domingo, 6 de maio de 2018
WRC: Saiu a lista de inscritos do Rali de Portugal
segunda-feira, 9 de abril de 2018
CNR: Organização do Rali de Mortágua estendeu prazo de inscrições
terça-feira, 21 de junho de 2016
CNR: Divulgada a lista de inscritos do Rali Vidreiro
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Noticias: Mini alinhará com seis carros na Sardenha


quarta-feira, 16 de março de 2011
Muitos inscritos na Europa, poucos fora dela...
Parece que nestes tempos, ninguém se quer aventurar para fora da Europa. Digo isto porque, ao acompanhar a lista de inscritos das provas do WRC, noto que nas corridas fora da Europa, a lista de inscritos parece ser diminuta. No México foram 25 os participantes, e hoje soube que os inscritos para o Rali da Jordânia, quarta prova do Mundial WRC, são apenas 31 os pilotos que confirmaram a sua participação.A grande excepção até agora é o Rali de Portugal. 75 carros inscreveram-se para a prova que começará dentro de nove dias, e isso bate até os 48 pilotos que decidiram participar no primeiro rali oficial do ano, na Suécia.
Entre os inscritos na prova jordana, estão as equipas oficiais e as filiais. Cinco Citroens DS3 WRC, oito Ford Fiesta WRC, e um Mini S2000. Para além disso, sete dos dez pilotos na categoria SWRC marcarão presença na prova jordana.
Bem sei que estes são tempos de crise e o WRC está numa fase de transição, mas... não deveria estar a ver mais carros inscritos na lista? Se não vir mais inscritos nas provas fora da Europa, independentemente das circunstâncias temporais, o que vejo é que em certos aspectos, a expansão dos ralis para terras com pouca ou nenhuma tradição nesse campo, bem como a "pobreza" no panorama local, faz pensar em eventos futuros. Valeria a pena ter um rali em Abu Dhabi, quando se arrica a ter uma lista de inscritos com 20 ou 25 carros, por exemplo? Qual é o custo de receber o rali nessas paragens desconhecidas e deixar de fora provas como a Nova Zelândia, Argentina, Itália, Monte Carlo e outros, onde a lista de inscritos seria seguramente maior, e os custos bem menores? O dinheiro dos patrocinadores valerá tudo?Veremos o que os próximos tempos nos reservarão. Mas seguir uma espécie de "modelo ecclestoniano de gestão" fará mais mal do que bem ao WRC. E o IRC está à espreita para receber os eventos despromovidos e lucrar com isso...
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Youtube Car Chase Classic: A perseguição automóvel de "Bullit", 1968
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Sobre a candidatura da Durango à Formula 1
Avisaram-me tarde da noite, mas ainda fui a tempo de ler a noticia. Achei estranho a Durango dizer que vai tentar a sua sorte para a vaga de 13ª equipa para 2011, num anos em que abdicou do seu lugar na GP2, e ter passado para a AutoGP, a nova encarnação da Formula 3000 Euroseries, que corre com antigos chassis da extinta A1GP.Interessante foi saber, via Leandro Verde, que a Durango, uma equipa italiana com trinta anos de existência, já tentou a sua sorte a meio da década de 90, através de um projecto de Enrique Scabaloni, mas que ficou pelo papel devido à falta de financiamento. Mas parece que em 2010, as coisas são diferentes. Ivone Pinton, o seu director, explica o porquê: tem o apoio de dois grupos financeiros.
"Mesmo que mantenhamos os pés no chão, quero considerar que após muitos anos a colocar jovens pilotos na ribalta e a tornarem-se futuros campeões, agora é tempo da Durango dar o salto para a categoria máxima do automobilismo".Eu aceito o principio de que toda a gente pode candidatar-se à Formula 1. Toda. Mas que deve haver critérios técnicos e um "background" para que os melhores "garagistas" tenham a hipótese de ficar na categoria máxima do automobilismo por muitos e bons anos. E que não passem "vergonhas" na grelha de partida, como já houve no passado. Em suma, não podem ser só construtoras que devem entrar na Formula 1. Uma estrutura bem organizada e com resultados nas outras categorias, como por exemplo a Prodrive, deveria ser escolhida para participar.
As inscrições fecham no próximo dia 15 de Abril e o anuncio oficial será feito em meados de Julho. Mas espero e desejo que os critérios desta vez sejam mais técnicos do que politicos. Ou seja: nada de imposições em termos de tecto salarial, embora tenha de haver bom senso em relação a gastos, e que não imponham motores, como aconteceu no caso das inscrições para 2010, em que era "Cosworth ou nada". E temos este resultado: das quatro equipas que foram escolhidas, uma foi nado-morta, a outra está sobre arames e a que está em melhor condição foi a que entrou mais tarde.
