segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Historieta da Formula 1 - Niki Lauda e Vittorio Brambilla no Alfa Romeo

Em 1977, depois de fornecer motores à Brabham, a Autodelta, preparadora da Alfa Romeo, começou a desenhar um chassis no sentido de, após 36 anos de ausência, regressar à Formula 1 como construtora. Para isso convidou Niki Lauda, Vittorio Brambilla e mais tarde, o jovem Bruno Giacomelli, para testar o chassis N177.

O carro esteve pronto para os primeiros testes em Maio de 1978, na pista italiana de Balocco. O primeiro convidado foi Vittorio Brambilla, na altura a correr pela Surtees. O carro foi testado em segredo, mas umas fotos-espia revelaram esse segredo. Detalhe: o carro nesse dia era... azul.






Algumas semanas depois, Brambilla voltava a testar o carro, mas desta vez, o carro já tinha a habitual cor vermelha. Até aqui, tudo bem.


No final de Agosto de 1978, a Alfa Romeo faz testes no circuito de Paul Ricard, no Sul de França, com Brambilla e um convidado-surpresa: Niki Lauda. O austriaco deu muitas voltas no carro, calçado com pneus Goodyear (por motivos contratuais), enquanto que Brambilla corria com os Pirelli. No final, Lauda reclamava muito do carro, e foi batido por Brambilla por oito centésimos. Mas no fundo, o austriaco reprovava esta concentração de recursos da Alfa, pois queria que a marca evoluisse o motor e não se concentrasse na construção do seu próprio carro.


Em Outubro, nos testes em Paul Ricard, de novo com Lauda ao volante, e reclamando bastante do carro, que para ele era muito pesado e sentia alguma falta de rendimento. O carro é rebaptizado de Alfa 177, e no inicio de 1979, contratam Bruno Giacomelli como piloto principal. O carro foi modificado, para poder responder melhor ao efeito-solo. Algum tempo depois, Lauda encontrou-se com Giacomelli, e sabendo que ele se encontrava a testar esse carro, aitou com esta frase: "Porque é que o teu motor não vaza como o meu?"


A Alfa Romeo estreou-se oficialmente no GP da Belgica de 1979, com Giacomelli a conseguir o 14º tempo nos treinos. Um lugar à sua frente, estava... Niki Lauda. Na corrida, ambos os carros abandonaram. Esta historieta, e muitas outras, encontram-na no blog do Rianov Albinov, F1 Nostalgia.

domingo, 26 de outubro de 2008

O Roadshow da Renault em Lisboa

Foi engraçado ver esta tarde mais de 80 mil pessoas em Lisboa, a vibrar com as manobras feitas pelo Lucas di Grassi, num dos Renault R28 de Formula 1, a percorrer a Avenida da Liberdade e a Praça Marquês de Pombal. Acho que foi um excelente espectáculo, e demonstrou que há um público sedento para ver carros de Formula 1.

Para além do carro de Formula 1, também estavam dois carros do Troféu Magane, um deles guiado pelo Pedro Petiz, que deram espectáculo aos espectadores que lá foram, banhados por um inesquecível sol de Outono.


Contudo, até ver o carro a andar sozinho, no percurso entre a Marquês de Pombal e os Retauradores, teve que se esperar até muito perto das cinco e meia da tarde, quase a escurecer (pois ontem aconteceu a mudança de hora) para se ver Lucas di Grassi a percorrer por algumas algumas vezes aquele percurso, para delírio dos que lá foram.


No final, Lucas di Grassi não escondia a sua satisfação: "Não é a primeira vez que visito Portugal, até porque tenho um carinho muito especial pelo país. Não tenho dúvidas que a Avenida da Liberdade foi um dos palcos mais bonitos onde já se realizou o Renault Roadshow, tendo ficado impressionado pela adesão e pelo entusiasmo que o público demonstrou", confidenciou, no final, o actual piloto de testes e de reserva da Renault F1 Team.


