terça-feira, 26 de junho de 2007

O piloto do dia: Philippe Streiff

O piloto que falo hoje é alguém que nunca teve uma grande carreira na Formula 1, mas que um dia, devido a um azar e à má assistência, vê a sua vida mudar para sempre. Depois disso, torna-se no criador do maior evento de karting indoor do mundo e num campeão da causa dos deficientes motores. Falo-vos hoje de Philippe Streiff.


Nasceu a 26 de Junho de 1955 (faz agora 52 anos) em La Tronche, na região de Grenoble, França. Começa a sua carreira em 1977, ao ganhar o Volante Motul, em Nogaro, e no ano seguinte passa para a Formula Renault. Depois de uma passagem pela Formula 3 europeia, durante dois anos, volta para o campeonato francês em 1981, onde se torna vencedor.



Em 1982, vai para a Formula 2 europeia, a bordo da equipa AGS, que o vai acompanhar ao longo da sua carreira. Fica lá até 1984, onde consegue ganhar uma vez, tendo sido quarto classificado no campeonato por duas vezes. No final desse mesmo ano, começa os seus primeiros passos na Formula 1, quando a Renault inscreve um terceiro carro para Streiff. Abandona a corrida com problemas de transmissão.


Em 1985, Streiff disputa a Formula 3000, substituta da Formula 2, de novo pela AGS, mas a meio da época, a Ligier chama-o para a sua equipa, como substituto de Andrea de Cesaris, despedido depois do GP da Austria. Corre pela equipa no resto da época, excepto no GP da Africa do Sul, onde corre pela Tyrrell, já que a Ligier não vai ao pais, devido ao boicote feito pelas equipas francesas.


É na Australia que Streiff consegue a sua melhor posição de sempre: um terceiro lugar. Mas isso esteve em risco na última volta da corrida, quando teve um incidente com... Jacques Laffitte, seu companheiro na Ligier! Ambos lutavam pelo segundo lugar, quando se desentenderam a poucas centenas de metros da meta. Laffitte acabou em segundo, enquanto que Streiff cortou a meta em três rodas, mas em terceiro! No final da época, os quatro pontos deram-lhe o 15º lugar da classificação geral.


Em 1986 volta para a Tyrrell, onde consegue alguns bons resultados. Fica com três pontos, o que lhe dá o 14º lugar da classificação. Continua no ano seguinte, onde consegue mais quatro pontos e o 15º lugar na classificação geral. Pelo meio, sobrevive incólume a um acidente terrível em Spa-Francochamps, onde se envolve... com Jonathan Palmer, o seu companheiro de equipa!



Em 1988, a equipa onde correu nas camadas inferiores, a AGS, decide aventurar-se na Formula 1, e Streiff torna-se no seu único piloto. Apesar de ser um piloto que termina regularmente as corridas, e de dar nas vistas (chegou a lutar pelo quarto lugar no GP do Canadá, numa batalha contra... Nelson Piquet, num Lotus-Honda Turbo, antes de desistir com problemas mecânicos) não consegue chegar aos pontos, a primeira época completa em que isso acontece.


Renova o contrato para 1989, e tem até uma boa máquina, mas quando a sua equipa está no Rio de Janeiro para á série final de testes rumo à nova temporada, um grave acidente veio pôr termo à sua carreira de uma forma brutal. O seu carro despista-se numa curva e sai para fora da cerca, destruindo o arco de protecção que o protegia de um impacto na cabeça. Para piorar as coisas, a assistência médica no circuito foi deficiente, o que veio agravar a fractura no pescoço, deixando-o tetraplégico.


A sua carreira na Formula 1: 54 Grandes Prémios, em cinco temporadas, um pódio, 11 pontos.


Depois de uma longa convalescença e de muita terapia, abre um kart indoor em 1991. Dois anos mais tarde, decide organizar uma competição de "karting indoor" no Pavilhão de Bercy, em Paris, cuja primeira edição fica famosa pelo facto de ser a última vez em que Alain Prost e Ayrton Senna se defrontaram juntos, em pista.


Nos últimos anos, tornou-se num paladino da causa dos deficientes fisícos, torando-se conselheiro técnico junto do governo francês, especialmente nos ministérios dos Transportes e da Juventude e Deporto. Nas últimas eleições presidenciais, foi apoiante de Nicolas Sarkozy, e aceitou dar a cara num video acerca das dificuldades que os deficientes como ele têm no dia-a-dia.

2 comentários:

Rodrigo Mattar disse...

O companheiro de equipe de Philippe Streiff na Tyrrell, quando do acidente da foto em Spa, era Jonathan Palmer. Martin Brundle fora para a Zakspeed, no lugar que era do seu compatriota.
Aquele abraço!

Speeder76 disse...

Pois é, agora que vejo o capacete dele na foto. Tenho que corrigir esse erro. Obrigado pelo aviso!