Caso o pior aconteça a alguma das três equipas, a vaga que se abriu agora pode se alargar num futuro próximo... e a FIA sabe disso.
quarta-feira, 3 de março de 2010
Noticias: São 24 carros em 2010!
Esta noite, a FIA mostrou a lista definitiva das equipas que irão alinhar na temporada de 2010. E a partir do Bahrein, dentro de semana e meia, teremos 24 carros nas grelhas de partida um pouco por todo o mundo.Há duas novidades: não há USF1, algo que sabemos desde o inicio da semana, mas há também outra novidade, que é... não há substituto. A Stefan GP não aparece na lista para substituir a equipa americana, algo que eles desejariam, mas que a FIA não quis, por agora. Portanto, os contentores que mandaram para o Bahrein, talvez com a anuência de Bernie Ecclestone, foram mandados para nada. Resta testar durante 2010 para ver se conseguem um lugar no pelotão de 2011, pois a FIA tenciona lançar novo concurso para preencher a vaga.
Claro, há outra confirmação: a Campos agora chama-se Hispania Racing Team, e o indiano Karun Chandhok será o companheiro de Bruno Senna. E amanhã veremos mais, quando for a apresentação oficial da equipa espanhola.
Assim sendo, eis a lista definitiva:
VODAFONE McLAREN MERCEDES
McLAREN MP4-25 MERCEDES-BENZ
1 Jenson Button (ING)
2 Lewis Hamilton (ING)
MERCEDES GP PETRONAS FORMULA ONE TEAM
MERCEDES W01
3 Michael Schumacher (ALE)
4 Nico Rosberg (ALE)
RED BULL RACING
RED BULL RB6 RENAULT
5 Sebastian Vettel (ALE)
6 Mark Webber (AUS)
SCUDERIA FERRARI MARLBORO
FERRARI F10
7 Felipe Massa (BRA)
8 Fernando Alonso (ESP)
AT&T WILLIAMS
WILLIAMS FW32 COSWORTH
9 Rubens Barrichello (BRA)
10 Nico Hülkenberg (ALE)
RENAULT F1 TEAM
RENAULT R30
11 Robert Kubica (POL)
12 Vitaly Petrov (RUS)
FORCE INDIA F1 TEAM
FORCE INDIA VJM03 MERCEDES-BENZ
14 Adrian Sutil (ALE)
15 Vitantonio Liuzzi (ITA)
SCUDERIA TORO ROSSO
TORO ROSSO STR5 FERRARI
16 Sébastien Buemi (SUI)
17 Jaime Alguersuari (ESP)
LOTUS RACING F1 TEAM
LOTUS T127 COSWORTH
18 Jarno Trulli (ITA)
19 Heikki KOvalainen (FIN)
HRT (Hispania Racing Team) F1 TEAM
HRT COSWORTH
20 Karun Chandhok (IND)
21 Bruno Senna (BRA)
BMW SAUBER F1 TEAM
BMW SAUBER C29 FERRARI
22 Pedro de la Rosa (ESP)
23 Kamui Kobayashi (JAP)
VIRGIN RACING
VIRGIN VR01 COSWORTH
24 Timo Glock (ALE)
25 Lucas di Grassi (BRA)
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Oficial: Sauber é a 13ª equipa em 2010
Até é bom falar de alguma coisa em conctreto, depois de dias a (não) referir rumores: a FIA anunciou esta tarde que a Sauber será a 13ª equipa na temporada 2010 do Mundial de Formula 1. Em comunicado emitido esta tarde pelo organismo máximo do automobilismo mundial, a equipa sediada na localidade suiça de Hinwill viu aceite a sua inclusão."A FIA informou a BMW Sauber AG de que a sua candidatura para o Mundial de Fórmula 1 de 2010 foi aceite. Dependente da assinatura do Pacto da Concórdia, a Sauber irá receber a 13ª vaga no campeonato, assumindo o lugar deixado vago pela Toyota. A FIA trabalhou de muito perto com o detentor dos direitos comerciais [Bernie Ecclestone] e com as equipas envolvidas ao longo das últimas semanas e está muito agradecida pelo seu apoio na obtenção da melhor solução para o desporto", declara.
Assim sendo, a equipa regressa à designação que teve desde a sua entrada na Formula 1, em 1993, até 2005, altura em que foi comprada pela BMW e rebatizada de BMW Sauber, onde durante as quatro temporadas em que esteve por ali, conquistou uma vitória, através do polaco Robert Kubica, no GP do Canadá de 2008.
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Noticias: FIA divulga as entradas de 2010
A FIA divulgou esta tarde as equipas e os numeros que vão usar na temporada de 2010, com os pilotos que já foram confirmados até agora. Pode-se dizer que há algumas certezas, e outras no qual só falta a vontade das equipas. Chamem-lhe burocracia ou outra coisa qualquer, mas as coisas estão assim. É por isso que se explica a ausência da Sauber, por exemplo. Mas confirma-se que a BMW e a Toyota desapareceram, e as quatro novas equipas - Lotus, Manor (que já tem o seu nome Virgin Raging incluido), USF1 e Campos - estão lá confirmadas.