Enfim, uma tarde diferente em Lisboa, para animar a malta...

A capa do Autosport desta semana

Esta é a semana decisiva no Mundial de Formula 1. Felipe Massa ou Lewis Hamilton, quem será o campeão 2008 de Formula 1? E "Quem resistirá à pressão?" Essa é a pergunta que o jornal Autosport coloca na capa da edição desta semana.

Para além deste assunto de capa, coloca-se lá, em letras mais pequenas, o Roadshow da Renault em Lisboa, o título de Armando Parente na formula ADAC Masters, e o título de construtores do WTCC, ganho pela Seat no circuito de Okayama. Tudo isto a não perder!

ADAC Masters: A palavra do campeão

Na tarde de consagração de Armando Parente como o novo campeão da categoria, e como mais uma esperança para o automobilismo português, é bom saber o que ele tem a dizer, depois de ter ganho numa categoria onde já teve como campeões, pilotos como Sebastien Vettel, Adrian Sutil, Nico Rosberg ou Timo Glock, entre outros.


Instantes depois da corrida em que se sagrou campeão, Armando Parente ainda tinha dificuldade em exprimir o que sentia. “Não tem explicação... É a concretização de um sonho, o resultado de muito trabalho e o colorário de uma época difícil, com bastantes dificuldades. Mas acima de tudo é um sentimento de muito felicidade. Em função da vantagem pontual que cheguei a conquistar, em muitas provas fui obrigado a abdicar da luta pela vitória, mas agora estou certo que essa foi a melhor estratégia”, afirmou.


Com 15 pontos de vantagem, e depois de uma má corrida no dia anterior, onde não conseguiu pontuar, Armando Parente encarou a segunda corrida com tranquilidade, “porque para além de partir da ´pole position´ sabia que me bastava um sexto lugar para me sagrar campeão. Devido a um problema na electrónica do motor, perdi duas posições no arranque e nas voltas que se seguiram estava a gerir o resultado. No entanto, a corrida foi fértil em incidentes para alguns pilotos, nomeadamente para o meu mais directo adversário, daí que quando recebi a informação de que rodava bastante atrasado, ataquei bastante e ainda consegui chegar ao segundo lugar, na sequência de três voltas finais verdadeiramente alucinantes”, concluiu.


Para primeiro ano de monolugares, não podia ter tido melhor estreia, e ainda por cima, numa competição ultra-competitiva como o ADAC Masters. É obvio que ainda não se sabe o futuro, mas este título pode ser a plataforma de mais altos vôos...

ADAC Masters: Armando Parente é o campeão!

Armando Parente conseguiu esta manhã, no circuito de Hockenheim, o campeonato ADAC Masters de 2008, depois de acabar a corrida na segunda posição.

Contudo, esta prova, na qual o piloto português largava da "pole-position", até nem começou bem, com o piloto a não aproveitar o facto de largar da 'pole' para efectuar uma prova descansada e sem arriscar. Largando mal e perdendo algumas posições à partida, teve que se aplicar para recuperar posições até ao segundo lugar final, o suficiente para se sagrar campeão com 171 pontos, mais 30 do que o segundo classificado, Nico Manvin.

É mais um excelente dia para o automobilismo português! Se quiserem dar os parabéns, podem ir ao blog oficial dele, clicando aqui.

WTCC - Okayama (Corridas)

A SEAT Sport conseguiu esta madrugada, no Japão, ambos os títulos de pilotos e construtores do WTCC... apesar de não se saber quem é o campeão de 2008, pois Yvan Muller e Gabriele Tarquini ainda continuam na luta pelo título.


As corridas foram disputadas em pista molhada, mas com alturas em que o asfalto secava, o que tornava muito difícil a vida dos pilotos. Na primeira corrida, bastante disputada e onde todos os concorrentes partiram com pneus de chuva montados, começou com a saída de pista prematura do "Pole-Position" e primeiro líder, o brasileiro Augusto Farfus. Jörg Müller, noutro BMW, assumiu então a liderança, mas não conseguiu conter atrás de si o endiabrado Rickard Rydell que voltas antes já tinha ultrapassado Tiago Monteiro, rumando o piloto sueco para uma vitória merecida.



Quanto ao piloto português, depois de ser ultrapassado por Rydell, resistiu durante várias voltas aos ataques, primeiro, de Andy Priaulx e depois do Chevrolet Lancetti de Rob Huff. Foi apenas a três voltas do fim que o britânico da BMW lhe roubou o terceiro posto, enquanto Huff passou já no início da derradeira volta. Assim, Tiago Monteiro conseguia um bom quinto lugar.


A segunda corrida foi ainda mais interessante. Começando com pista molhada, Tiago Monteiro surpreendeu o pelotão ao partir muito bem e liderar à saída da primeira curva. O piloto luso liderou a corrida por quatro voltas, quatro voltas em que os SEAT calçados com pneus de chuva dominaram. Monteiro acabaria por ceder a liderança a Tom Coronel, após uma batalha titânica com o holandês que tinha o seu SEAT a gasolina montado com pneus de chuva atrás... e slicks na frente.



Coronel acabou por vencer a corrida, à frente de Augusto Farfus, no seu BMW calçado com pneus de piso seco, e o privado Sergio Hernandez. Tiago Monteiro acabou no sétimo lugar, depois de ser prejudicado na corrida pelo privado Stefano d'Aste, que lhe deu um pequeno toque e levou a uma saída de pista, quando o português defendia a quarta posiçao.



Gabriele Tarquini teve um péssimo fim de semana no Japão, abandonando ambas as corridas, primeiro por um despiste na primeira volta, e depois por problemas mecânicos. Yvan Muller transpirou para ser sétimo classificado na primeira corrida, e sexto na segunda, saindo de Okayama com 14 pontos de avanço sobre o seu companheiro de equipa.

O mundial FIA WTCC irá terminar a 16 de Novembro, com a última jornada dupla a ser disputada no Circuito da Guia, em Macau. Para além de Tiago Monteiro, também o compatriota André Couto, que disputa os Super GT japoneses, marcará presença na grelha de partida.

sábado, 25 de outubro de 2008

ADAC Masters: Armando Parente entre o melhor e o pior

A Formula ADAC Masters entra este fim de semana na sua última jornada dupla, no circuito alemão de Hockenheim, e português Armando Parente é o principal candidato ao título, pois tinha, à partida, quinze pontos de vantagem sobre o segundo classificado.

Nas sessões de qualificação de ontem, o piloto de Lisboa, que está no seu primeiro ano de monolugares, conseguiu o terceiro lugar e a "pole-position" na última corrida, que irá acontecer no Domingo. Este feito sucedeu na sequência de “uma volta em que arrisquei, mas que correu de forma perfeita. Como o regulamento estipula que a ´pole´ vale três pontos, quem sabe se, no final, não vou concluir que este foi o momento mais importante do fim-de-semana”, concluiu.

Em relação à sua situação actual, Parente afirmava ainda ontem que não escondia a satisfação pela posição privilegiada em que se encontrava: “Com os 15 pontos de vantagem em relação ao segundo classificado, as coisas até podem correr menos bem numa das corridas, que nada fica perdido. Mas a verdade é que estou confiante e, se não houver percalços de maior, posso concretizar o sonho de ser campeão”.

Contudo, na primeira corrida do fim de semana, as coisas não correram nada bem para Parente. A pista estava molhada, e uma má escolha de pneus fizeram com que os carros de Parente e do seu companheuro de equipa. Nico Manvin, não conseguissem mais do que o 14º e o 15º posto da geral. Contudo, a diferença de pontos manteve-se, e nada está perdido, pois amanhã, Parente largará da "pole-position".

WTCC - Okayama (Qualificação)

O WTCC teve esta madrugada a sua sessão de qualificação, onde os BMW andam a dar um ar da sua graça no circuito japonês, ex - Ti Aida, pois ficaram com a totalidade da primeira linha.



