Mostrar mensagens com a etiqueta Inscrições. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Inscrições. Mostrar todas as mensagens

domingo, 6 de maio de 2018

WRC: Saiu a lista de inscritos do Rali de Portugal

Faltam algumas semanas para o Rali de Portugal, prova a contar para o WRC mas já saiu a lista de inscritos. São 89 carros ao todo, dos quais três Ford, quatro Hyundai, três Toyota e três Citroen. O neozelandês Hayden Paddon, por exemplo, vai fazer o seu regresso oficial, enquanto o finlandês Teemu Suninen será o terceiro piloto oficial da Ford, ao lado de Elfyn Evans e Sebastien Ogier.

Mads Ostberg, como já tinha sido dito anteriormente, será o terceiro piloto oficial da Citroen no rali de Portugal.

Entre os pilotos da CNR que farão a sua participação no Rali de Portugal estarão José Pedro Fontes, que vai estrear o Citroen C3 R5, para além de Miguel Barbosa, António Dias, Joaquim Alves e Pedro Meireles (todos de Skoda Fabia R5), Armindo Araújo e Manuel Castro (ambos de Hyundai i20 R5) e João Fernando Ramos, no seu Ford Fiesta R5.

O Rali de Portugal vai acontecer entre os dias 17 e 20 de maio.

segunda-feira, 9 de abril de 2018

CNR: Organização do Rali de Mortágua estendeu prazo de inscrições

O Clube Automóvel do Centro (CAC) decidiu estender o prazo de inscrição dos pilotos para o Rali de Mortágua, terceira prova do Campeonato Nacional de Ralis (CNR) devido a problemas na aprovação dos regulamentos das provas por parte da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). Agora, o prazo estende-se até ao dia 16 de abril, com bonificação, em vez do 1º de abril, o prazo anteriormente estabelecido.

"A Comissão Organizadora do Rali de Mortágua informa todos os interessados que o prazo relativo às inscrições com bonificação será novamente estendido, de modo a permitir aos potenciais concorrentes daquele rali que, antes da decisão da formalização da sua inscrição, tenham mais tempo para a análise do respetivo regulamento. 

A nova data limite da inscrição com bonificação no preço será o próximo dia 16/04/2018, em alternativa ao dia 1 de abril que consta do Boletim de Inscrição. 

Reiteramos que embora alheios ao motivo do atraso da publicação do regulamento, não queremos deixar de pedir desculpa pelo transtorno que esta situação possa ter provocado, mas que julgamos ficar atenuada com a presente medida de extensão do prazo", disse o CAC no seu comunicado oficial.

Apesar de não se saber quem irá participar na terceira prova do campeonato, é provável que Ricardo Moura, o atual líder do campeonato, com duas vitórias, poderá não participar, por ter escolhido ir ao Rali Islas Canárias, segunda prova do Europeu de Ralis. 

terça-feira, 21 de junho de 2016

CNR: Divulgada a lista de inscritos do Rali Vidreiro

O Clube Automóvel da Marinha Grande divulgou esta terça-feira a lista de inscritos definitiva do Rali Vidreiro, com a confirmação de 60 carros, 40 para o campeonato nacional, e mais vinte para os Clássicos. Desses 40 inscritos, estão dez R5, um S2000, três Porsches 997 GT3 e oito R1, entre outros.

Confirma-se que Ricardo Moura, Ricardo Teodósio e Fernando Peres primam-se pela ausência neste rali, essencialmente em asfalto, enquanto que Adruzilo Lopes e Vitor Pascoal terão a companhia de Luis Lourenço em termos de Porsche.

Recorde-se que o Rali Vidreiro - Centro de Portugal irá ter nove especiais, três delas na sexta-feira à noite, primeiro com duas passagens pela classificativa do Farol, antes da especial noturna na Marinha Grande. No sábado, o rali prossegue com as passagens duplas por Caranguejeira e Espite, e também em São Pedro, num total de 114,82 quilómetros de troços cronometrados. 

