sábado, 6 de maio de 2023

Formula E: Cassidy triunfa no Mónaco


Foi um duelo entre neozelandeses, mas o final foi anti climático. Nick Cassidy foi o melhor no seu Envision, superando o Jaguar de Mitch Evans, mas o final, que se esperava ser cortante, acabou por ser anticlimático devido a uma batida entre o Cupra de  e o Maserati de Edoardo Mortara em Ste. Devote, a duas voltas do final, que obrigou à entrada do Safety Car e os fez rolar em velocidade controlada até à meta. Jake Dennis foi o terceiro classificado.

Quanto a António Félix da Costa, conseguiu chegar aos pontos, mas um furo o obrigou a cair para o final do pelotão, sendo apenas 16º. Pascal Wehrlein, seu companheiro de equipa, também não pontuou e perdeu a liderança para Cassidy. Agora ele tem 121 pontos, contra os 100 do alemão da Porsche.

A partida foi calma, com Evans na frente e todos sem toques nos primeiros metros. A partir dali, começou a haver o "lift and coast" entre os pilotos da frente, com os quatro, cinco primeiros a trocar de posições, enquanto os pilotos que estavam no fundo do pelotão recuperavam posições, como Félix da Costa, Stoffel Vandoorne e Jean-Eric Vergne, tentando chegar o mais cedo possível aos lugares pontuáveis. 

Pouco depois, André Lotterer acaba por ser a primeira desistência da corrida quando é tocado na curva Anthony Nogués pelo carro de Rene Rast. O carro ficou parado, mas foi retirado rapidamente, sem interromper a corrida. Por esta altura, Cassidy, que largara de nono, começava a fazer uma corrida de recuperação, chegando ao segundo posto da classificação na volta sete da corrida. Pouco depois, ele chegou à liderança quando Sacha Fenestraz ativou o Attack Mode e perdeu tempo.


Alcançada a segunda metade da corrida, era Cassidy quem liderava a classificação após as duas ativações do AM, seguido de Mitch Evans e Jake Dennis, que pressionava o piloto da Jaguar. Mas o piloto da Envision teve de abrandar o andamento para não gastar energia a mais, o que levou o pelotão a ficar mais próximo após algumas voltas com diferenças maiores. E atrás, existiam toques entre os pilotos. Foi o que aconteceu com Felix da Costa, quando era nono e sofreu um furo devido a um toque na zona da Chicane do Porto. Ele teve de ir às boxes, mas caiu para o último posto e a sua corrida estava irremediavelmente perdida.

E sete voltas do final da corrida, a primeira entrada do Safety Car. um desentendimento entre o Maserati de Max Günther e o carro de Dan Ticktum, na subida do Porto, acabou com ambos destruídos e o Maserati do alemão parado no Massenet. Atrás, noutro incidente, Norman Nato também tinha batido e ficara encostado na Ste. Devote, de fora definitiva. Safety Car na pista por duas voltas, e o pelotão reunido para as voltas finais. 

Quando a corrida retomou, Cassidy soube defender a primeira posição de Evans. Os dois pilotos tinham alguma vantagem sobre Dennis, que apesar de ter mais energia disponível não conseguia acompanhar o duo da frente. Contudo, o piloto da Jaguar queria atacar quando a duas voltas do fim, Nico Muller e Edoardo Mortara colidem-se em Ste. Devote, e ambos os carros ficam na pista. Nova entrada do Safety Car, até ao final da corrida, deu o final anticlimático que se tornou. 

No campeonato, Cassidy tornou-se no novo líder do campeonato, com 121 pontos, contra os 101 de Pascal Wehrlein, e os 96 de Jake Dennis, os 94 de Mitch Evans e os 87 e Jean-Eric Vergne. Felix da Costa continua a ser sexto, com os mesmos 68 pontos que tinha antes de chegar ao Principado. 

No campeonato, a competição continua com a ronda dupla em Jakarta, no fim de semana de 3 e 4 de junho. 

Formula E: Hughes foi o melhor na qualificação monegasca


Na pista, o Nissan de Sacha Fenestraz acabou por ser o piloto mais rápido durante o duelo final do E-Prix do Mónaco, mas o lugar ficou sob investigação, por causa de eventuais irregularidades no seu duelo final, quando correu contra o carro de Jake Hughes. No final, os comissários penalizaram o franco-argentino e o piloto da McLaren irá largar do primeiro posto.  

