Portugal a ideia do regresso da Formula 1, e de quanto é que custa investir nesse projeto, agora que existe um autódromo de topo de gama como Portimão. E quem faz muito "lobby" nese sentido é o presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, que na última eleição da FIA, se tornou num dos vice-presidentes de Jean Todt na área do WRC, provavelmente para recompensar o trabalho que anda a fazer no Rali de Portugal.

Em declarações captadas pela Autosport portuguesa, defendeu que o Estado deveria apoiar o seu regresso, investindo entre os 15 e os 25 milhões de euros por ano, pois o retorno seria dez vezes maior: “O Estado devia pensar seriamente em investir na Formula 1 porque a Formula 1 é uma plataforma enorme de divulgação de um país e investir entre 15 e 25 milhões garantir-lhe-ia, à vontade, ter um retorno de 200/300 milhões. Aliás, o estado gasta tanto dinheiro mal gasto em despesismo que, se calhar, 25 milhões são trocos no Orçamento Geral do Estado e que podiam trazer 200 milhões para Portugal”, começou por comentar.

Barbosa dá o exemplo do Rali de Portugal que “este ano deu mais de 100 milhões de retorno para um investimento do Estado de 1,5 milhões”, tendo ficado todo o restante investimento a cargo de patrocinadores privados, sendo a Vodafone o investidor principal. E ele afirma que “a Formula 1 pode voltar a Portugal quando quisermos. É apenas uma questão de dinheiro”.

Contudo, apesar desta prespectiva, é realista em relação a alguns factores, nomeadamente a crise económica que o pais atravessa e a fama de o Estado ser um mau pagador. E isso são grandes obstáculos para o regresso da Formula 1: “Há pouco tempo tive uma conversa com o Bernnie Ecclestone em que ele me disse que gostava de vir a Portugal negociar a Formula 1. Depois disso já falei com as entidades de direito e percebi que, neste momento, não há dinheiro mas, quer da parte do Ecclestone, quer da parte da FIA, há vontade. Aliás, o Luiz de Freitas [presidente da FPAK morto em abril deste ano] chegou a fazer um excelente trabalho nesse sentido e podíamos ter tido hipóteses mas depois veio cá a GP2 e não pagámos o acordado e está tudo embrulhado em tribunal. Portanto, nesta altura, não me vou comprometer com Ecclestone a pagar 15 ou 20 milhões de euros para depois o Estado falhar o pagamento”, concluiu.

Primeiro que tudo: o Carlos Barbosa é conhecido por ser uma pessoa sem papas na língua. Sabe o que o Estado é capaz de fazer, mas o tacto politico dele é o equivalente a um rinoceronte numa loja de porcelana. A ideia do Estado estar a investir 15 ou vinte milhões de euros por ano, numa altura em que há cortes de pensões e salários, para além de despedimentos e "downsizing" no funcionalismo público, é quase obsceno, especialmente nos partidos de esquerda. 

O segundo grande motivo foi dito pelo próprio Carlos Barbosa: o estado não cumpre com as suas promessas. Apesar deste colocar todos os anos cerca de 1,5 milhões de euros, através do Turismo de Portugal, para investir no Rali de Portugal, os pagamentos estão sempre atrasados, chegando por vezes a passar mais de um ano e a organização do ACP reclama que têm pagamentos em atraso. E o grande culpado? O Estado.

Toda a gente sabe que Ecclestone, quando negoceia a chegada de algum Grande Prémio, negoceia com os Estados e não com as entidades privadas. A razão? É a melhor garantia do que as entidades privadas, por exemplo. E quando falo de "estados", não é só os nacionais, são os regionais. O GP da Europa em Valência foi um projeto da Generalitat local, que graças a isso, está em situação de pré-falência e o circuito encontra-se abandonado à sua própria sorte, como é sabido. E a mesma coisa acontece na Coreia do Sul, naquele autódromo que está "no meio de nenhures" e do qual o pagamento foi garantido pela região de Jeolla, onde ele está sediado.

Assim sendo, se Portugal fosse uma entidade federal, provavelmente um "governo regional do Algarve" iria assumir as despesas de uma coisa dessas, sabendo do retorno, pois se situa numa região eminentemente turística. Mas como é um estado centralista e tudo têm de ser discutido em Lisboa, essa hipótese não se coloca. Não até ao regresso das vacas gordas... que provavelmente não terão mais a companhia de Berie Ecclestone neste Planeta Terra.