Augusto Farfus foi o melhor, com o seu companheiro Jorg Muller na segunda posição, conseguindo um pouco mais de 227 centésimos de segundo sobre o piloto brasileiro.


A Seat ficou com a segunda linha, com Gabriele Tarquini na terceira posiçao, tendo a seu lado o português Tiago Monteiro. O piloto português ficou a apanas três décimos de Farfus. Contudo, este quarto lugar vai dar lugar a um terceiro, pois Tarquni vai ter de cumprir uma penalização de cinco lugares, devido ao facto de ter cortado a chicane na prova anterior, em Monza.


A qualificação foi muito disputada, com os 15 primeiros separados por menos de um segundo. Tiago Monteiro chegou mesmo a estar na segunda posição durante alguns minutos.


O melhor dos Chevrolet foi o do suiço Alain Menu, que partirá em quinto, enquanto o melhor do Troféu dos Independentes foi o italiano Stefano d'Aste, com um brilhante sétimo lugar, ainda mais rápido que os outros três BMW oficiais... O francês Yvan Muller, que disputa o título com o seu colega Tarquini, vai partir apenas do décimo lugar. Ambas as corridas vão ter lugar na madrugada e manhã de domingo.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

O escândalo do dia, em terras de Vera Cruz

Desde há dia e meio que ando a seguir na blogosfera brasileira a história do suposto diálogo entre Jean Todt e Rubens Barrichello acerca da infame chegada da Ferrari no GP da Austria de 2002. Um jornal desportivo, o Lance!, está a divulgar o livro de um dos seus colaboradores, o Lemyr Martins, veterano jornalista, que acompanha as corridas desde os tempos do Fittipaldi. O jornal decidiu colocar, como "teaser", a noticia de que esse diálogo era verdadeiro.


Ora... o diálogo nunca existiu. E quem denunciou o caso foi o Ivan Capelli, que na quinta-feira afirmou que o diálogo era uma brincadeira publicada na Net há mais de seis anos. Se forem comparar com o link em cima, verão as inumeras semelhanças com o diálogo "verdadeiro". Só uma achega: ali fala-se de um tal Karl Scheister, procurador da Ferrari. Esse tal senhor nunca existiu.


Ora, isto já virou uma bola de neve. Tão grande que outro dos famosos blogueiros, o Ico, foi falar com Luca Colaianni, o "sisudo" acessor de imprensa da Ferrari. E a resposta é esta, que passo a transcrever:


"Eu ouvi o assessor da Ferrari, Luca Colajanni, e vivi o momento impagável de ver um sujeito normalmente sisudo e durão se esgoelar de tanto rir. Detalhe: Colajanni até hoje passa as corridas usando fones de ouvido e escuta toda a comunicação da equipe. Sua explicação é até óbvia: apenas três pessoas conversaram com Rubens Barrichello na prova: seu engenheiro Gabrielle Delli Colli, Ross Brawn e Jean Todt. A Ferrari também nunca teve um funcionário chamado Karl Scheister."


Como é obvio, o jornal corrigiu hoje o tiro e afirmou que o diálogo é falso. Se o livro vai ser publicado ou não, desconheço. Mas outro dos colegas da blogosfera, o Luiz Alberto Pandini, (e não Antônio, como estava no original...) conta hoje uma "estória" acerca do senhor Martins, sobre o famoso "trono errado" do James Hunt, no GP de França de 1977, em Dijon. Para Martins, isso aconteceu em 1976, em... Paul Ricard, numa corrida em que... o inglês venceu.


"'Histórias, Lendas, Mistérios e Loucuras da Fórmula 1', da Panda Books. Você vai descobrir por que Lemyr Martins é considerado a maior autoridade jornalística da Fórmula 1 no Brasil!” é o que diz o jornal. Acho que em termos de disparates, o Galvão Bueno tem um serio rival...

A Formula 1 volta a Portugal!