Quanto a António Félix da Costa, a qualificação não correu tão bem quanto o esperado para o piloto da Porsche, mas o mesmo aconteceu ao seu companheiro de equipa, Pascal Wehrlein. O piloto luso está no 19º lugar da grelha, alguns lugares mais abaixo do piloto alemão, que foi 11º. Mas os carros alemães andaram mal devido a um problema eletrónico do software dos seus carros. 

Com o pelotão dividido em dois, que agora é o apanágio das qualificações nesta temporada, a primeira da Gen3, no Grupo A, que continha Pascal Wehrlein, Mitch Evans, Jéan-Eric Vergne, Sam Bird, Rene Rast, Stoffel Vandoorne, Andre Lotterer, Norman Nato, Dan Ticktum, Fenestraz e Robin Frijns, foram para a pista com os melhores a serem os DS Penske. Vergne primeiro, com 1.30,566, seguido por Vandoorne, com 1.30,842, a seguir, foram batidos por Evans, com o piloto da Jaguar a fazer 1.30,402.

No final, foi Norman Nato a ser o melhor, fazendo 1.30,138, seguido por Fenestraz, com 1.30,149. Os DS Penske seguiram, deixando gente como Wehrlein, Evans e Ticktum. Mas logo a seguir, a organização decidiu anular as voltas dos DS Penske, e esses lugares caíram nas mãos de Ticktum e do neozelandês da Jaguar.

Pouco depois, entrou o Grupo B, onde estavam presentes pilotos como Hughes, Maximilian Günther, Nick Cassidy, Edoardo Mortara, Sergio Sette Câmara, Oliver Rowland, Lucas Di Grassi, Nico Müller, Jake Dennis, Félix Da Costa e Sebastien Buemi. Gunther foi o primeiro a marcar tempo, com 1.30,608, antes da McLaren mostrar a sua força, com Jake Hughes na segunda posição, fazendo 1.30,179. Sette Câmara conseguiu tempo para avançar, mas ele foi anulado, fazendo companhia com gente como  Nick Cassidy e Félix da Costa.

Na terceira parte, os duelos a eliminar, Ticktum foi batido por Fenestraz, Evans foi batido por Nato, mostrando que os Nissan estavam em forma. Mortara queria ser melhor quando se confrontou com Hughes, mas foi o piloto da McLaren a ser o melhor. Sette Câmara, mesmo punido, entrou no duelo com Max Gunther, da Maserati, mas apesar do melhor tempo ter sido dele, teria passado por "default".

Na meia-final, a primeira foi ente Nato e Fenestraz, e o franco-argentino da Nissan avançou para a final, com um tempo de 1.28,773, enquanto Nato fica apenas com 1.29,236. 

E na final, foi o piloto da Nissan que se mostrou ao mundo, sendo o melhor com um tempo de 1.29,131. Mas enquanto todos comemoravam, a organização anunciou que estava sob investigação sobre o gasto de energia de sua Nissan na classificação. A informação tinha sido dada enquanto tinha a sua entrevista pós-treino, sobre a possível infração, e pouco depois, a punição foi confirmada, dando a Hughes a pole-position para a corrida de Monte Carlo.

A prova acontece pelas 14 horas de Lisboa, e será transmitido na Eurosport 2.    

Youtube Rally Video: Os testes de Dani Sordo para o rali de Portugal

A uma semana do rali de Portugal, as equipas preparam-se a toda a velocidade para os difíceis troços de terra. E a Hyundai é uma das equipas que anda a testar para o que aí vêm. Hoje, as imagens são do carro de Dani Sordo.

sexta-feira, 5 de maio de 2023

Endurance: Glickenhaus anunciou tripla para Le Mans


A Glickenhaus anunciou esta sexta-feira a tripla de pilotos que colocará no seu segundo carro, que correrá apenas nas 24 Horas de Le Mans. O mexicano Esteban Gutierrez, com passagem pela Formula 1, IndyCar e Formula E, é um dos pilotos, e estará acompanhado pelos franceses Nathanael Berthon e Franck Mailleux no carro numero 709.

Os três pilotos tem uma extensa passagem pela Endurance, quer na WEC, quer na IMSA. Gutierrez está na competição americana com um LMP2 da Algarve Pro Racing Team, enquanto Berthon andou durante muito tempo na Rebellon ao lado de Romain Dumas. Aliás, foi ele que recomendou o seu nome para a equipa. Já Mailleux andou no ouro carro da Glickenhaus nas Seis Horas de Spa-Francochamps no passado fim de semana, no lugar do australiano Ryan Briscoe, para se adaptar ao carro antes da "prova-rainha" da Endurance.    