Rumor do dia: Vodafone vai apoiar a Ford em 2014?

Não é oficial, mas é oficioso: a Vodafone será o patrocinador da Ford em 2014, em substituição do governo do Qatar. A primeira indicação nesse sentido foi quando se soube que o qatari Nasser Al-Attiyah não fazia parte do alinhamento, quando a M-Sport anunciou há umas semanas o seu alinhamento para a temporada de 2014, que terá Mikko Hirvonen de volta, acompanhado pelo polaco Robert Kubica e pelo galês Elfyn Evans. Agora, esta sexta-feira, surgiu esta noticia, reproduzida em vários sitios desportivos, entre eles a Autosport portuguesa.

Segundo se consta, a Vodafone, depois de ter apoiado nos últimos dez anos a Formula 1 (Ferrari e depois McLaren), decidiu sair da competição no final deste ano depois dos elevados investimentos nos últimos tempos e da cada vez mais diminuta comparticipação. Contudo, não quer sair totalmente de cena e vê os ralis como uma ótima alternativa, pois não precisa de investir tanto e o retorno pode ser tão elevado quanto a Formula 1, dado que a esmagadora maioria das competições acontece na Europa. E também poderá servir como uma excelente almofada para a M-Sport, que está a investir nos Ford Fiesta WRC e está também a construir os modelos R5 - foi o primeiro a ser homologado pela FIA - esperando quem em 2014 possa lutar pela vitória ao lado da Citroen, Volkswagen e agora, Hyundai.

Veremos se nos próximos dias, esta parceria pode ser confirmada, pois falta meno de um mês para o inicio do campeonato.  

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Vimeo Motorsport Ad: A história da Audi contada às criancinhas



Gosto da ideia por trás deste video da Audi. E vamos ser honestos: as pessoas não tentam porque não querem tentar. Daí terem inventado a palavra "impossivel"...

Esta vi no blog do Flávio Gomes.

Formula 1 em Cartoons: Natal de 2004 na casa dos Schumacher...

Dei de caras com este "clássico" do "Riko". Não é muito antigo - é só recuar nove anos no tempo - e recordar que as coisas então não eram muito diferentes do que é agora. Só que ao contrário de Michael Schumacher, o Sebastian Vettel vai ter filhos a partir do ano que vêm...

Eis a tradução: "Por favor, Michael! Ao menos no Natal deverias deixar que os teus filhos te ganhem nos videojogos..."

De facto, naquele ano, o alemão ganhou tudo.

Noticias: Indigenas bolivianos ameaçam perturbar o Dakar

O Rali Dakar é um chamariz, sem dúvida alguma. Para o bem... e para o mal. Digo isso porque em 2014, o rali vai passar pela primeira vez por terras bolivianas, e isso poderá ser perturbado pelas reivindicações politicas e ambientais dos indigenas locais, que ameaçam usar arame farpado para impedir - ou dificultar - a passagem das motos (só serão eles a passar por lá) no sul da Bolivia.

Onde vão passar é da TCO Tolapampa, que é dos povos indígenas. Em resumo, lá estão os ovos de avestruz, a plantação de quinua e tem as vicunhas. Quando o Dakar passar, será como uma invasão. Deve haver uma consulta prévia, livre e informada, deve existir um estudo sobre o impacto ambiental”, defendeu Rafael Quispe, dirigente indígena boliviano. 

Para além disso, há mais de vinte dias que existe um estado de tensão entre os indigenas e o governo de Evo Morales, com estes a cercarem a sede do Conselho Nacional de Ayllus e Markas de Qullasuyu (Conamaq). Este bloqueio resultou numa vigília no local, com alguns índios a optar pela greve de fome.

Falando à imprensa no Palácio do Governo, o presidente Evo Morales minimizou os protestos e afirmou que é normal que existam alguns opositores ao rali, que passará pelo seu país a 13 de janeiro, depois do dia de descanso em Salta, no norte da Argentina. 

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Youtube Motorsport Presentation: A história da Honda... e o novo V6 Turbo

Falta um ano para vermos em ação os motores Honda V6 Turbo, nos chassis da McLaren, mas hoje, a marca japonesa colocou no ar, no seu canal do Youtube, um video em seis minutos, onde conta a história do envolvimento da marca na Formula 1, que em 2014 fará 50 anos de vida.