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Noticias: Mini alinhará com seis carros na Sardenha

Apesar de ainda faltar uma semana para o Rali da Jordânia, já há planos definidos para o rali que vem a seguir, o da Sardenha, que ocorrerá de cinco a oito de maio, naquela ilha do Mediterrâneo. E vai ser ali que os Mini, a mais nova marca do Mundial, irão estrear-se ali a nivel oficial.

Na Sardenha, serão seis os carros preparados pela Prodrive com motor BMW que estarão em acção. Quatro serão "Full WRC", para os pilotos oficias, o britânico Chris Meeke e o espanhol Dani Sordo, e os outros dois serão para o português Armindo Araujo e o brasileiro Daniel Oliveira. Os últimos dois serão S2000, para o italiano Piero Longhi e um outro, ainda não identificado, mas inscrito pela mitica equipa Grifone.

Quanto a numeros, a Prodrive decidiu apelar ao mito: os carros de Sordo e Meeke terão os numeros 37 e 52, respectivamente. E esses foram os numeros que a Mini usou quando venceu as edições de 1964, com Paddy Hopkirk, e de 1965, com Timo Makinen, nos seus modelos Cooper S e 1275 S.

E em relação ao sistema de pontuação, a Mini não contará oficialmente para o Mundial de construtores devido á sua limitada atividade na temporada 2011, onde segundo os regulamentos da FIA, tem de haver um minimo de sete provas, das quais duas fora da Europa, o que nem a equipa oficial, nem a Motorposrt Itália, a equipa de Armindo Araujo, tem. A excepção é a Brazil WRT Team, a equipa de Daniel Oliveira, que vai ser a unica a alinhar no Rali da Jordânia, dentro de uma semana.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Muitos inscritos na Europa, poucos fora dela...

Parece que nestes tempos, ninguém se quer aventurar para fora da Europa. Digo isto porque, ao acompanhar a lista de inscritos das provas do WRC, noto que nas corridas fora da Europa, a lista de inscritos parece ser diminuta. No México foram 25 os participantes, e hoje soube que os inscritos para o Rali da Jordânia, quarta prova do Mundial WRC, são apenas 31 os pilotos que confirmaram a sua participação.

A grande excepção até agora é o Rali de Portugal. 75 carros inscreveram-se para a prova que começará dentro de nove dias, e isso bate até os 48 pilotos que decidiram participar no primeiro rali oficial do ano, na Suécia.

Entre os inscritos na prova jordana, estão as equipas oficiais e as filiais. Cinco Citroens DS3 WRC, oito Ford Fiesta WRC, e um Mini S2000. Para além disso, sete dos dez pilotos na categoria SWRC marcarão presença na prova jordana.

Bem sei que estes são tempos de crise e o WRC está numa fase de transição, mas... não deveria estar a ver mais carros inscritos na lista? Se não vir mais inscritos nas provas fora da Europa, independentemente das circunstâncias temporais, o que vejo é que em certos aspectos, a expansão dos ralis para terras com pouca ou nenhuma tradição nesse campo, bem como a "pobreza" no panorama local, faz pensar em eventos futuros. Valeria a pena ter um rali em Abu Dhabi, quando se arrica a ter uma lista de inscritos com 20 ou 25 carros, por exemplo? Qual é o custo de receber o rali nessas paragens desconhecidas e deixar de fora provas como a Nova Zelândia, Argentina, Itália, Monte Carlo e outros, onde a lista de inscritos seria seguramente maior, e os custos bem menores? O dinheiro dos patrocinadores valerá tudo?

Veremos o que os próximos tempos nos reservarão. Mas seguir uma espécie de "modelo ecclestoniano de gestão" fará mais mal do que bem ao WRC. E o IRC está à espreita para receber os eventos despromovidos e lucrar com isso...