Luca Ciancetti, diretor técnico da organização Podium Advanced Technologies, e que dirige a Glickenhaus, disse à Autosport britânica sobre a escolha desta tripla: “Estávamos procurando por pilotos rápidos e experientes e esse é o tipo de piloto que acabamos tendoIsso nos deixou com uma vaga para preencher e Esteban atendeu às nossas expectativas”, acrescentou Ciancetti.

As 24 Horas de Le Mans acontecerão no fim de semana de 11 e 12 de junho, e serão as comemorativas do centenário da primeira edição da competição. Nesta edição, um total de 16 carros estarão na categoria Hypercar.

Noticias: Andretti quer estender-se às categorias de promoção


Toda a gente sabe que a Andretti está a esforçar-se para entrar na Formula 1, expandindo fortemente da IndyCar para ser a segunda equipa americana, depois da Haas. Contudo, apesar da relutância do pelotão da Formula 1 em ter mais do que 10 equipas, Michael Andretti não desiste. Depois de um acordo com a Cadillac para uma parceria - provavelmente poderá até envolver a construção de motores a partir de 2027 - o filho de Mário Andretti quer expandir o seu projeto ainda mais longe, para as categorias de promoção do automobilismo.  

A ideia aparenta ser simples: seguir aquilo que a Red Bull fez com a sua jobem academia de pilotos. E claro, encher com americanos seria algo do qual traria interesse à sua equipa.

Numa entrevista à racer.com, divulgada nesta quinta-feira, Andretti explicou o seu plano:

“Nós abriríamos uma fábrica na Inglaterra, onde teríamos a oficina de engenharia para a equipa de Formula 1”, começou por afirmar Andretti. “Se o acordo for concretizado, quero fazer a Fórmula 3 e a Fórmula 2 também. Quero ter o controle de trazer nossos pilotos através do sistema, porque assim você saberá que tipo de equipamento eles têm e como estão sendo tratados”, continuou.

É difícil julgar os pilotos que estão subindo na classificação por lá”, acrescentou Andretti. “Porque se alguém tem um bolso mais fundo, recebe um tratamento melhor do que um que tenha mais talento, mas não é assim como fazemos as coisas nas nossas equipas. Então, esse é um objetivo que quero estabelecer lá.”, concluiu.

Resta saber quando é que existirá uma decisão neste ponto. Fala-se que será algures neste ano, para que se comece a ficar tudo pronto em 2025 ou 2026, mas neste momento há mais projetos de novas equipas que a FIA está a analisar e do qual o resto do pelotão não está muito disposta a acolher, numa acentuada tensão entre a FIA e a Formula 1. Mas os planos são, sem dúvida, muito ambiciosos, e a Formula 1 quer se estabelecer fortemente na América.

Youtube Formula 1 Vídeo: As (atribuladas) origens de Miami

Este fim de semana a Formula 1 faz a primeira das três visitas aos Estados Unidos - se formos ver o continente americano, no geral, serão seis - e Miami será o primeiro local onde os carros de Formula 1 rodarão por lá.

Contudo, o local tem tradição automobilística, mas chegar até aquele momento não foi fácil. Existiu projetos anteriores que não deram certo, e quando se deu luz verde para a corrida, existiram "lobbies" para evitar que a corrida se realizasse, alegando custos e o ruído. E o Josh Revell, que agora anda a fazer dois vídeos por semana - pelo menos - para alimentar o seu canal do Youtube, decidiu contar a história sobre o "como chegamos até aqui", do qual vale a pena ver.  

quinta-feira, 4 de maio de 2023

Formula E: Felix da Costa deseja triunfar de novo no Mónaco


Com a Formula E de volta à ação nas ruas do Mónaco, a Porsche é uma das favoritas à vitória. E claro, António Félix da Costa, que já foi feliz no Principado, com uma ultrapassagem ousada na última volta em 2021, quer repetir o feito. Especialmente numa altura em que está a fazer corridas fim de semana sim, fim de semana sim, por causa dos seus compromissos no Mundial de Endurance, pela Jota. 

"Aí vamos nós para o quarto fim-de-semana seguido de corridas. É isto que eu gosto e me faz acordar todos os dias, sinto-me forte, com energia e com toda a vontade de correr novamente no Mónaco, um circuito mítico, onde venci há dois anos e que me traz grandes memórias.", começou por afirmar o piloto de Cascais, no comunicado oficial. 

"Sabemos que o nível da Fórmula E está cada vez mais alto, com todas as equipas cada vez mais fortes no conhecimento e evolução do novo Gen3 da Fórmula E. No entanto na Porsche temos trabalhado muito para nos mantermos competitivos e para este fim-de-semana estou confiante que posso ter uma palavra a dizer na luta pelos lugares do pódio. Estamos a meio do campeonato, ainda muitas provas pela frente, mas é fundamental continuar a ser regular e marcar bons pontos!", concluiu.

O programa do fim-de-semana tem lugar inteiramente no Sábado, com duas sessões de treinos livres matinais, seguida da qualificação, pelas 09h40, com transmissão na Eleven 1. A corrida tem lugar da parte da tarde, com inicio às 14h00 e transmissão em directo no Eurosport 2 e também na Eleven 6.

Youtube Rally Video: Os vídeos de Tanak e Loubet para o rali de Portugal

Já se prepara para o rali de Portugal, e nos próximos dias colocarei os vídeos que puder encontrar sobre esses preparativos. Nesta quinta-feira, calha a vez dos pilotos da Ford, Ott Tanak e Pierre-Louis Loubet, que estão na região centro e preparar-se para a prova, que acontecera daqui pouco mais de uma semana.   

quarta-feira, 3 de maio de 2023

WRC: Ogier corre na Sardenha, Hyundai com três carros


Sebastien Ogier não participará no rali de Portugal, mas estará na Sardenha, em junho, a bordo do seu Toyota Yaris Rally1 oficial. Já a Hyundai anunciou que na ilha italiana alinhará com Thierry Neuville, Esapekka Lappi e Dani Sordo

A pouco mais de semana e meia do rali português, o rali sardo, que acontecerá entre os dias 1 e 4 de junho, já se sabe o alinhamento de duas das equipas oficiais do WRC. Se na Hyundai não existirá alterações em relação ao rali português, para a Toyota, Ogier acompanhará Kalle Rovanpera, Elfyn Evans e Katsuta Takamoto, embora os dois primeiros pontuem para este rali.

Só falta a Ford confirmar quem serão os seus pilotos, mas pelo menos estarão Ott Tanak e Pierre-Louis Loubet.  

Youtube Formula 1 Vídeo: Um perigo à espreita

As "salcichas" - nome popular das barreiras colocadas ao lado das pistas - colocadas para impedir os excessos dos pilotos, tornaram-se nos últimos anos uma verdadeira catapulta para os seus carros, caindo estrondosamente no chão e fraturando costelas e vertebras. Como esse perigo só tende a piorar, o Josh Revell fez este vídeo para apelar à Formula 1 para que os retire, antes que causem algo ainda mais grave. 

O ponto de vista dele tem alguma razão, mas acho que eles preferem reagir a agir. Infelizmente. 

Noticias: O tempo em Miami poderá ser tempestuoso


O final de semana de Miami poderá ser de tempestade. Segundo o boletim meteorológico previsto, haverá calor... mas muita chuva. E naquele local, há algumas semanas, uma chuva forte chegou ao ponto de inundação.    

Para sexta-feira, tudo normal: 29ºC de temperatura, menos de 10 por cento de chances de chuva. Mas será no sábado e domingo que as coisas podem complicar-se, porque aí, as chances aumentam. Por agora, é de 20 por cento, mas estamos ainda a meio da semana. Apesar de isto não ser suficiente para por todos em alerta, a chance de chuva repentina é bem grande naquele lugar.  

E não sei se tem a ver com a previsão do tempo - não creio - mas informações atualizadas da organização falam que há muitos lugares a preencher e por causa disso, os bilhetes estão a ser vendidos com 40 por cento de desconto... 

terça-feira, 2 de maio de 2023

As imagens do dia




A França - dizendo melhor, as marcas francesas - adoram desafios. E na América, para além de lugares como Daytona, Indianápolis e Sebring, temos Pikes Peak, a estrada de montanha no Colorado que, desde 1916, traz os melhores carros existentes. 

A Alpine-Renault decidiu que este ano iria preparar um A110, que deu o nome de Pikes Peak, e será guiado por Raphaël Astier, que irá testar o carro na sua configuração final pela primeira vez na próxima semana, primeiro em Drome, e depois em Val Thorens. O francês Astier, que já participou quatro vezes na prova, voará depois com a equipa para Colorado Springs, onde trabalhará nos últimos preparativos para o dia 25 de junho de 2023, dia da subida.

O objetivo? Fazer o Time Attack 1 em menos de oito minutos. Romain Dumas, quem não sabe, completou o percurso num Volkswagen I.D. R totalmente elétrico, com um tempo de 7.57,14 em 2018. Quanto ao Alpine... sejamos honestos, eu sempre gostei deste modelo. 

Youtube Formula 1 Video: As comunicações de rádio de Baku

 Mais uma corrida, mais uma seleção das melhores comunicações do fim de semana de Baku. 

segunda-feira, 1 de maio de 2023

A(s) image(ns) do dia




Quando aconteceu, ninguém esperaria que o dia 1 de maio em Imola iria ficar marcado na infâmia, mas em 1988, Ayrton Senna iria entrar na sua história pessoal, quando pegou no seu McLaren e conquistou a sua primeira das 35 vitórias pela McLaren, e claro, a sua primeira com o MP4/4.

Ao contrário que muitos possam pensar, esse triunfo até foi  sem grande história, embora ambos os pilotos cruzaram a meta com mais de 2,3 segundos de diferença. Mas o mais impressionante é que deram à concorrência... uma volta. Eles tinham uma volta de avanço sobre o terceiro classificado, o Lotus de Nelson Piquet, que tinha partido de terceiro na grelha. E nem falamos das diferenças que deixaram na qualificação, onde tinham cerca de três segundos de diferença para o melhor do resto. 

Essencialmente, se alguém tivesse dúvidas sobre o que seria aquele carro e aquela temporada, parece que quase todos focaram esclarecidos: não iriam ter qualquer chance. A não ser que aqueles carros quebrassem. Porque tudo indicava que aquela luta pelo título estava destinada à McLaren e aos seus pilotos, no último ano dos Turbo. 

Curiosamente, no final da corrida, ambos os carro pararam logo depois da meta, mas ninguém tinha ilusões: aqueles carros eram inalcançáveis. E iriam mostrar isso ao longo daquela temporada, a começar na corrida a seguir, nas ruas do Mónaco, dali a duas semanas. 

Youtube Endurance Vídeo: Os melhores momentos das Seis Horas de Spa-Francochamps

A Endurance teve no fim de semana que passou a sua última grande corrida antes da edição centenária das 24 horas de Le Mans. Em Spa-Francochamps, a Toyota triunfou novamente, mas houve grandes momentos de uma corrida que, de aborrecida, não foi, em muitos aspetos. 

Ate tivemos um acidente no Radillon... 

Mas de resto, cumpridas as três primeiras corridas do campeonato, se a Toyota ganha tudo, a Ferrari mostra que está no bom caminho. 

domingo, 30 de abril de 2023

A imagem do dia


Kris Meeke
confessou que não queria pegar no carro nesta altura, mas depois pensou no seu amigo Craig Breen, logo, aceitou o convite de correr pela Hyundai Portugal a partir do rali Terras D'Aboboreira. Com quatro ralis feitos desde 2019, quando acabou o seu contrato com a Toyota, regressou para cumprir uma missão: a de honrar o seu companheiro irlandês, caído duas semanas antes, quando preparava o rali da Croácia, e depois, de ar uma vitória à Hyundai Portugal, a equipa onde Breen corria enquanto não era chamado pela principal para andar no terceiro carro da marca, partilhado com o espanhol Dani Sordo

Foi um bom rali e saio daqui satisfeito e com boas sensações. Todos sabem o motivo da minha presença neste evento. Sinto-me satisfeito, pois procurei andar sempre depressa e a vitória na Power Stage foi uma boa forma de terminar a prova”, declarou o vencedor.

"As duas últimas semanas tem sido duras para todos, na comunidade automobilística. Inicialmente, queria recusar [o convite], porque era cedo demais, mas... não tinha feito um rali em três anos e meio, mas adorei as especiais, adoro este país, tudo... o carro precisa de algum trabalho, mas corri sem problemas, portanto... agora estou orgulhoso por este resultado, tendo em conta o significado que tem.", disse mais tarde. 

O resultado é verdade: é secundário, mas o facto de conseguir bater pilotos que costumam ir ao Rally2 no Munidial WRC, e estavam a preparar-se para o rali de Portugal, fica-se a pensar no que fará, caso participe no Mundial pela Hyundai Portugal, porque é provável que possa tentar a sua sorte, e quem sabe, algo mais na estrutura da marca internacional. 

