sábado, 12 de julho de 2025

Formula E: Evans foi o melhor à chuva em Berlim


Mitch Evans foi o grande vencedor da primeira corrida da Formula E em Berlim, conseguindo a sua segunda vitória na temporada. O piloto da Jaguar foi o melhor perante o Porsche de Pascal Wehrlein, numa corrida marcada pelas condições atmosféricas, cheio de chuva ao longo de sábado, anulando a qualificação e baseando a grelha nos melhores tempos dos treinos livres.  

Quanto a António Félix da Costa, apesar de na meta ter acabado em terceiro, foi penalizado em cinco segundos por causa de um toque no Maserati de Jake Hughes, suficiente para ele fazer um pião e o piloto português cair na classificação geral para o décimo lugar, perdendo o pódio para o Mahindra de Edoardo Mortara.

Com a pista húmida na hora da corrida - tinha deixado de chover, mas a superfície ainda não tinha secado - Evans largou bem e conseguiu manter o comando da corrida, seguido por Frijns, no seu Envision, Max Gunther em terceiro e António Félix da Costa em quarto, segurando o Nissan de Oliver Rowland. Ao mesmo tempo, Jake Hughes ficava parado na grelha, sem poder arrancar, acabando ali a sua corrida.

Os pilotos não perderam tempo em ir para o Attack Mode, e na terceira volta, os pilotos da Porsche foram os primeiros, seguido por Evans, no seu Jaguar. Frijns ficou com o comando, mas foi temporário, pois foi passado pelo piloto da Jaguar. Felix da Costa tentou ir atrás, subindo de sexto para quarto, e duas voltas depois, já era segundo, perseguindo o piloto neozelandês, com Wehrlein a subir para quinto, mas a ter Frijns e Gunther a bloqueá-lo, com ele a tentar chegar aos lugares do pódio. Pouco depois, o piloto alemão passou-os e ficou com o terceiro posto.

Na volta 11, o alemão atacou o piloto português para ficar com o segundo posto, enquanto Frijns os atacava, com a energia extra do Attack Mode a acabar. Pouco depois, na volta 24, começaram a acontecer os Pit Boost, as paragens nas boxes para recarregamento. Evans foi o primeiro, seguido pelos Porsche de Wehrlein e Felix da Costa.

Na volta 29, David Beckmann bate no muro, depois de ter sido empurrado por Sergio Sette Câmara, e o Safety Car acabou por entrar na pista, juntando todos num pelotão compacto para as voltas finais. A corridas recomeçou na volta 32, com alguns pilotos - Evans foi o único da frente - a ir para o Attack Mode, mantendo o comando. Ao mesmo tempo, Rowland, que era nono, fez um pião, depois de ter sido tocado pelo Maserati de Stoffel Vandoorne e caiu para o fundo do pelotão. Rowland tinha danos na sua suspensão e foi obrigado a abandonar.

Com mais duas voltas adicionais às 39 iniciais, Evans tentava controlar os seus adversários. Wehrlein era segundo, com Gunther e Felix da Costa atrás, usando a energia extra da segunda passagem deles pelo Attack Mode. O alemão aproximou-se para atacar o neozelandês da Jaguar, mas ele conseguiu resistir no final e conseguir a segunda vitória do ano. No lugar mais baixo do pódio, estava inicialmente Felix da Costa, noutro Porsche, mas ele foi penalizado em cinco segundos e caiu para décimo, dando o pódio para Mortara, que ficou na frente do McLaren de Taylor Barnard e o outro Jaguar de Nick Cassidy.   

No campeonato, Rowland e Wehrlein tem uma diferença de 58 pontos, ainda suficiente para o britânico poder ganhar o título em Berlim. O que poderá acontecer neste domingo, na segunda corrida.  

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