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Youtube Car Chase Classic: A perseguição automóvel de "Bullit", 1968



No dia em que se anunciou a morte do realizador britânico Peter Yates, aos 81 anos, resta dizer que ele ao longo dos anos 60, 70 e 80 dirigiu filmes de qualidade como Começou a sua carreira dirigindo episódios da série televisiva "O Santo" para depois, em 1967, fazer um filme chamado "Robbery", baseado no Grande Assalto ao Comboio de 1963, um dos mais espectaculares de todos os tempos.

Isso atraiu Steve McQueen, que estava à procura de um realizador para o projecto que tinha entre mãos, e escolheu Yates pelo filme que tinha feito. E uma das razões pelo qual foi escolhido tinha sido a cena de perseguiução desse filme, feita de forma realista, feita em plena rua. Tão realista que McQueen fez questão de que repetisse isso em "Bullit". E é assim como certas coisas conseguem entrar na história do cinema...

Portanto, em tributo ao senhor Yates e ao "rei do cool", senhor Steve McQueen, coloco aqui aquele que é uma das melhores cenas de perseguição da história do cinema. E que depois deu outras grandes cenas de perseguição automobilistica como os de "The French Connection" ou "Ronin".

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Sobre a candidatura da Durango à Formula 1

Avisaram-me tarde da noite, mas ainda fui a tempo de ler a noticia. Achei estranho a Durango dizer que vai tentar a sua sorte para a vaga de 13ª equipa para 2011, num anos em que abdicou do seu lugar na GP2, e ter passado para a AutoGP, a nova encarnação da Formula 3000 Euroseries, que corre com antigos chassis da extinta A1GP.

Interessante foi saber, via Leandro Verde, que a Durango, uma equipa italiana com trinta anos de existência, já tentou a sua sorte a meio da década de 90, através de um projecto de Enrique Scabaloni, mas que ficou pelo papel devido à falta de financiamento. Mas parece que em 2010, as coisas são diferentes. Ivone Pinton, o seu director, explica o porquê: tem o apoio de dois grupos financeiros.

"Mesmo que mantenhamos os pés no chão, quero considerar que após muitos anos a colocar jovens pilotos na ribalta e a tornarem-se futuros campeões, agora é tempo da Durango dar o salto para a categoria máxima do automobilismo".

Eu aceito o principio de que toda a gente pode candidatar-se à Formula 1. Toda. Mas que deve haver critérios técnicos e um "background" para que os melhores "garagistas" tenham a hipótese de ficar na categoria máxima do automobilismo por muitos e bons anos. E que não passem "vergonhas" na grelha de partida, como já houve no passado. Em suma, não podem ser só construtoras que devem entrar na Formula 1. Uma estrutura bem organizada e com resultados nas outras categorias, como por exemplo a Prodrive, deveria ser escolhida para participar.

As inscrições fecham no próximo dia 15 de Abril e o anuncio oficial será feito em meados de Julho. Mas espero e desejo que os critérios desta vez sejam mais técnicos do que politicos. Ou seja: nada de imposições em termos de tecto salarial, embora tenha de haver bom senso em relação a gastos, e que não imponham motores, como aconteceu no caso das inscrições para 2010, em que era "Cosworth ou nada". E temos este resultado: das quatro equipas que foram escolhidas, uma foi nado-morta, a outra está sobre arames e a que está em melhor condição foi a que entrou mais tarde.

Caso o pior aconteça a alguma das três equipas, a vaga que se abriu agora pode se alargar num futuro próximo... e a FIA sabe disso.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Noticias: São 24 carros em 2010!

Esta noite, a FIA mostrou a lista definitiva das equipas que irão alinhar na temporada de 2010. E a partir do Bahrein, dentro de semana e meia, teremos 24 carros nas grelhas de partida um pouco por todo o mundo.

Há duas novidades: não há USF1, algo que sabemos desde o inicio da semana, mas há também outra novidade, que é... não há substituto. A Stefan GP não aparece na lista para substituir a equipa americana, algo que eles desejariam, mas que a FIA não quis, por agora. Portanto, os contentores que mandaram para o Bahrein, talvez com a anuência de Bernie Ecclestone, foram mandados para nada. Resta testar durante 2010 para ver se conseguem um lugar no pelotão de 2011, pois a FIA tenciona lançar novo concurso para preencher a vaga.