Mas isso ainda é cedo para se pensar. Até prova em contrário, será Sordo que ficará com o carro até ao final da temporada. Contudo, a vitória de Meeke é uma bela homenagem à memória do irlandês e o agarrar de um testemunho, o continuar de uma missão de Breen tinha aceite no inicio do ano. 

Formula 1 2023 - Ronda 4, Baku (Corrida)


Bom, quatro corridas e os pilotos da Red Bull partilham as vitórias ente si. É a Formula 1 desta temporada. Mas começar pelo fim desta corrida não quer dizer necessariamente que esta foi uma corrida aborrecida. OK... até foi, mas existiram coisas dos quais se pode afirmar que tebe coisas do qual bale a pena falar. Nem que seja, por exemplo, que trocaram os lugares de Charles Leclerc e Max Verstappen no pódio, e poucos minutos antes, Esteban Ocon entrou nas boxes... na última volta, quando naquele momento, estavam a fechar o acesso ao local!  Seria cómico, se não fosse trágico. 

Mas depois de um fim de semana cheio de corridas - a qualificação na sexta-feira, um "Sprint Shootout" no sábado de manhã (que raio é isto?) e a Sprint Race, onde Sergio Pérez conseguiu beneficiar do toque que Max teve com George Russell e o relegou para o terceiro posto, passado pelo "poleman", Charles Leclerc.


A largada não foi muito emocionante. Antes, sabia-se que quase todos estavam de médios, excepto Ocon e Hulkenberg, que estavam de duros. Leclerc ficou com o comando, mas os Red Bull ficaram logo atrás, espreitando pela melhor oportunidade para o ultrapassar, que, sabendo das longas retas, o iriam passar. Alonso, atrás, tentou passar Hamilton, mas este conseguiu defender-se. 

A ultrapassagem aconteceu no inicio da quarta volta, quando Max atacou o piloto da Ferrari na travagem do final da reta da meta. Duas voltas depois, a mesma coisa acontecia a Sergio Pérez, quando apanhou Leclerc e ficou com o segundo posto.  Depois disto... um pouco o deserto, não é?
  
Claro, as primeiras trocas aconteceram na volta 10, quando Lewis Hamilton foi às boxes trocar para duros, deixando o quinto posto para Fernando Alonso, enquanto Lando Norris seguiu-o, também para colocar duros. Quase ao mesmo tempo, Nyck de Vries despistou-se e colocou-se numa posição perigosa, obrigando a entrada do Safety Car... que foi aproveitado pelo outro neerlandês para ir às boxes e trocar de pneus.  Com o carro de segurança na pista, Checo e Leclerc foram também às boxes para trocar para duros - ou seja, tentar ir até ao fim com o mesmo jogo de pneus - e com isso, o mexicano aproveitou bem e ficou com o comado da corrida. 

No recomeço - volta 13 - Pérez defendeu-se de Leclerc na travagem para a primeira curva e manteve o comando. O monegasco tentou aguentar o ataque do neerlandês, mas lado a lado, ele foi melhor na travagem e ficou com o segundo lugar. Um pouco atrás, dois espanhóis lutavam pelo quarto lugar, e o mais velho, e correndo num carro verde, levou a melhor sobre aquele outro que corre num vermelho. Sainz Jr. tentou responder, mas Alonso conseguiu afastar-se o mais possível do seu compatriota. 
 
Na volta seguinte, outra ultrapassagem, com Hamilton a levar a melhor sobre George Russell. Depois, foi atrás de Lance Stroll que, com um toque no muro e outros erros menores, ficou à mercê de Hamilton, que na volta 21, apanhou-o e ficou com o sexto lugar. 

E a partir daqui, o divertimento desapareceu. Tirando toques aqui e ali, nada de especial. O adormecimento tomou conta da corrida e começou-se a contar as voltas até à meta. E o último grande susto foi a tal entrada do Ocon nas boxes quando se começava a arrumar o estaminé para as comemorações do pódio, algo do qual foi... estranho, mas poderia ter sido pior. foi se calhar nessa altura que muitos acordaram dos seus sofás e aplaudiram, aliviados, que a corrida tinha chegado ao final.    
 

E passou-se mais uma corrida. Agora... há os dois primeiros perto um do outro. Desta vez, Alonso não foi ao pódio, mas não andou longe - foi quarto - o que mostra o equilíbrio daquele carro em termos de chassis. Agora toca a arrumar tudo, porque semana que vêm é em Miami, que é (quase) no outro lado do mundo. Quase!