Depois da McLaren ter confirmado esta semana os testes no Autódromo de Portimão, a Honda anunciou hoje que também testará no novo autódromo português, nos dias 15 a 17 de Dezembro.




Para além destas duas equipas, os rumores sobre a possível presença da Ferrari têm-se adensado, pelo que os próximos dias poderão trazer mais novidades a este respeito. Aliás, outras equipas de Fórmula 1 vão estar presentes na prova de inauguração do autódromo, dentro de uma semana, para verificar as condições do circuito e avaliar a possibilidade de marcar testes para a pista, também em Dezembro. E com isso, decidir-se-á se o Autódromo Internacional do Algarve (o nome oficial da pista), passará ou não a ser um local habitual para os testes de 2009. Esperemos que sim, e que seja o primeiro passo para algo maior!

Olha que coincidência...

Uma coisa que nunca gostei muito, é ter alguém num evento desportivo a cantar o hino nacional do seu país. Não é que eu não seja patriota, muito pelo contrário, mas sim porque acho a coisa uma mera americanice.




Ora... no mesmo dia em que recebo um comunicado a dizer que a inauguração do Autódromo do Algarve, que vai ser dia 2 de Novembro, vai ter a cantora Rita Guerra a cantar o Hino Nacional, umas horas mais tarde, outra cantora famosa pelas minhas bandas, a Fafá de Belém, ira fazer o mesmo, no Autódromo de Interlagos.


Os meus amigos brazucas dizem que ela tem fama de "pé fria". Traduzido para português corrente, significa que dá azar. Ora, ela confessa ser fã de Nelson Piquet, e que hoje em dia, transferiu o apoio para o seu filho. Ora, não é preciso dizer muito mais, não é?


Já agora, se os meus amigos brazucas quiserem ter uma ideia como é o nosso hino, podem ver aqui.

GP Memória - Japão 1993


Com o título mundial atribuído, e com o anúncio da retirada de Alain Prost da competição, o ambiente era bastante mais descontraído do que o habitual, embora no mês que tinha passado entre as corridas do Estoril e de Suzuka, muito tinha acontecido no paddock.


Primeiro que tudo: a McLaren tinha assinado um acordo com a Peugeot, para fornecer motores para 1994. A marca francesa iria estrear-se na Formula 1, depois de uma carreira bem sucedida dos Sport-Prototipos. Contudo, isso tinha vindo muito tarde para manter Ayrton Senna na McLaren, ele que tinha finalmente assinado um acordo de três temporadas com a Williams-Renault, ao lado de Damon Hill. Entretanto, a Lotus decidira manter Pedro Lamy até ao final da temporada, pois Alex Zanardi ainda não estava em forma para voltar ao volante. A Jordan confirmava a estreia de Eddie Irvine no seu carro, enquanto que a Larrousse dispensava Philippe Alliot para colocar no seu lugar o local Toshio Suzuki, sem qualquer tipo de relação com Aguri Suzuki.


Entretanto, na Minardi, Christian Fittipaldi ia-se embora mais cedo, para ser substituído pelo francês pagante Jean-Marc Gounon. A Ligier, cujo novo proprietário, Cyril de Rouvre, passava por problemas legais, colocava no carro de Martin Brundle um belo desenho feito pela pena de Hugo Pratt, o mesmo desenhador de Corto Maltese.


Nos treinos, Alain Prost consegue a “pole-position”, com Ayrton Senna a seu lado. Na segunda fila ficavam o segundo McLaren de Mika Hakkinen e o Benetton-Ford de Michael Schumacher. Na terceira fila ficavam o Ferrari de Gerhard Berger e o Williams de Damon Hill, que por causa de um despiste, não conseguia mais do que este sexto posto. Na quarta fila ficavam o Footwork de Derek Warwick e o Jordan de Eddie Irvine, surpreendendo muita gente no seu GP inicial. Certamente, aproveitando o seu conhecimento de Suzuka… Para fechar o “top ten”, ficaram o segundo Footwork de Aguri Suzuki e o Benetton de Riccardo Patrese. Pedro Lamy alinhava no vigésimo posto da grelha, ao lado do seu companheiro, Johnny Herbert.