Claro, há outra confirmação: a Campos agora chama-se Hispania Racing Team, e o indiano Karun Chandhok será o companheiro de Bruno Senna. E amanhã veremos mais, quando for a apresentação oficial da equipa espanhola.

Assim sendo, eis a lista definitiva:

VODAFONE McLAREN MERCEDES
McLAREN MP4-25 MERCEDES-BENZ
1 Jenson Button (ING)
2 Lewis Hamilton (ING)

MERCEDES GP PETRONAS FORMULA ONE TEAM
MERCEDES W01
3 Michael Schumacher (ALE)
4 Nico Rosberg (ALE)

RED BULL RACING
RED BULL RB6 RENAULT
5 Sebastian Vettel (ALE)
6 Mark Webber (AUS)

SCUDERIA FERRARI MARLBORO
FERRARI F10
7 Felipe Massa (BRA)
8 Fernando Alonso (ESP)

AT&T WILLIAMS
WILLIAMS FW32 COSWORTH
9 Rubens Barrichello (BRA)
10 Nico Hülkenberg (ALE)

RENAULT F1 TEAM
RENAULT R30
11 Robert Kubica (POL)
12 Vitaly Petrov (RUS)

FORCE INDIA F1 TEAM
FORCE INDIA VJM03 MERCEDES-BENZ
14 Adrian Sutil (ALE)
15 Vitantonio Liuzzi (ITA)

SCUDERIA TORO ROSSO
TORO ROSSO STR5 FERRARI
16 Sébastien Buemi (SUI)
17 Jaime Alguersuari (ESP)

LOTUS RACING F1 TEAM
LOTUS T127 COSWORTH
18 Jarno Trulli (ITA)
19 Heikki KOvalainen (FIN)

HRT (Hispania Racing Team) F1 TEAM
HRT COSWORTH
20 Karun Chandhok (IND)
21 Bruno Senna (BRA)

BMW SAUBER F1 TEAM
BMW SAUBER C29 FERRARI
22 Pedro de la Rosa (ESP)
23 Kamui Kobayashi (JAP)

VIRGIN RACING
VIRGIN VR01 COSWORTH
24 Timo Glock (ALE)
25 Lucas di Grassi (BRA)

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Oficial: Sauber é a 13ª equipa em 2010

Até é bom falar de alguma coisa em conctreto, depois de dias a (não) referir rumores: a FIA anunciou esta tarde que a Sauber será a 13ª equipa na temporada 2010 do Mundial de Formula 1. Em comunicado emitido esta tarde pelo organismo máximo do automobilismo mundial, a equipa sediada na localidade suiça de Hinwill viu aceite a sua inclusão.

"A FIA informou a BMW Sauber AG de que a sua candidatura para o Mundial de Fórmula 1 de 2010 foi aceite. Dependente da assinatura do Pacto da Concórdia, a Sauber irá receber a 13ª vaga no campeonato, assumindo o lugar deixado vago pela Toyota. A FIA trabalhou de muito perto com o detentor dos direitos comerciais [Bernie Ecclestone] e com as equipas envolvidas ao longo das últimas semanas e está muito agradecida pelo seu apoio na obtenção da melhor solução para o desporto", declara.


Assim sendo, a equipa regressa à designação que teve desde a sua entrada na Formula 1, em 1993, até 2005, altura em que foi comprada pela BMW e rebatizada de BMW Sauber, onde durante as quatro temporadas em que esteve por ali, conquistou uma vitória, através do polaco Robert Kubica, no GP do Canadá de 2008.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Noticias: FIA divulga as entradas de 2010

A FIA divulgou esta tarde as equipas e os numeros que vão usar na temporada de 2010, com os pilotos que já foram confirmados até agora. Pode-se dizer que há algumas certezas, e outras no qual só falta a vontade das equipas. Chamem-lhe burocracia ou outra coisa qualquer, mas as coisas estão assim. É por isso que se explica a ausência da Sauber, por exemplo. Mas confirma-se que a BMW e a Toyota desapareceram, e as quatro novas equipas - Lotus, Manor (que já tem o seu nome Virgin Raging incluido), USF1 e Campos - estão lá confirmadas.


As novas ficaram com os últimos oito numeros da grelha, dada a sua novidade. Mas quem ficou com o primeiro lugar nesses "novos" numeros foi a Lotus, que parte com o 18 e 19. A Campos tem o 20 e 21, a USF1 tem o 22 e 23, e a Virgin a 24 e 25. A sauber, caso consiga o direito a entrar, terá possivelmente o 26 e o 27. Números míticos, sem dúvida!


Quanhto aos "velhos", a Ferrari correrá com os numeros 7 e 8, com a Mercedes a herdar os numeros da Brawn GP, com o 3 e 4. Os 5 e 6 serão da Red Bull, enquanto que a Renault, caso continue em 2010, terá os numeros 11 e 12. Como de costume, não há numero 13. Eis a lista completa, com os TBA a significar em inglês "a ser anunciado" (to be announced):


Vodafone McLaren Mercedes
1) Jenson Button
2) Lewis Hamilton

Mercedes GP
3) Nico Rosberg
4) TBA

Red Bull Racing (motor Renault)
5) Sebastian Vettel
6) Mark Webber

Scuderia Ferrari Marlboro
7) Felipe Massa
8) Fernando Alonso

AT&T Williams (motor Cosworth)
9) Rubens Barrichello
10) Nico Hulkenberg

Renault F1 Team
11) Robert Kubica
12) TBA

Force India F1 Team (motor Mercedes)
14) Adrian Sutil
15) Vitantonio Liuzzi

Scuderia Toro Rosso (motor Ferrari)
16) Sébastien Buemi
17) TBA

Lotus F1 Racing (motor Cosworth)
18) TBA
19) TBA

Campos Meta 1 (motor Cosworth)
20) TBA
21) Bruno Senna

US F1 Team (motor Cosworth)
22) TBA
23) TBA

Virgin Racing (motor Cosworth)
24) Timo Glock
25) TBA

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Já está! A lista das equipas inscritas para 2010

A FIA divulgou esta manhã a lista definitivas das equipas inscritas para a temporada de 2010. E as surpresas são duas: a inscrição incondicional da Ferrari e a entrada da (nunca ouvi falar) Manor Grand Prix.

A ideia da inscrição incondicional por parte da FIA deve ser entendida como forma de pressão para vergar a Ferrari às suas exigências, dado que esta reclama que a Scuderia tem um acordo até 2012, e que qualquer quebra de acordo implica fortes sanções económicas. Em suma, é Max Mosley a dizer que tem a "faca e o queijo na mão". Red Bull e Toro Rosso também estão inscritas de forma incondicional.


Quanto às outras equipas, apenas a Brawn GP, McLaren, Renault, BMW Sauber e Toyota estão inscritas de forma condicional, dependendo do cumprimento das suas exigências - final do tecto orçamental - para estarem no Mundial de 2010. A FIA refere ainda que 'convidou' essas equipas a levantarem essas condições para que os novos regulamentos sejam debatidos na próxima reunião, a 19 de Junho. Ou seja... ainda temos mais capítulos, pois a guerra não terminou! Apenas um prolongamento das tréguas.


