sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Noticias: Tampa de esgoto afeta sessões de treinos em Las Vegas


O fim de semana de Las Vegas já começou, e claro, correr num circuito urbano tem os seus problemas. A sujidade na pista é o menor dos problemas, mas o mais sério foram as tampas de esgoto, que causaram problemas na segunda sessão de tempos livres. Não foi tão sério como em 2023, mas mesmo assim, foram mostradas bandeiras vermelhas. 

A segunda sessão de treinos livres do Grande Prémio de Las Vegas ficou marcada por duas bandeiras vermelhas, originadas por problemas com uma tampa de esgoto solta, que interromperam a ação e dificultaram a avaliação do verdadeiro potencial das equipas para o restante fim de semana.

A primeira interrupção surgiu quando foi reportada uma tampa de esgoto solta na zona do último setor, obrigando a uma paragem de 16 minutos e inspeção da pista pelas autoridades. A ação foi retomada pouco depois, mas uma segunda bandeira vermelha foi rapidamente mostrada, com os responsáveis a jogarem pelo seguro.

A FIA declarou então: “Alguns membros da equipa do race control permaneceram no local quando a sessão foi reiniciada. Relataram que a tampa do esgoto se estava a mexer à medida que os carros passavam por cima, o que levou ao encerramento da sessão com bandeira vermelha. Inspeções adicionais estão em curso.


Claro, alguns pilotos já disserem de sua justiça em relação à pista. E não foi nada favorável, como desabafou Oliver Bearman, piloto britânico da Haas, que considera o circuito menos divertido onde andou, em comparação com Jeddah e Baku, por exemplo.

Fiquei chocado com o baixo nível de aderência, foi uma sessão desafiante com chuva, tráfego e interrupções, mas aprendemos muito. É, claramente, o circuito citadino menos divertido onde já competi, pela combinação de pouca aderência e paredes próximas. O traçado em si tem carisma, mas não há muito mais de positivo a apontar.”, comentou.

Las Vegas, como se sabe, é uma grande aposta da Liberty Media, demora a convencer, junto de fãs e pilotos. Até agora, mostrou pouco gosto pelo desafio da pista, que por ser citadina, apresenta habitualmente baixos níveis de aderência, quer pela especificidade do asfalto, quer pelas baixas temperaturas que dificultam a chegada dos pneus à janela ideal. É verdade que querem fazer disto a pista ideal num cenário cheio de luzes como a Strip de Las Vegas, mas se calhar uma mudança de horários ou de altura do ano não seria uma má ideia, porque desta maneira, é preciso ter muita paciência para ver o investimento compensar.

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