terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Formula 3: Ivan Domingues prepara a sua temporada no Estoril


A temporada de 2025 será aquela onde o leiriense Ivan Dominges irá se estrear na Formula 3, ao serviço da Van Amersfort Racing. A competição, uma das que fazem parte do fim de semana da Formula 1, começa este ano na Austrália e terá rodadas duplas ao longo de dez corridas.  

Contudo, antes da sessão de testes coletivos, Domingues irá ter dois dias de preparação no Autódromo do Estoril, com o seu carro, nos dias 13 e 14 deste mês. Esses dois dias trabalho vão decorrer com a equipa britânica Double R Racing, fundada em 2004 por Kimi Raikkonen e Steve Robertson, seu manager, e têm como principal objetivo a adaptação à nova categoria de Fórmula 3.

"Rodei pela primeira vez em Fórmula 3 nos testes de final de época do ano passado. Agora o objetivo passa essencialmente fazer quilómetros e ganhar o máximo de experiência na categoria. Apesar de este não ser um Fórmula 3 com as novas especificações do mundial de 2025, os carros têm semelhanças e esta é uma grande oportunidade de ganhar conhecimento, para chegar o melhor preparado possível aos testes oficiais com a VAR, que decorrem logo na semana seguinte na Catalunha", começou por afirmar Ivan Domingues no seu comunicado oficial. "Estou muito entusiasmado também porque, ao mesmo tempo, é uma oportunidade de rodar em Portugal e no Autódromo do Estoril, um circuito exigente e verdadeiramente mítico", continuou.

Depois de testar no Estoril, a preparação prossegue entre os dias 19 e 21 de fevereiro, em Barcelona, na sessão de testes oficial do Campeonato FIA de Fórmula 3, em que os pilotos vão ter o primeiro contacto com o novo monolugar. "Aí será o primeiro contacto com um carro absolutamente novo, que segundo as novas especificações recebe alterações sobretudo nos pneus e no pack aerodinâmico. Quantos mais quilómetros acumular até lá, melhor, daí a importância deste teste no Estoril", concluiu.

Aos 18 anos, e depois de uma temporada na Formula Regional European Championship, onde conseguiu dois pódios e o décimo lugar no campeonato, com 78 pontos, pela Van Amersfoort, a nova temporada o colocará num desafio ainda maior, mais competitiva - terá 30 pilotos na grelha, em carros idênticos. 

Sem comentários: