quinta-feira, 27 de novembro de 2025

WRC 2025 - Rali da Arábia Saudita (Dia 1)


Adrien Formaux lidera o rali da Arábia Saudita, seis segundos exatos de vantagem sobre o Toyota de Sami Pajari. O Ford de Martins Sesks não anda longe, em terceiro, a 6,9, no seu Ford, na frente de Ott Tanak, no seu último rali a tempo inteiro, a 13,7. Tudo isto numa prova marcada por muitos furos, devido á dureza da superfície de terra. 

Prova de estreia no WRC, e a última do calendário, o primeiro dia começou ontem à noite, quando na Jameel Motorsport Super Special, Ott Tanak, que está no seu último rali a tempo inteiro num Hyundai oficial, levou a melhor sobre a concorrência, liderada por Sebastien Ogier, por 1,2 segundos. Martins Seks, no seu Ford, era o terceiro, a 1,6. 

O dia de quinta-feira começou com passagens duplas por Al Fasallyah, Moon Stage e Khulays, e começou com Martins Sesks ao ataque, ganhando as duas primeiras especiais, na primeira vez, a 0,3 de Sami Pajari, e na segunda ocasião, a 4,3 de Adrien Formaux. No final da manhã, Pajari foi o melhor, 6,8 segundos melhor que Sesks, que... se enganou na direção, depois de Elfyn Evans ter cometido o mesmo erro. Kalle Rovanpera furou e perdeu 49,6 segundos.

No final, um frustrado Rovanpera falou sobre o que aconteceu: "Não bati em nada. Isto [o furo] resume-se perfeitamente este ano. O tempo todo assim. Agora, basicamente, a menos de um quilómetro do início da etapa... e pronto. É o que é.", lamentou.


A parte da tarde começou com a segunda passagem dos carros pelas classificativas da manhã, com Sesks ao ataque, ganhando na segunda passagem por Al Fasallyah, 2,2 segundos de vantagem sobre Sami Pajari e 3,1 sobre Formaux e Ogier, empatados no terceiro lugar. Nasser Al Attiyah perdeu a porta traseira do seu Puma Rally1 depois de ter caído mal depois de um salto. 

Pajari ganha na especial seguinte depois de Sesks ter furado e perdido 16,8 segundos, mas não foi o único, pois Takamoto Katsuta também furou e Nasser Al Attiyah sofreu um furo tão grande que teve de mudar a roda, perdendo mais de sete minutos. Tudo isto numa especial que muitos consideravam "abrasiva". 

Mas a liderança da Pajari foi sol de pouca dura, porque ele também furou, e o comando caiu nas mãos de Formaux, numa especial ganha por Ott Tanak, que conseguiu uma vantagem de 0,8 sobre Thierry Neuville e 2,9 sobre Formaux. 

O dia acabou com Ogier a levar a melhor, empatado com Sesks, na segunda passagem pela Jameel Motorsport Super Special. Tanak foi o terceiro melhor, a 0,5 segundos, na frente de Thierry Neuville, a 0,6. 


Depois dos quatro primeiros, o quinto é Thierry Neuville, a 14,9, na frente de Takamoto Katsuta, a 22,9, no seu Toyota. Sebastien Ogier é sétimo, a 44,2, na frente de Kalle Rovanpera, a 1.21,2. E a fechar o "top ten" estão o Toyota de Elfyn Evans, a 1.25,3, e o Ford de Gregoire Munster, a 2.10,9.

O rali da Arábia Saudita prossegue na sexta-feira, com mais seis especiais.

Sem comentários: