Mostrar mensagens com a etiqueta Formiga. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Formiga. Mostrar todas as mensagens

domingo, 25 de outubro de 2009

Formula Renault: Felix da Costa vence, mas Costa é o campeão

António Felix da Costa conseguiu o que queria: vencer a corrida de hoje em Alcainz, mas o terceiro lugar de Albert Costa foi mais do que suficiente para vencer o título de campeão europeu da Formula Renault 2.0 de 2009. Para Félix da Costa, ficou a sensação do dever cumprido: "Fiz tudo o que tinha a fazer este fim-de-semana. Obrigado à minha equipa, à minha família, e a todos os que me apoiaram. Infelizmente não chegou para o título europeu de fórmula Renault...", referiu desolado.

À partida para a corrida de hoje, Albert Costa tinha quatro pontos de avanço para Jean-Éric Vergne e treze para o "Formiga", que depois da desqualificação de Nurburgring do piloto português, precisava apenas dez pontos para ser campeão.

Detendo a pole-position, António Félix da Costa liderou desde a largada, na frente de Jean-Éric Vergne, que passou inicialmente Albert Costa. Pouco depois, o piloto espanhol reocupou o segundo posto pouco depois, apesar de ser apertado por Kevin Magnussen. Ambos trocaram várias vezes de posição na luta pelo terceiro posto. No final a vitória foi para o 'Formiga', na frente do inglês Dean Smith, mas quando Albert Costa chegou ao o terceiro lugar, o espanhol tinha os pontos que precisava para ser campeão.
O campeonato de 2009 termina aqui, mas estes pilotos estarão no ano que vêm numa competição superior, quer seja o World Series by Renault ou a GP2. Só Felix da Costa terá um teste com a equipa Ocean de GP2 dentro de algumas semanas, como prova de que Tiago Monteiro está atento às suas performances...

domingo, 4 de outubro de 2009

Formula Renault: Felix da Costa termina época com "chave de ouro"

Depois da vitória conquistada na corrida de ontem, António Félix da Costa conseguiu esta manhã mais um pódio, como um culminar em beleza a sua temporada na Formula Renault 2.0 NEC (North European Competition), onde alcançou o seu primeiro título internacional em monolugares.


Arrancando hoje para a segunda corrida do fim-de-semana belga da oitava posição da grelha, devido ao sistema de inversão para os oito primeiros classificados. Realizando mais uma vez um espectacular arranque, evoluiu de imediato para o terceiro posto, para metros depois assumir a segunda posição, numa corrida vencida por outro dinamarquês, Marco Sorensen. “A partir daí tentei atacar o primeiro lugar, mas como estava a chover e o setup do carro não estava tão bom como o de ontem não foi possível alcançar a vitória. De qualquer forma, julgo que foi uma excelente forma de me despedir do Campeonato que tantas alegrias me trouxe. Dedico naturalmente este título aos meus patrocinadores que espero que me venham a acompanhar no projecto de 2010 onde naturalmente irei trabalhar com budgets mais elevados”, concluiu o piloto português de 18 anos.


Foi uma temporada de sonho para Felix da Costa: com nove vitórias e dois segundos lugares nas 14 corridas que disputou, sagrou-se Campeão Norte Europeu de Fórmula Renault 2.0 com 83 pontos de vantagem para o segundo classificado, o dinamarquês Kevin Magnussen, filho de Jan Magnussen, ex-piloto dinamarquês de Formula 1. Agora, todas as atenções estarão voltadas para a derradeira jornada do Europeu, que se disputa a 24 e 25 de Outubro em Alcaniz, Espanha. Um campeonato onde é o actual terceiro classificado, mas a sua equipa, a Motorpark Academy, ainda tem pendente o apelo relacionado com a desclassificação dele e de Kevin Magnussen na ronda anterior, em Nurburgring.

domingo, 20 de setembro de 2009

Felix da Costa: O título é dele!

Esta tarde, António Felix da Costa conseguiu vencer o título da Formula Renault 2.0 NEC, ao ser sexto e primeiro classificado classificado nas corridas no circuito alemão de Nurburgring. No final do seu segundo ano de monolugares, o piloto de 18 anos de idade, e irmão mais novo de Duarte Felix da Costa, actual piloto do PTCC, conquistou o seu primeiro título internacional.


A história deste Domingo de corridas começa com a decisão da sua equipa de fazer arrancar o seu pupilo das boxes, devido à proximidade do horário entre a primeira corrida do NEC e a segunda corrida do Europeu, de forma a evitar a habitual confusão na primeira curva de Nurburgring: "Iria partir do terceiro lugar da grelha, onde normalmente existe alguma confusão no arranque, pelo que a equipa optou por essa decisão", começou por contar o piloto português que depois de deixar passar os 18 pilotos, arrancou do pit-lane e foi ganhando posições até chegar num excelente sexto lugar final, posição que lhe permitiu "gerir da melhor forma a segunda corrida e a classificação do campeonato", face a inversão da grelha para a segunda corrida.