O video está em narrado em japonês, mas a "piece de resistance" está na parte final: o som do seu motor V6 Turbo, que em 2015 estará nos chassis de (provavelmente) Jenson Button e Kevin Magnussen, na McLaren.

Eu vi isto primeiro no site Motorpassion e no blog F1 Corradi.

Cevert e Stewart em filme? Esqueçam

Na altura não vi isto porque estava de férias, mas sabia desde há algum tempo que havia planos por um filme sobre Francois Cevért e Jackie Stewart, pilotos da Tyrrell entre 1970 e 1973. Esta tarde, enquanto via um artigo na Autosport britânica sobre pilotos de ficção, uma frase despertou a minha curiosidade, e fui espreitar. Acabei por descobrir que, há seis meses atrás, os planos para um filme sobre ambos os pilotos ficaram adiados "sine die" porque Hollywood queria meter o bedelho e "falsificar a história".

O jornal Daily Mail escreveu uma noticia a meio de junho, onde conta que os planos para um filme entre os dois pilotos foram cancelados porque um dos produtores, William Pohlard, queria meter um "affaire" entre ambos os pilotos com Helen Stewart, algo que ela mesma vetou. "Seria um grande filme, mas eles queriam dizer que eu tive um affair com François Cevért… Eu não os deixaria fazer isso, porque não era verdade. Seria provavelmente a parte mais empolgante, se fosse verdade. Mas não era. François era um grande amigo meu e de Jackie, e eles queriam criar uma situação a respeito disso, o que é de doidos”, contou.

François era descrito como um dos homens mais "sexys" de França naquele período. Divertimos imenso ao seu lado, ele adorava as crianças, amava a todos que estivessem connosco e tinha uma grande namorada. Mas Jackie e eu somos namorados de infância e estamos casados há 50 anos. Eu o conheci quando tinha 16 e casamo-nos quando tinha 21. Temos dois filhos e nove netos juntos. De qualquer forma, eles não vão fazer o filme. Esta foi a única razão por ele ter sido paralisado – o que parece um pouco estúpido para mim, visto que essa história nem era verdadeira, em primeiro lugar”, concluiu.

Já agora, o filme iria custar à volta de vinte milhões de libras - uns 30 milhões de dólares. O que vai acontecer, entretanto, não sei, mas na altura, falava-se que o projeto continuava em desenvolvimento. Em Hollywood há um nome para isso: "development hell". Ou seja, fica adiado para as calendas gregas.

Mas creio que, a parte disto, Hollywood está a gostar de automobilismo. Tivemos "Rush", dois documentários - "Senna" e "1" - e em breve, poderemos ver Tom Cruise e - quem sabe - Brad Pitt num Ford GT40 em Le Mans, graças a "Go Like Hell". Vão ser tempos interessantes.

A generosidade de Nasser Al-Attiyah

Todos falam que Nasser al-Attiyah é uma personalidade bastante simpática e generosa. Mas o caso que se fala por estes dias é que ele, a poucos dias do começo do Dakar, decidiu ajudar a cumprir o sonho de dois motards espanhois, Oriol Escalé e Gilbert Escalé. A ideia de ambos - irmãos gémeos com 21 anos de idade - era de fazerem juntos o Dakar sul-americano, mas o sonho de o fazer este ano ficou ameaçado devido à desistência de um dos seus patrocinadores. Ambos tiveram de fazer uma escolha terrível, com Oriol a acabar a ser o escolhido, enquanto que Gilbert andaria no carro de imprensa.

A história acabou por ser contada a Luis Cruz, o navegador de Nasser Al-Attiyah no Dakar. E ele ficou interessado na história. Pediu o número de telefone de ambos e se dispôs a pagar o valor em falta, fazendo com que ambos possam cumprir em 2014 o sonho de fazerem o Dakar juntos: "Foi um milagre", referiu o jovem catalão de 21 anos, em declarações captadas pela Autosport portuguesa. 

"Há 15 dias disseram-me que não poderia fazer o Dakar mas agora tudo mudou. O Nasser é uma pessoa fantástica. Tudo o que me pediu foi para levar as cores do Qatar na minha mota, e claro que será um orgulho fazê-lo. O meu irmão ficou tão contente que também vai levar a decoração do Qatar na mota dele!", concluiu Gilbert.

