Primeiro de tudo, o que alcançaram: 1704 quilómetros com uma só carga (1059 milhas), num carro que é mais pesado que o Polestar 3. Superou plenamente, por exemplo, o "record" anterior de 1205 quilómetros (749 milhas), que havia sido estabelecido recentemente pelo sedan elétrico Lucid Air. Contudo, o teste não foi convencional. Em quase todos os aspectos.
Primeiro, foi realizado durante sete dias, por 40 engenheiros da General Motors (GM) em vias públicas próximas ao campo de provas de Milford, em Michigan, e também na região de Belle Isle, o percurso foi feito com velocidade constante de apenas 20 a 25 km/hora, sob clima ameno, e com diversos ajustes pensados para reduzir ao máximo o consumo energético. Ou seja, um verdadeiro teste num carro pesadamente modificado para otimizar o objetivo.
Ainda por cima, a versão utilizada neste teste foi a EV Work Truck 2025, que é a mais basica da linha. Voltada ao trabalho pesado, ela entrega autonomia estimada de 792 km segundo a EPA, sem recorrer a truques tecnológicos. O segredo está na bateria colossal de 205 kWh, a mesma usada em modelos bem mais caros e sofisticados da GM, como o Hummer EV e o Cadillac Escalade IQ. Ainda por cima, ela dispensa telas enormes, acabamento refinado e rodas chamativas. E é essa simplicidade que ajuda a reduzir o peso e aumentar a eficiência, permitindo que ela vá ainda mais longe.
E neste teste, com a condução extrema, eles conseguiram fazer com que rodasse um percurso que foi mais do dobro da autonomia homologada, atingindo 214 por cento além do esperado.
O que a GM quis provar? Com o avanço da tecnologia, rodar mais de mil quilómetros com um elétrico pode, em breve, deixar de ser apenas um feito de laboratório para passar a ser algo do dia-a-dia.


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