Na partida, Senna parte melhor e fica com a liderança, seguido de Prost e Hakkinen. Berger é o quarto e Irvine o quinto, mas logo a seguir, é ultrapassado por Schumacher e Hill, que tinham tido más partidas. Quem ficava ainda na primeira volta era Andrea de Cesaris, com uma avaria eléctrica no seu Tyrrell-Yamaha.


Poucas voltas depois, o motor de Jean Alesi explode, enquanto que o seu companheiro Berger aguenta Schumacher e Hill, que tentam chegar ao quarto posto. No final da décima volta, o alemão da Benetton, que tinha sido ultrapassado por Hill, toca no Williams na zona da chicane e fica com a roda frente-esquerda torta, desistindo na hora. Iria ser o primeiro de muitos toques entre os dois...


Poucas voltas mais tarde, quando os líderes começam a fazer a sua primeira troca de pneus, a chuva faz a sua aparição. De início, não se fazem as trocas para pneus de chuva, mas com o tempo, a intensidade aumenta, e aí elas são inevitáveis. Prost volta temporariamente à liderança, quando Senna para a troca, mas cedo regressa à primeira posição.


Contudo, um pouco mais tarde, a chuva parou e o sol voltou a fazer a sua aparição, fazendo com que os pilotos voltassem a colocar pneus slicks, já que começava a surgir uma linha seca. Senna desembaraçou-se de Prost e Hill, e Hakkinen apossou-se da terceira posição, numa corrida sem erros. Hill era o quarto, enquanto que mais atrás, Rubens Barrichello fazia uma excelente corrida e estava na zona dos pontos, e Derek Warwick, o sexto, estava a ser assediado pelo novato Irvine.


De facto, o piloto irlandês estava a fazer uma excelente corrida, mas as suas atitudes na pista estavam a chatear os outros. Hill e Senna ficaram chateados com a sua prestação, e Warwick foi o que teve pior desfecho, pois a três voltas do fim, quando disputavam a sexta posição na chicane, Irvine colocou-o fora de pista. Por essa altura, o Lotus de Pedro Lamy, que rolava na décima posição, sofre um despiste numa das curvas rápidas depois da meta, acabando ali a sua corrida.


No final, Senna corta a meta como vencedor, conquistando a sua 40ª vitória, e a 103ª vitória para a McLaren. Nessa altura, a equipa de Ron Dennis tinha igualado a Ferrari no número de vitórias na história da Formula 1. Depois vinha Prost, e o novato Hakkinen, estreando-se nos pódios, e conquistando o primeiro para a Finlândia em dois anos… nos restantes lugares pontuáveis ficavam Damon Hill, e os Jordan de rubens Barrichello e Eddie Irvine.


Contudo, a corrida teve uma “terceira parte”. Insatisfeito com as manobras de Irvine, Senna foi tirar satisfações ao irlandês devido às suas manobras perigosas. O irlandês respondeu de forma irónica e arrogante, e Senna respondeu… dando-lhe um murro. No final, o brasileiro disse que ele “não era um piloto, mas sim um idiota”, enquanto que o irlandês disse que “ele ganha tanto dinheiro, devia ultrapassar-me com mais facilidade”. A Fórmula 1 acabava de acolher no seu seio um dos mais coloridos pilotos de sempre…


Fontes:

Santos, Francisco – “Formula 1 93/94, Ed. Talento, Lisboa/São Paulo, 1993

http://en.wikipedia.org/wiki/1993_Japanese_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr547.html

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

WTCC - Okayama (Apresentação)

A temporada de 2008 do WTCC está a chegar ao fim, e este fim de semana começa as rondas asiáticas, com paragens no Japão e Macau. Nesta viagem a um circuito completamente novo para a esmagadora maioria dos pilotos, Tiago Monteiro revela as suas aspirações para o fim de semana competitivo.