Ambos os irmãos correrão da prova com os números 96 e 97, e espera-se que ambos cheguem ao fim.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Youtube Dakar Testing: O poder do jipe do Robby Gordon

Neste dia de Natal, coloco aqui um video sobre Robby Gordon, porque o Dakar é daqui a dez dias, em paragens argentinas. E como sempre, o piloto americano gosta de andar com jipes monstros para tentar mostrar que se pode vencer o "rally-raid" mais duro do mundo "à grande e à americana". E colocar o carro no dinamómetro é uma maneira de dizer a concorrência de que é candidato.

Veremos. 

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Neste Natal...

Ainda não é altura de balanços (deixemos isso para daqui a uma semana), mas este ano que acaba é daqueles que foi sofrido. Pareceu uma montanha russa, com muitos altos e outros tantos baixos, mas vistas as coisas, sinto que estou numa espécie de periodo de transição. Espero que seja para melhor, mas o meu balanço provisório é que isto foi agitado.

Lembro isso quando olho para fora neste 24 de dezembro e vejo tempestade na minha janela. Vento forte, ramos arrancados e a luz a falhar constantemente. Em suma: é o inverno em toda a sua força. É por isso que tenho saudades dos Natais que passava no Brasil, na minha infância...

Mas enfim... tenho aquela sensação - mas também me esforço - de que o futuro mais ou menos próximo será diferente. Até que ponto será pior ou melhor, não sei. Só sei que não posso ir muito mais fundo da situação em que estou, e tenho de lutar para melhorar. Ao menos isso. E acho que em breve vou ver resultados. Ufa!

Mas não quero aproveitar este momento para me lamentar, ou recordar maus momentos. O que quero dizer, nesta altura do ano, é desejar um Bom Natal a todos, amigos, amigas e seguidores deste blog, que em 2013 atingiu o número mágico das dois milhões de pageviews, em mais de seis anos de existência. E isso poderá ser a alavanca de um tempo novo, que já desejava há muito. Mas deixo o resto para o dia 31, quando fazemos os balanços do ano.

Agora... a ceia de Natal me espera, logo seguido das prendas. Bom Natal! E a foto é "roubartilhada" pelo excelente WTF1.co.uk.


Youtube Video Weirdness: Um peru cozido... por um Aventador


Ora, hoje é véspera de Natal, como todos sabem. E neste belo dia, têm-se uma de duas coisas, pelo menos em Portugal: ou é peru assado no forno, o mais popular lá fora, ou é o bacalhau. Mas o que mostro é o que acontece nos Estados Unidos, onde alguém decidiu assar um peru... um fogão muito caro. Nomeadamente, um Lamborghini Aventador.

Perdão... um "Aventadeer". É que têm os corninhos das renas nas janelas.

Enfim, vejam o video para ver como se cozinha naquele que é, provavelmente, o fogão mais bizarro... e mais caro do mundo. Ou dito por outras palavras, eis uma função do qual a "Lambo" nunca pensou que os seus carros pudessem ter. 

Ele diz que cozinhou o dito, mas... esqueçam, é "fake". Bom Natal, e cozam os vossos perus num fogão tradicional.


segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Os pontos a dobrar pode ser o próximo foco de tensão da Formula 1

A história dos pontos a dobrar na última corrida da Formula 1 da temporada causou, naturalmente, muitas ondas. Mas não se sabia ainda da posição de Bernie Ecclestone, e descobriu-se agora neste fim de semana que ele é manifestamente contra. Mas será que ele quer tirar os pontos a dobrar na última corrida e voltar tudo à normalidade? Não. Quer colocar os pontos a dobrar... nas últimas três corridas do ano. Pelo menos é isso que quer propor na reunião do Strategy Group, em janeiro.

Pessoalmente, a minha preferência seria para que as últimas três corridas valerem o dobro de pontos”, disse o dirigente ao jornal inglês ‘Daily Telegraph’. “Mas essa regra também poderá ser cancelada no próximo encontro do grupo, em janeiro. Acho que deveria ser as últimas três corridas ou nada. As últimas três etapas significariam que o campeonato continuaria interessante para todos – fãs, imprensa e televisão – até o final”, concluiu.

