segunda-feira, 30 de março de 2015

A imagem do dia (II)

Este 30 de março é memorável pelos acontecimentos de há 35 anos, em Long Beach. Da esquerda para a direita temos Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Riccardo Patrese, os pilotos que chegaram ao pódio na corrida americana.

Foi uma corrida de atrito, do qual só os mais experimentados é que resistiram. Piquet, na sua segunda temporada completa, dominou o fim de semana naquele lugar da California, enquanto que Fittipaldi conseguiu qualificar-se à justa, na 24ª posição para fazer uma corrida sólida rumo ao pódio. Quando a prova acabou, foi ter com Piquet na carrinha Hilux que os transportaria e o abraçou, como se fosse uma transmissão simbólica de testemunho entre os piloto-construtor, em decadência, para um jovem em ascensão e do qual todos afirmavam ter todas as qualidades para ser bem sucedido. No final, acabou por ser o último pódio de Emerson e da Fittipaldi na Formula 1.

Long Beach foi também a primeira vitória do chassis BT49, desenhado depois da Brabham ter-se livrado do pesadelo que foi o motor Alfa Romeo. Gordon Murray afirmou que tinha desenhado o carro como se fosse um projeto de férias, e este veio a ser um dos mais bem sucedidos da equipa agora comandada por Bernie Ecclestone, que iria durar até 1982.

Mas outra das pessoas desse dia está ausente dessa foto. Provavelmente eles ainda não sabiam do acidente que Clay Regazzoni sofreu com o seu Ensign, na volta 50, quando seguia no quarto posto, atrás de Fittipaldi. O carro falhou a travagem na Shoreland Drive porque o acelerador se abriu, e saiu pela escapatória, onde estava o Brabham de Ricardo Zunino, e o atingiu em cheio. Levado para o hospital, as suas lesões na coluna vertebral fizeram com que ficasse paralisado da cintura para baixo.

Tudo isto aconteceu faz hoje 35 anos.

Post-Scriptum: A seu devido tempo, escrevi sobre essa corrida no site Motordrome. O resultado pode ser lido aqui.

2 comentários:

Por Dentro dos Boxes disse...

uma data memorável para o automobilismo brasileiro...

difícil de esquecer aquele pódio com Piquet em 1º e Emerson em 3º...

abs...

Anónimo disse...

Essa prova da primeira vitória de Nelson Piquet na Fórmula 1 tem no YouTube.