Eis a lista de equipas inscritas para 2010:


Scuderia Ferrari Marlboro Ferrari
Scuderia Toro Rosso -
Red Bull Racing -
AT&T Williams Toyota
Force India F1 Team Mercedes
Campos Grand Prix Cosworth
Manor Grand Prix Cosworth
Team US F1 Cosworth
Vodafone McLaren Mercedes* Mercedes
BMW Sauber F1 Team* BMW
Renault F1 Team* Renault
Panasonic Toyota Racing* Toyota
Brawn GP Formula One Team* -



* Equipas com inscrição condicional.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Noticias: Brabham inscreveu-se para 2010

Já desconfiava de que iriam aparecer mais nomes para 2010, depois da "surpresa" Superfund, revelada no Domingo. Ontem a revista alemã Motorsport Aktuell noticiou que a Formtech, uma equipa que fornece peças para as equipas de formula 1 e comprou no ano passado o espólio da Super Aguri, detêm o nome Brabham e a inscreveu para a próxima temporada.




Ao abrigo das novas medidas propostas pela FIA para a contenção de custos, a Brabham juntou-se às restantes 17 inscrições para a Formula 1 em 2010. E não é o unico nome do passado: Lola e March também se inscreveram para a próxima temporada. Contudo, a hipótese de ser válida é pouca, pois somente a FIA tem três vagas para a próxima temporada, sendo que a Prodrive, Lola e USGPE são as mais fortes hipóteses. Contudo, a Formtech tem o "know-how" e as estruturas necessárias, pois pode usar quer a sede da extinta equipe de Aguri Suzuki, em Leafield, na Inglaterra, como base, quer a fábrica da empresa, em Niederwinkling, na Alemanha.

sábado, 30 de maio de 2009

Esta é que é uma surpresa!

Afinal há mais uma equipa que enviou a sua pré-inscrição para o Mundial de 2010. E não é uma qualquer: a March, fundada em 1970 por Alan Rees, Graham Croaker, Robin Herd e... Max Mosley, poderá voltar à Formula 1 em 2010, quatrenta anos após a sua fundação.




A equipa, cujo nome está na posse de Andrew Fitton, um dos últimos proprietários da equipa, terá feito a sua inscrição na FIA no início desta semana.



A possibilidade de estar no Mundial de 2010 está, no entanto, condicionada pelo facto de existir um limite de 13 equipas para a próxima temporada, e que as actuais dez formações já se inscreveram (a título condicional) mais a Campos Meta 1, Litespeed, Lola, Prodrive e USGPE. Bom... agora só faltava a Lotus e a Jordan para comlpetar o ramalhete, não?

sexta-feira, 29 de maio de 2009

E todos se inscreveram!

Parece que depois de toda aquela conversa de que iria haver cisão e dois campeonatos em 2010, o facto de hoje todas as equipas FOTA terem confirmado a sua inscrição dá a ideia de que todos viraram amiguinhos e tudo ficou em paz. Nada mais enganador, pessoal!

Se para o ano, teremos estes mais as inscrições da Prodrive, Lola, USGPE, Litespeed e Campos Grand Prix (a Epsilon Euskadi não se confirma), o que dará 15 equipas e 30 carros, o que daria uma pré-qualificação ou uma qualificação de 26 carros com quatro não-qualificações, a FOTA condicionou a sua participação no mundial do ano que vem á criação de um novo Pacto de Concórdia, baseado nas suas condições.

"Todas as equipas da FOTA entregaram hoje a sua inscrição para o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 tendo em conta que (a) todas as equipas da FOTA possam competir durante a temporada 2010 numa base regulamentar idêntica e (b) que sejam todas aceites em conjunto. A renovação do Pacto da Concórdia irá oferecer segurança para o futuro do desporto, ao ligar todas as partes numa relação formal que assegure a estabilidade governativa", lê-se na declaração que a FOTA lançou para a imprensa.

A FOTA confirmou, ainda, que todos os seus membros se comprometeram a longo-termo com o campeonato e que irão continuar a procurar medidas para reduzir os custos da modalidade: "Todas as equipas concordaram unanimemente em novas acções para reduzir substancialmente os custos da competição no campeonato nos próximos três anos", concluiram. FOTA e FIA decidiram fazer tréguas, por agora... mas a guerra ainda não acabou.