As novas ficaram com os últimos oito numeros da grelha, dada a sua novidade. Mas quem ficou com o primeiro lugar nesses "novos" numeros foi a Lotus, que parte com o 18 e 19. A Campos tem o 20 e 21, a USF1 tem o 22 e 23, e a Virgin a 24 e 25. A sauber, caso consiga o direito a entrar, terá possivelmente o 26 e o 27. Números míticos, sem dúvida!
Quanhto aos "velhos", a Ferrari correrá com os numeros 7 e 8, com a Mercedes a herdar os numeros da Brawn GP, com o 3 e 4. Os 5 e 6 serão da Red Bull, enquanto que a Renault, caso continue em 2010, terá os numeros 11 e 12. Como de costume, não há numero 13. Eis a lista completa, com os TBA a significar em inglês "a ser anunciado" (to be announced):
Vodafone McLaren Mercedes
1) Jenson Button
2) Lewis Hamilton
Mercedes GP
3) Nico Rosberg
4) TBA
Red Bull Racing (motor Renault)
5) Sebastian Vettel
6) Mark Webber
Scuderia Ferrari Marlboro
7) Felipe Massa
8) Fernando Alonso
AT&T Williams (motor Cosworth)
9) Rubens Barrichello
10) Nico Hulkenberg
Renault F1 Team
11) Robert Kubica
12) TBA
Force India F1 Team (motor Mercedes)
14) Adrian Sutil
15) Vitantonio Liuzzi
Scuderia Toro Rosso (motor Ferrari)
16) Sébastien Buemi
17) TBA
Lotus F1 Racing (motor Cosworth)
18) TBA
19) TBA
Campos Meta 1 (motor Cosworth)
20) TBA
21) Bruno Senna
US F1 Team (motor Cosworth)
22) TBA
23) TBA
Virgin Racing (motor Cosworth)
24) Timo Glock
25) TBA
sexta-feira, 12 de junho de 2009
Já está! A lista das equipas inscritas para 2010
A FIA divulgou esta manhã a lista definitivas das equipas inscritas para a temporada de 2010. E as surpresas são duas: a inscrição incondicional da Ferrari e a entrada da (nunca ouvi falar) Manor Grand Prix.
Red Bull Racing -
AT&T Williams Toyota
Force India F1 Team Mercedes
Campos Grand Prix Cosworth
Manor Grand Prix Cosworth
Team US F1 Cosworth
Vodafone McLaren Mercedes* Mercedes
BMW Sauber F1 Team* BMW
Renault F1 Team* Renault
Panasonic Toyota Racing* Toyota
Brawn GP Formula One Team* -
quarta-feira, 3 de junho de 2009
Noticias: Brabham inscreveu-se para 2010
Já desconfiava de que iriam aparecer mais nomes para 2010, depois da "surpresa" Superfund, revelada no Domingo. Ontem a revista alemã Motorsport Aktuell noticiou que a Formtech, uma equipa que fornece peças para as equipas de formula 1 e comprou no ano passado o espólio da Super Aguri, detêm o nome Brabham e a inscreveu para a próxima temporada.sábado, 30 de maio de 2009
Esta é que é uma surpresa!
Afinal há mais uma equipa que enviou a sua pré-inscrição para o Mundial de 2010. E não é uma qualquer: a March, fundada em 1970 por Alan Rees, Graham Croaker, Robin Herd e... Max Mosley, poderá voltar à Formula 1 em 2010, quatrenta anos após a sua fundação.A possibilidade de estar no Mundial de 2010 está, no entanto, condicionada pelo facto de existir um limite de 13 equipas para a próxima temporada, e que as actuais dez formações já se inscreveram (a título condicional) mais a Campos Meta 1, Litespeed, Lola, Prodrive e USGPE. Bom... agora só faltava a Lotus e a Jordan para comlpetar o ramalhete, não?
sexta-feira, 29 de maio de 2009
E todos se inscreveram!
Parece que depois de toda aquela conversa de que iria haver cisão e dois campeonatos em 2010, o facto de hoje todas as equipas FOTA terem confirmado a sua inscrição dá a ideia de que todos viraram amiguinhos e tudo ficou em paz. Nada mais enganador, pessoal!
"Todas as equipas da FOTA entregaram hoje a sua inscrição para o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 tendo em conta que (a) todas as equipas da FOTA possam competir durante a temporada 2010 numa base regulamentar idêntica e (b) que sejam todas aceites em conjunto. A renovação do Pacto da Concórdia irá oferecer segurança para o futuro do desporto, ao ligar todas as partes numa relação formal que assegure a estabilidade governativa", lê-se na declaração que a FOTA lançou para a imprensa.