Arrancando do terceiro posto, António Félix da Costa não deu hipóteses aos seus adversários e logo na segunda volta era o lider, ganhando a corrida com cerca de 10 segundos de vantagem para o segundo classificado, o britânico Adrian Quaife-Hobbs. Este resultado permitiu ao jovem piloto português, considerado por muitos como um dos mais promissores pilotos da actualidade, arrecadar o tão desejado Título de Campeão Norte Europeu de Fórmula Renault 2.0.


"Foi um fim-de-semana muito desgastante, onde disputei duas corridas do Europeu e duas do Norte Europeu de Fórmula Renault 2.0. Contudo, julgo que a conquista deste Título, a uma jornada do final do campeonato, foi uma excelente recompensa por todo o trabalho e empenho que a equipa tem dedicado desde o início da temporada. Fiquei muito satisfeito e ainda mais motivado para continuar a lutar pelo Título Europeu. Gostaria de agradecer e dedicar este Título a todos aqueles que me acompanharam ao longo desta época, entre Patrocinadores, a minha equipa, amigos e o meu pai", referiu.

Entretanto, no campeonato europeu, Felix da Costa foi segundo classificado, num fim de semana polémico, devido à desclassificação de ontem uma alegada irregularidade encontrada no sistema de travagem do seu carro, mas no qual a equipa Motorpark Academy decidiu recorrer ao Tribunal de Apelo. Sendo assim, a classificação das duas corridas de Nurburgring e pontuáveis para o Europeu estão neste momento suspensas.


"A decisão do apelo da Motopark sobre estas duas corridas será conhecida nas próximas semanas. Tanto eu como a minha equipa estamos confiantes que a decisão será a nosso favor, recuperando os 27 pontos que aqui estão em jogo. Para já quero saborear este título, para depois me poder concentrar na última prova do Europeu a disputar em Alcaniz", concluiu Felix da Costa.


A ronda final do Campeonato Europeu acontecerá a 24 e 25 de Outubro, no circuito espanhol de Alcainz, enquanto que a última jornada do campeonato NEC será duas semanas antes, a 3 e 4 de Outubro, no circuito belga de Spa-Francochamps.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Formula Renault - As aspirações de Felix da Costa

O fim de semana da Formula Renault 2.0 é cheio no circuito alemão de Nurburgring. Dois campeonatos competem no mesmo fim de semana, o Europeu e o North European Competition (NEC). Para o piloto português Antonio Felix da Costa, conhecido no meio como o Formiga, pode ser um fim de semana marcante na sua carreira, dado que se encontra no comando de ambos os campeonatos, e no caso do competição NEC, poderá até ser coroado campeão já amanhã, caso venca uma das corridas.


"Um título [na NEC] que me deixaria ainda mais motivado para lutar pelo título europeu, onde grande parte dos meus adversários estão presentes. Até agora, as corridas têm sido extremamente disputadas, mas tenho conseguido me destacar da concorrência, com bons resultados e com a hipótese de me sagrar campeão quando ainda faltam disputar duas corridas", referiu Félix da Costa.


"Será um fim-de-semana totalmente preenchido, onde terei que disputar as qualificações e corridas para ambos os campeonatos. Estarei mais tempo em pista do que qualquer vez estive e a pressão será muito grande. De qualquer forma, Nurburgring é o circuito da minha equipa [Motorpark Academy], pelo que, desta vez, temos finalmente algo a nosso favor. Apesar do grande objectivo desta temporada ser a vitória do Campeonato Europeu, o Norte Europeu não fica muito atrás, uma vez que os meus principais adversários estão presentes em ambos", prosseguiu o piloto português que dispõe agora de 74 pontos de vantagem para o segundo classificado, o piloto dinamarquês Kevin Magnussen, filho do ex-piloto de Fórmula 1, Jan Magnussen.


Em relação ao Campeonato Europeu, Felix da Costa é também o lider, mas aqui ele luta pelo título com mais dois pilotos, o espanhol Albert Costa e o francês Jean-Eric Vergne. O piloto português espera que aqui, ele possa alargar a sua liderança e partir mais confiante rumo ao título europeu.


"Como já tive oportunidade de referir, o Campeonato Europeu é o meu grande objectivo desta temporada. Em todas as corridas há imensas pessoas influentes que estão a observar a prestação dos pilotos e, se quiser concretizar o meu sonho de fazer parte do restrito leque de pilotos que chegam à Fórmula Um, preciso me fazer notar e nada melhor que obter aqui uma vitória. Vencer este fim-de-semana em Nurburgring seria um importante passo para o meu futuro, pelo que tudo farei para conseguir uma boa prestação no traçado alemão", concluiu.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Formula Renault: Felix da Costa espera resolver o campeonato em Most

A Formula Renault, campeonato NEC (North European Competition) visita este fim de semana o circuito checo de Most, que é uma estreia neste tipo de competições. Para o português Antonio Felix da Costa, o actual lider do campeonato, com seis vitórias em dez possiveis, vencer neste fim de semana seria um passo decisivo para a conquista deste campeonato, pois faltam ainda duas jornadas duplas, em Nurburgring e Spa-Francochamps, e o piloto português lidera com 61 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o finlandês Daniel Aho.

As últimas provas têm corrido muito bem, estou muito motivado e sinto que tenho vindo a evoluir e melhorado principalmente nas sessões de qualificação tendo conquistado a Pole nas duas ultimas provas e voltar a vencer este fim-de-semana seria um importante passo para a conquista do meu primeiro título internacional”, referiu Félix da Costa, que comemora o seu 18º aniversário na próxima segunda-feira, 31 de Agosto: “Festejar com uma dupla vitória seria fantástico“.


A jornada deste fim-de-semana contará com uma lista impressionante de inscritos, pois nada mais que... 26 pilotos estarão presentes na grelha de partida em Most. A primeira corrida disputa-se às 16h20m de Sábado, enquanto que a segunda corrida terá lugar no Domingo, às 14h40m.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A capa do Autosport desta semana

Eu quero acreditar que esta capa não foi feita porque é Agosto, o mês das férias por excelência. Quero acoreditar que foi pelo facto de ele ter feito um fim de semana de sonho, com uma dupla vitória, pole-position e duas voltas mais rápidas. Mas ver um português nesta capa é excelente! E o título que usam é ainda melhor: "Este miudo é imparável!" Ufa, não chamaram de "puto" ao António Felix da Costa...


Para além do assunto de capa, existe também um assunto de Formula 1, como sempre. Trata-se de uma entrevista a Pat Symmonds, que fala sobre as estratégias da Renault nas corridas de Formula 1. Será que vão falar da "cagada" do Hungaroring?


Para finalizar, tem duas pequenas noticias que devem ser interessantes: a descoberta de um elemento português na Brawn GP, e um "Venha aprender a derrapar", como forma de introduzir à técnica do Drift em Portugal...

domingo, 9 de agosto de 2009

Formula Renault: Felix da Costa repete a dose em Assen

Apesar de partir da oitava posição da grelha devido ao facto desta ser invertida, António Felix da Costa, também conhecido pelo apelido de "Formiga", fez uma corrida de ataque e conseguiu vencer a segunda corrida do fim de semana no circuito holandês de Assen, e é cada vez mais o principal favorito à vitória nesta competição NEC (North European Championship). E como ontem, tembém conseguiu a volta mais rápida, demonstrando cada vez mais que é um homem a abater.

Na partida, Felix da Costa conseguiu ultrapassar quatro adversários e passou as voltas seguintes atrás do seu colega da Motorpark Academy, o brasileiro Luis Derani, à espera que este passasse o holandês Daniel de Jong. Quando Derani cometeu um erro, Félix da Costa atacou o holandês até passar para a frente, de onde não saiu mais. A acompanhá-lo no pódio foram Derani e o dinamarquês Kevin Magnussen.


Sabia que tinha um carro muito bem preparado e que tinha hipóteses de lutar pela vitória. Ainda andei algum tempo no quarto posto a tentar gerir o andamento dos meus adversários, mas a partir do meio da corrida decidi atacar e, sem arriscar em demasia, fui ultrapassando os meus adversários até chegar ao comando. A partir daí foi uma questão de manter a concentração e acabei por vencer com quase 4 segundos de vantagem para o segundo classificado, o meu amigo brasileiro Luis Derani”, contou no final da corrida o piloto português da Motorpark Academy.


Quanto ao facto de este fim de semana ter sido arrasador, vencendo as duas corridas do fim de semana holandês, manifestou o seu contentamento: “Foi um resultado bastante positivo que me permitiu ampliar a liderança do Campeonato quando apenas faltam três provas para o final da temporada. Estou muito satisfeito porque foram duas vitórias muito importantes, principalmente porque aqui em Assen estavam presentes pessoas muito influentes no automobilismo internacional e isso é importante para o meu futuro”, concluiu.


O piloto português lidera agora confortavelmente o campeonato Norte-Europeu, dispondo de uma vantagem de sessenta e um pontos face a Daniel Aho, o segundo classificado. A próxima prova do campeonato será a 29 e 30 deste mês, no circuito checo de Most.

sábado, 8 de agosto de 2009

Noticias: Felix da Costa vence primeira corrida em Assen

O piloto português António Felix da Costa está definitivamente a caminho de um título na Formula Renault. Pelo menos na North European Competition. Na jornada dupla deste fim de semana, no circuito holandês de Assen, o piloto português da Motorpark Academy conseguiu não só a pole-position, como também a vitória na corrida desta tarde, no mítico circuito holandês.



Aliás, nesta corrida foi "barba, cabelo e unhas", pois não só conseguiu vencer, partido da "pole-position", como também conseguiu fazer a volta mais rápida da corrida, com um tempo cerca de meio segundo mais veloz do que o do segundo melhor e batendo mesmo... o seu tempo da qualificação. No pódio, Felix da Costa foi acompanhado por dois dinamarqueses: Marco Sorensen e Kevin Magnussen, o filho de Jan Magnussen, que passou na Formula 1 nos anos 90. Curiosamente, os três são da mesma equipa...



"De facto, arranquei muito bem e consegui ganhar preciosos metros para o segundo classificado. A partir dai continuei sempre a ganhar terreno, chegando a ter mais de 9 segundos de vantagem para o meu mais imediato perseguidor. Foi uma corrida sem grande história, mas que me permitiu ampliar a liderança do Campeonato Norte Europeu e me deixou ainda mais confiante para a segunda corrida deste fim-de-semana", comentou o piloto português.


"Aproveitei esta corrida como teste para o Europeu de Fórmula Renault, o meu principal objectivo desta temporada. Na parte final da corrida, tendo em conta o avanço que dispunha, tentei realizar algumas voltas rápidas para ver como o carro se comportava com os pneus usados e acabei por conseguir bater o tempo da qualificação, pelo que estou bastante satisfeito com o trabalho desenvolvido pela equipa que tem evoluído bastante de corrida para a corrida. Gostava de aproveitar para agradecer todo o trabalho efectuado até agora e que me tem permitido dominar ambos os campeonatos que participo, o Europeu de Fórmula Renault e Norte Europeu", concluiu.


Com este resultado, o piloto da Motopark Academy reforçou a sua liderança no campeonato, e é cada vez mais o favorito à vitória final. Amanhã disputa-se a segunda corrida desta jornada holandesa do NEC, com o piloto português a partir da oitava posição tendo em conta que a grelha é invertida.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Formula Renault: Felix da Costa espera resultado positivo em Assen

Depois de um interregno de um mês, o piloto português Antonio Felix da Costa volta à acção na Formula Renault 2.0, mais especificamente no North European Competition. O piloto da Motorpark Academy é o actual lider dos dois campeonatos em que participa, este e o Europeu. E este fim de semana corre no circuito holandês de Assen, para o campeonato NEC, onde está confiante num bom resultado.

"A equipa tem realizado um trabalho incrível, proporcionando-me um carro muito competitivo com o qual tenho conseguido excelentes resultados. O meu objectivo é conquistar a vitória do Campeonato Norte Europeu de Fórmula Renault 2.0 e tudo farei para o conseguir. Espero conseguir aumentar a minha vantagem em Assen, de forma a poder controlar as próximas corridas do NEC. Esta jornada é também muito importante para manter o ritmo competitivo a fim de estar em forma para as duas ultimas provas do Eurocup", referiu António Félix da Costa em http://www.felixdacosta.net/ .


Félix da Costa lidera o Campeonato Europeu de Fórmula Renault 2.0 com um total de 159 pontos, mais 31 que o seu mais directo adversário, o piloto finlandês Daniel Aho. Amanhã e Domingo acontecerão as duas corridas do fim de semana.

domingo, 19 de julho de 2009

Formula Renault: Felix da Costa repete pódio em Le Mans

António Felix da Costa, mais conhecido pelo apelido de "Formiga", conquistou esta manhã o segundo lugar na segunda corrida da formula Renault 2.0 Eurocup, realizada no Circuito Bugatti, em Le Mans, conseguindo bater o seu maior rival, o espanhol Albert Costa e ampliar a sua vantagem para sete pontos, isto numa altura em que faltam apenas duas jornadas duplas para terminar o campeonato.
Partindo da quarta posição da grelha, o piloto português de 17 anos fez um excelente arranque, ganhando uma posição e ficando atrás de Costa. Nas voltas seguintes, andou a pressionar o piloto espanhol, numa toada de ataque, esperando ultrapassá-lo. contudo, na quarta volta, o espanhol comete um erro e acaba fora de pista, deixando Felix da Costa sozinho na segunda posição. A aprtir daí, o piloto português da Motorpark Academy tentou alcançar o lider, o francês Jean Eric Vergne, mas este já tinha aberto uma vantagem inalcançavel, tornando-se no vencedor da corrida. Felix da Costa foi segundo e o dinamarquês Kevin Magnussen, de 16 anos (e filho de Jan Magnussen), foi o terceiro. O piloto português conseguiu ainda a volta mais rápida da corrida.



No final, Felix da Costa estava satisfeito com o resultado: "Tinha o quarto lugar da grelha, os meus principais adversários do Europeu arrancavam à minha frente e sabia que teria de forçar o andamento de forma a tentar ficar à frente deles. Era muito importante dar o máximo na corrida de hoje", começou por referir.

"Comecei a pressionar o Albert Costa que ao tentar defender-se, cometeu um erro na quarta volta e acabou fora da corrida. Depois persegui o Vergne e decidi forçar ainda mais o andamento, mas infelizmente, ele já dispunha de alguma vantagem e foi impossível alcançá-lo", prosseguiu.

"Cheguei a Le Mans com quatro pontos de vantagem para o segundo classificado e agora disponho de sete pontos sobre o segundo classificado e 14 sobre o terceiro. Em conjunto com a minha equipa Motopark e principalmente com o meu engenheiro Dennis Lawyer, voltámos a realizar um excelente trabalho, que me proporcionou um carro extremamente competitivo. Contudo, o nosso 'ponto fraco' continua a ser a qualificação e os dois quartos lugares da grelha condicionaram um pouco a classificação final. Tenho consciência dessa situação e tenho que evoluir nesse ponto", finalizou o piloto.


A próxima jornada dupla da Formula Renault Eurocup 2.0 será disputada no traçado alemão de Nurburgring, a 19 e 20 de Setembro.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

As ambições de Antonio Felix da Costa

Duas semanas depois de Silverstone, a European Formula Renault 2.0 prossegue este fim de semana no circuito Bugatti, em Le Mans, a o actual lider desse campeonato, Antonio Felix da Costa, pretende ampliar a liderança que tem sobre os seus mais directos adversários, nomeadamente o espanhol Albert Costa, numa altura em que já faltam seis corridas para o final de um campeonato onde o piloto português é lider:

"A equipa tem progredido muito nas últimas provas, melhorámos muito em termos do set-up do carro. Alcançámos três vitórias nas últimas quatro corridas o que me faz encarar esta prova com ainda mais confiança e muito moralizado. Quero vencer para me distanciar dos meus adversários, principalmente do Albert Costa. Para isso, na qualificação nada pode falhar e partir da 'pole-position' seria um passo importante para atingir este objectivo." declarou.


"Se dissesse que não tenho a ambição de me sagrar Campeão Europeu estaria a mentir, no entanto ainda faltam 6 corridas e muita coisa pode acontecer, pelo que tenho que continuar a pensar prova a prova, dar o meu melhor e somar o maior número de pontos possível cada vez que me sento no carro", concluiu o piloto português que corre pelos alemães da Motorpark Academy.


O programa da Formula Renault 2.0 começa esta sexta-feira com os treinos livres, seguido depois pela qualificação, na manhã de Sábado, e a corrida à tarde. No Domingo de manhã acontecerá a segunda corrida da categoria.

domingo, 5 de julho de 2009

Formula Renault: Felix da Costa desiste, mas é ainda mais lider

O fim de semana do piloto português Antonio Felix da Costa pode ser dito que foi misto, no sentido de que se ontem venceu com autoridade a primeira corrida desse fim de semana inglês, no circuito de Silverstone, esta manhã foi obrigado a desistir depois de ter sido colidido por... Albert Costa, o seu maior rival no campeonato europeu. A vitória nesta corrida acabou por sorrir ao piloto francês Jean Eric Verge, tendo sido acompanhado no pódio pelo checo Adam Kout e pelo inglês Adrian Quaife-Hobbs.


Apesar da contrariedade de hoje, Félix da Costa sai de Silverstone com o sentimento de dever cumprido, depois de ter ganho ontem num circuito que nunca tinha guiado antes: "Vencer em Silverstone não é uma vitória qualquer. O misticismo do circuito, o muito público presente e o grande número de pessoas importantes e influentes no mundo do desporto motorizado tornam esta vitória impar. O meu objectivo era manter a liderança do Europeu de Fórmula Renault 2.0, pelo que o facto de ter conseguido reforçar essa liderança, passando de um para quatro pontos de vantagem, me deixa ainda mais satisfeito e motivado para a segunda metade do Campeonato. O trabalho da equipa continua a ser fantástico, proporcionando-me uma máquina extremamente competitiva e que me tem permitido estar sempre em luta pelos lugares cimeiros. Sinto que estou bem integrado na equipa e que tenho todas as condições de já em Le Mans, nos dias 18 e 19 de Julho, onde disputarei a próxima prova do Europeu, melhorar o único ponto fraco que tenho sentido esta temporada e que tem sido os tempos na qualificação e na super-pole", comentou.


Em relação ao campeonato, António Félix da Costa lidera a classificação geral, com 75 pontos, seguido do espanhol Albert Costa, com 71, ambos já muito distantes do francês Jean Eric Verge, que com 58 pontos, ocupa a terceira posição da geral. A próxima jornada dupla acontecerá a 18 e 19 de Julho, no circuito francês de Le Mans.

sábado, 4 de julho de 2009

Noticias: António Felix da Costa domina em Silverstone

O português António Felix da Costa venceu esta tarde a primeira corrida da Formula Renault 2.0, que decorre este fim de semana no circuito inglês de Silverstone, batendo o espanhol Albert Costa e consolidando assim a sua liderança no campeonato.


Numa traçado onde... nunca tinha pilotado antes, Felix da Costa tinha dominado os treinos livres de ontem e partia da terceira poisção na corrida de hoje, tendo dominado a seu bel-prazer, sempre com o espanhol Costa atrás de si. "Foi uma grande corrida e uma vitória fantástica. Provavelmente uma das mais importantes da minha carreira", referiu. "Silverstone é um traçado muito exigente e técnico. Ter chegado aqui, sem nunca antes ter rodado no circuito e conseguir vencer frente a um pelotão de pilotos que já conheciam a pista, tem um gosto especial e me deixou bastante emocionado, principalmente quando subi ao pódio e ouvi o hino português a ser tocado", concluiu.

"Arranquei bem, comecei a pressionar o segundo classificado, mas como estava por fora para a primeira curva, tive que desacelerar e permaneci na minha posição inicial. À quinta volta consegui passar para segundo e, apesar do líder já dispor de cerca de 4 segundos de vantagem, decidi continuar a forçar o andamento. Quando faltavam três voltas para o final, numa ultrapassagem linda, mas algo arriscada, consegui passar para o comando e acabei por cortar a linha da meta com praticamente um segundo de vantagem sobre o segundo classificado da corrida e do europeu, Albert Costa", contou o piloto português.

A vitória de hoje permitiu a Félix da Costa aumentar a sua vantagem na liderança do Campeonato, dispondo agora de 74 pontos, mais 5 que o espanhol Albert Costa, cada vez mais o seu maior rival nesta competição, e mais 27 que o terceiro classificado, o espanhol Miki Monras. Para amanhã, prevê-se uma corrida bastante mais difícil, pois irá partir da quinta posição da grelha.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Felix da Costa confiante para Silverstone

Este fim de semana temos, entre outras realizações, a jornada dupla da Formula Renault 2.0 Eurocup, no circuito inglês de Silverstone. E nesta competição, tal como acontece na North European Competition, António Felix da Costa, mais conhecido como o "Formiga", é o lider do campeonato e aspira a manter essa liderança, apesar de confessar que nunca correu no mítico circuito inglês.


Apesar deste "handicap", o optimismo do piloto português é bem evidente nas suas palavras: “Estou na frente do Campeonato e para conquistar o título há que atacar sempre e continuar ao mais alto nível. Tanto eu como a equipa sabemos que temos um bom carro, estamos muito motivados para continuar a lutar pelos lugares da frente, e porque não dize-lo, gostava de vencer aqui em Silverstone”, referiu a jovem promessa internacional.



Consciente das dificuldades que irá encontrar no exigente traçado de Silverstone, e também no elevado nível de pilotos que disputam o Eurocup de Formula Renault 2.0, o piloto comenta: “Temos de gerir bem o tempo disponível e aproveitar ao máximo as sessões de treinos livres, para na qualificação o carro estar bem ajustado ao circuito. O Eurocup está cada vez mais competitivo e com o decorrer do Campeonato começam-se a definir os candidatos ao título, pelo que tudo tem de correr bem, desde a qualificação às largadas nas duas corridas, e em cada volta manter a máxima concentração. Amealhar pontos e gerir a corrida dos meus directos adversários é vital para sair de Silverstone mais líder”, referiu.


As duas sessões de treinos livres terão lugar durante a tarde de sexta-feira, com a duração de 40 minutos cada. Sábado, pelas 10:00 da manhã, terá lugar a sessão de qualificação, e a primeira corrida do fim-de-semana ocorrerá pelas 16:30. Já no Domingo, pelas 11:55, terá lugar a segunda corrida do Eurocup de Formula Renault 2.0, que estará integrado no programa da World Series by Renault.

domingo, 21 de junho de 2009

Formula Renault: Felix da Costa imparável em Oberschleben

Depois de ontem, António Felix da Costa ter ganho a primeira corrida da formula Renault 2.0 North European Competitiion (NEC), hoje, mesmo partindo do oitavo lugar, o piloto português da Motorpark Academy repete a gracinha e vence de novo, consolidando a sua liderança neste campeonato.

Partindo da oitava posição, devido à inversão da grelha para os oito primeiros classificados da corrida de ontem, Felix da Costa fez um arranque surpreendente, que lhe permitiu chegar à primeira curva... no segundo posto. Momentos depois, ainda durante a primeira volta, ataca a liderança e consegue alcançá-la, para não mais a largar. Nas voltas seguintes, o piloto foi ganhando terreno aos seus mais directos adversários, tendo cortado a meta com oito segundos de vantagem sobre o segundo classificado e seu colega de equipa, o dinamarquês Marco Sorensen.


"Foi um fim-de-semana perfeito", referiu António Félix da Costa que dominou por completo em Oschersleben: "Pela primeira vez este ano com as novas regras, um piloto consegue ganhar as duas corridas, corri de slicks na primeira e com pneus de chuva na segunda corrida e adaptei-me bem nas várias situações de aderência. O carro estava muito equilibrado, a equipa fez um excelente trabalho, proporcionou-me um carro fantástico que me permitiu dominar os treinos e obter duas excelentes vitórias. Na corrida de hoje a chuva compareceu com alguma intensidade e a pista estava bastante escorregadia. Arranquei muito bem, não deixei que as rodas patinassem e cheguei à primeira curva já no segundo lugar. Comecei de imediato a pressionar o primeiro classificado, que sozinho, cometeu um erro aproveitando de imediato para assumir a liderança ainda na primeira volta. Consegui imprimir um ritmo forte ao longo de toda a corrida o que me permitiu novamente estabelecer a volta mais rápida e cruzar a meta com 8 segundos de vantagem sobre o segundo ", afirmou.


Felix da Costa consolidou, neste fim de semana alemão, a liderança do campeonato NEC, que acumula com a liderança na Eurocup, demonstrando neste segundo ano de monolugares que está numa boa posição para alcançar ambos os campeonatos, mesmo que os campeonatos ainda não tenham alcançado a metade. O jovem piloto de Cascais volta à carga, desta vez pela Eurocup, nos dias 4 e 5 Julho, no circuito de Silverstone.

sábado, 20 de junho de 2009

Noticias: Felix da Costa vence em Oberschleben

Ao mesmo tempo que temos Alvaro Parente a correr em Silverstone, Tiago Monteiro a correr em Brno, também há um piloto português a correr em provas internacionais este fim de semana. Trata-se de António Felix da Costa, o "Formiga", que corre no circuito alemão de Oberschleben a jornada dupla da Formula Renault NEC 2.0. E sabem que mais? Ganhou!




Depois de ter conseguido a "pole-position" no dia anterior, o piloto que corre pela Motopark Acadeny começou logo na partida a ganhar terreno aos seus mais directos adversários, ao ponto de na oitava volta já contar com... de três segundos de vantagem para o seu mais directo perseguidor, o que numa prova de curta duração, é muito. Uma vitória autoritária e convincente para o piloto português.


"Apesar de já ter ganho várias corridas este ano, desde o início que perseguia a pole e, felizmente, desta vez consegui. Voltei a conseguir um bom arranque que me permitiu ganhar uma boa vantagem para os meus adversários. As condições meteorológicas aqui na Alemanha têm estado muito instáveis começou novamente à chover, deixando a pista bastante escorregadia. Como estávamos com slicks era preciso uma atenção redobrada, mas felizmente estava com um excelente ritmo e consegui vencer com alguma margem para o meu mais directo adversário", declarou.


Amanhã, Felix da Costa irá partir do oitavo lugar, uma vez que aqui na Formula Renault 2.0 NEC a grelha de partida é invertida para os oito primeiros classificados da corrida de hoje. Esperemos que não seja impeditivo de mais um bom resultado.

domingo, 14 de junho de 2009

Formula Renault: Felix da Costa acaba em sexto...

... mas mantêm a liderança. A segunda corrida do fim de semana húngaro da Formula Renault Eurocup 2.0 não foi espectacular para António Felix da Costa, o "Formiga", mas o sexto lugar alcançado esta tarde foi o suficiente para consolidar a liderança do campeonato, algo que o piloto português muito queria.




Partindo da nona posição da grelha, Felix da Costa sabia que "teria uma tarefa bastante complicada de forma a evoluir positivamente na classificação". Contudo, após um excelente arranque, o piloto português ganhou de imediato três posições e manteve-se na luta pelos lugares cimeiros, apesar do sexto posto final, numa corrida ganha pelo dinamarquês Marco Simonsen, sendo acompanhado no pódio pelo inglês Adrian Quaiffe-Hobbs e pelo espanhol Albert Costa.


"Durante as primeiras sete voltas o pelotão rodou sempre muito compacto, com um andamento muito semelhante e era muito difícil ultrapassar. Os 10 primeiros classificados estavam separados por apenas 1,5 segundos. Nas últimas três voltas ainda tentei atacar, conseguindo chegar à traseira do quinto classificado, o polaco Kuba Giermaziac, mas ele dificultou demasiado as minhas tentativas de ultrapassagem. Chegámos inclusive a tocarmo-nos, altura que decidi não arriscar mais e amealhar estes importantes pontos para o campeonato".


Em termos de campeonato, António Félix da Costa lidera com 60 pontos, mais 3 que Albert Costa (57 pts.) e mais 20 que Miki Monras (40 pts.), uma posição que o deixa muito satisfeito, devido à natureza deste campeonato: "É um campeonato muito competitivo, com excelentes pilotos e onde existe uma pressão muito grande para se fazer cada vez melhor. Foi pena que este fim-de-semana não tenha corrido tão bem como desejava, contudo consegui importantes pontos para o campeonato e regressei à liderança do mesmo, o que é sempre fantástico".

sábado, 13 de junho de 2009

Noticias: Felix da Costa dá-se bem no Hungaroring

Este fim de semana temos no Hungaroring mais uma jornada dupla da Formula Renault Eurocup 2.0, e na primeira corrida de hoje, António Felix da Costa, mais conhecido como o "Formiga", não foi além do quarto lugar na classificação, mas os pontos conquistados foram os suficientes para passar à frente do campeonato.


Apesar de ter sido um dos protagonistas ao longo de todas as sessões de treinos livres, António Félix da Costa não foi feliz durante a qualificação, tendo conseguido o nono melhor tempo entre os 24 pilotos presentes, situação que o piloto português deu "pouca importância" pois sabia "que durante a prova tudo seria diferente", uma vez que dispunha "de um carro bastante equilibrado e muito competitivo em situação de corrida". Depois de ter realizado um bom arranque, António Félix da Costa iniciou de imediato o ataque aos lugares cimeiros, conseguindo volta após volta, ganhar terreno aos seus mais directos adversários, até chegar ao quarto lugar final.


"Foi uma corrida bastante disputada, mas felizmente dispunha de um bom carro que me permitiu estar sempre ao ataque. Terminei no quarto posto, à frente dos meus principais adversários no campeonato, o que foi muito positivo e que me permitiu regressar à liderança do Europeu", referiu o piloto português.


A corrida foi ganha pelo francês Jean Eric Vegne, seguido pelo seu compatriota Nathaniel Berthon e o espanhol Miki Monras. Amanhã será a outra corrida fo fim de semana hungaro, e Felix da Costa espera reforçar o comando do campeonato.

domingo, 3 de maio de 2009

Formula Renault: Felix da Costa repete pódio em Spa

António Felix da Costa repetiu esta manhã o pódio de ontem na Formula Renault 2.0 Eurocup, ao se de novo segundo classificado, batido de novo pelo espanhol Albert Costa, da Epsilon Euskadi, que com esta vitória dupla, passa a ser o novo comandante da Formula Renault 2.0 Eurocup.


Partindo do quarto posto da grelha de partida, nos primeiros metros começou de imediato a atacar e a tentar ganhar posições. Na volta inicial, fruto de uma fantástica ultrapassagem ao dinamarquês Kevin Magnussen, ascendeu ao terceiro lugar da prova.


Contudo, na volta seguinte, devido a um acidente, o safety-car foi obrigado a entrar em pista, e quando a corrida foi retomada, Félix da Costa começou a pressionar Adrien Quaife-Hobbs que seguia imediatamente à sua frente, no sentido de o ultrapassar, algo que conseguiu passado duas voltas, partindo então à procura do líder da prova, o espanhol Albert Costa.


"Após a saída do safety-car, perdi algum tempo a tentar ultrapassar o Adrien (Quaife-Hobbs) e o Albert (Costa) conseguiu ganhar uma ligeira vantagem na liderança da prova. A equipa informou-me que ele estava com uma vantagem de 1,5 segundos, mas mesmo assim decidi atacar. Como o nosso andamento estava muito semelhante, foi impossível recuperar os segundos que nos separavam. Conseguia me aproximar, mas na volta seguinte ele voltava a ganhar aquelas décimas perdidas. Foi uma corrida fantástica, talvez uma das mais emocionantes da minha carreira", explicou António Félix da Costa que este ano disputa apenas a sua segunda temporada em monolugares. Albert Costa foi o primeiro a cortar a meta nesta segunda corrida de Spa-Francorchamps, seguido de António Félix da Costa e Adrien Quaife-Hobbs, na segunda e terceira posições, respectivamente.


Para Félix da Costa, que agora ocupa o segundo lugar no Europeu, a apenas um ponto de Albert Costa, o novo líder do campeonato, os resultados deste fim de semana foram muito importantes para se manter na luta pelo campeonato. Contudo... “Sinto que se a qualificação tivesse corrida melhor, teria sido possível lutar pela vitória principalmente neste segunda corrida. Quando partimos mais atrás, perdemos preciosos segundos com as ultrapassagens e consequentemente, para o líder da corrida. Depois do resultado na qualificação e da corrida de ontem, já estava mentalizado que seria difícil manter a liderança, contudo, o campeonato ainda agora começou e de forma alguma baixarei os braços. A minha equipa e, em especial o meu engenheiro de pista, têm me proporcionado um carro muito competitivo e estou certo que poderemos lutar pela vitória em todas as provas do Campeonato”, concluiu o jovem piloto português de 17 anos.

sábado, 2 de maio de 2009

Formula Renault: Formiga é segundo em Spa-Francochamps

Apesar de António Felix da Costa ter uma agenda muito sobrecarregada, pois compete em dois campeonatos da Formula Renault, a Eurocup e a North European Competition, isso não impede de liderar em ambos os campeonatos. E esta tarde, na pista de Spa-Francochamps, o piloto conhecido por "Formiga", subiu ao pódio na segunda posição, na primeira corrida do campeonato Eurocup, apenas batido pelo espanhol Albert Costa.


Com 32 carros em pista, e disputado sob piso seco, o que é um pouco inédito por aquelas bandas, Felix da Costa partiu da terceira posição na grelha na corrida de hoje. Na partida, colcou-se ao segundo classificado, o dinamaquês Kevin Magnussen, para o ultrapassar no inicio da segunda volta na zona que antecede o Eau Rouge. Após esta manobra, partiu em perseguição ao lider, o espanhol Albert Costa, mas o carro dele estava muito melhor do que o do português, contentando-se com o segundo posto e consolidando a liderança.


No final da corrida, explicou a sua corrida no seu site http://www.fleixdacosta.net/: "O Albert Costa esteve irrepreensível. Ainda tentei atacar o primeiro lugar, mas como o seu carro estava mais rápido que o meu foi impossível acompanhá-lo. Na sétima volta, a equipa informou-me, via rádio, que ele já dispunha de alguma vantagem, pelo que decidi não arriscar e apenas controlar o andamento dos pilotos que seguiam atrás de mim e arrecadar estes preciosos pontos para o campeonato", afirmou.


Amanhã disputa-se a segunda corrida deste fim-de-semana, corrida essa que se prevê um pouco mais complicada para o Formiga, pois irá partir da quarta posição da grelha.