A proposta de Bernie Ecclestone poderá entrar em conflito com aquilo que Jean Todt propôs e que acabou por ser acordada - estranhamente por toda a gente, como disse na altura a Autosport britânica. Porém, com a maré de criticas que têm vindo a aparecer nas últimas semanas, parece que existe um recuo por parte dos construtores. Na passada sexta-feira, Luca de Montezemolo disse em Maranello que queria "ver para crer" e que se não desse, estaria a favor do seu cancelamento.

"Pessoalmente, tenho minhas dúvidas. A melhor maneira de discutir e descobrir pode ser fazer um teste de um ano e depois ver. Agora é muito cedo para dizer. Também não quero dar a impressão de que as equipes disseram sim para isso e, agora, nós vamos dizer que não. Apenas tenho dúvidas. Disse isso para [Jean] Todt e a Bernie [Ecclestone] em particular.", afirmou na altura.

Com as reações que existiram até agora, a história dos pontos a dobrar poderá estar condenada à nascença... ou até a ficar piores. Resta saber se isto não será uma forma de descredibilizar Jean Todt, o presidente da FIA, aos olhos do mundo, a favor de Bernie Ecclestone. Mas parece que o inverno europeu está a tornar-se quente...

Formula 1 em Cartoons: o novo trenó do Pai Natal (Riko Cartoon)

O Frederico Ricciardi (a.k.a Riko) decidiu também fazer uns postais de Natal, mas gosto deste em particular, pois coloca o Pai Natal (Babbo Natale em italiano) a bordo de um Ferrari 312B3 de 1974, pertencente a Niki Lauda. Com o numero 25 estampado no chassis e os provavelmente 500 cavalos... perdão, renas de potência, de certeza que iria entregar as prendas o mais rapidamente possivel.

Contudo, aparenta haver uma certa pessoa que não está muito feliz com essa troca. Pelo menos é o que vejo da atitude daquele sujeito do fundo do desenho... 

Rumor do dia: Formula E em Macau?

A Formula E poderá estar a cerca de nove meses do seu inicio, e sabe-se de um calendário de dez corridas que foi divulgado há algumas semanas, mas esta segunda feira, surgiu uma entrevista de Jean Todt na Autosport britânica, onde ele considera a hipótese de abrir mais uma vaga para Macau, inserido no fim de semana do Circuito da Guia, a meio de novembro.

Na revista, Jean Todt referiu que “faria sentido ir a Macau porque é numa cidade e é algo que vamos considerar”. Sobre a competição em si, o presidente da FIA afirmou que “acredito em carros elétricos nas cidades, e é por isso que este campeonato irá especificamente desenrolar-se em 10 importantes cidades do mundo”. 

Para além disso revela-se otimista na receção da Fórmula E ao vários agentes envolvidos, pois “todos têm que aprender: os participantes, a FIA, os promotores, os parceiros comerciais. Os nomes das equipas confirmadas irão definitivamente ajudar a criar interesse”, concluiu Todt.

A Fornula E vai ser uma competição que vai arrancar a partir de setembro de 2014, e terminar em junho de 2015, passando por cidades na Ásia (Beijing, Putrajaya), na América do Sul (Rio de Janeiro, Buenos Aires), na América do Norte (Los Angeles, Miami) e na Europa (Mónaco, Berlim e Londres)

domingo, 22 de dezembro de 2013

Youtube motorsport Crash: um acidente a 200 milhas por hora

Duzentas milhas por hora são 320 km/hora, no sentido métrico do termo. E este Honda Insight, dirigido por Brian Gillespie, no mês passado, em El Mirage, estava no mês passado a tentar bater um recorde de velocidade quando perdeu o controle, virando-se para a direita e começando a fazer uma série de cambalhotas que desfazem o carro. 

À partida, o que parece ser um acidente fatal, não é: o "roll-bar" e o HANS que o piloto leva o salvam a sua vida.

Formula 1 em Cartoons: O pneu de Nico Rosberg (GP Toons)

O assunto da semana foi o teste de pneus da Pirelli no Bahrein, onde Nico Rosberg teve um despiste a mais de 320 km/hora devido ao rebentamento de um dos pneus qie estavam a ser testados, e do qual o piloto alemão disse que por causa disso, quase se borrou nas calças. E foi por isso que o Hector Garcia, no Grand Prix Toons, decidiu fazer um "cartoon" ao lado do Pedro de la Rosa, um dos pilotos de teste da Ferrari...