Okayama, que não é mais do que o novo nome para o circuito de Ti-Aida, que recebeu a Formula 1 em 1994 e 95, é uma pista onde não é possível apontar favoritos à partida. Mas pelo que já viu, Tiago acredita numa boa adaptação dos SEAT ao traçado nipónico: "Okayama parece ser uma pista com grande diversidade de situações. Há rectas longas, curvas rápidas e em apoio e uma ou outra curva mais lenta. Só um ou dois pilotos do WTCC já lá correram, pelo que estamos quase todos nas mesmas circunstâncias e na expectativa do que vamos encontrar. Pelo que temos feito esta época, estou confiante de que a adaptação dos SEAT vai ser rápida.", referiu.



O primeiro contacto com a pista de Okayama está marcado para a próxima sexta-feira. Na SEAT Sport o momento é de particular responsabilidade. Tiago Monteiro é uma peça importante no trabalho de equipa para consolidar a liderança no campeonato de construtores. A estratégia já está definida e não mudará muito da que foi praticada nas últimas etapas na Europa.


"Mais uma vez, na qualificação vamos trabalhar em conjunto. A prioridade é garantir bons tempos e voltas limpas para o Yvan Muller e para o Gabriele Tarquini e depois tentar que estejamos os 5 com boas posições na grelha. Para a corrida, mantém-se o trabalho de equipa. O meu objectivo é continuar a ajudar a SEAT a somar pontos para os construtores. Estamos cada vez mais perto de cumprir o objectivo a que nos propusemos no início do campeonato. Mas ainda há muitos pontos em jogo, pelo que é importante manter o ritmo até final", disse Tiago.



A etapa do WTCC neste circuito japonês terá transmissão no Eurosport, com a Qualificação em directo no dia 25 de Outubro (Sábado) às 08H00. O Warm Up será transmitido em diferido no dia 26 de Outubro (Domingo), às 04H45, enquanto as duas Corridas serão transmitidas em directo, às 05H15 e 06H45, hora portuguesa.

Rumor do dia: Tiago Monteiro quis comprar equipa da GP2

O site português sportmotores.com anunciou esta noite que o piloto português Tiago Monteiro esteve interessado na compra de parte ou da totalidade da BCN Competicion, a equipa da GP2 dirigida pelo argentino Enrique Scabaloni.

Segundo o site, noticias vindas de Espanha dão conta das dificuldades financeiras da BCN, tendo esta temporada terminado o campeonato de GP2 na penúltima posição, com apenas cinco pontos. Tiago Monteiro seria um dos principais interessados, e que contaria com importantes apoios financeiros.


Scalabroni reconhece que diversas entidades se mostraram interessado em comprar a BCN Competicion, não desmentindo os contactos com o piloto português, mas não revela as suas identidades. ”Nos últimos três anos tivemos mais de quinze propostas para a compra parcial ou total da nossa equipa de GP2 por parte de grupos e companhias espanholas e europeias muito importantes, cujos nomes não podem ser revelados devido a motivos de confidencialidade”, sublinhou o argentino.


Contudo, no final de ontem, Scabaloni decidiu não vender a equipa nenhuma das propostas que recebeu detinha as características necessárias: ”Até ao dia de hoje, nada me foi apresentado com as garantias necessárias para que fosse levada a cabo uma operação de venda”, concluiu.

Uma equipa tuga na GP2? Ui, teria sido muito, mas muito interessante...

Instalem lá isso nos vossos blogues!

Pois é. mal cheguei aqui e deparei-me com a mais recente funcionalidade do Blogger, os Seguidores... e gostei. Tanto que já me inscrevi como seguidor em mais de uma dezena de blogs... para começar!
Já está lá uma coisinha para vocês clicarem na vossa barra à direita. Agora vou saber, finalmente, quem segue esta "Biblia" do automobilismo. Ah pois!