quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Noticias: Haas terá a Toyota como patrocinadora principal


A Haas F1 terá a sua aliança com a Toyota ainda mais reforçada em 2026, passando de uma colaboração técnica limitada, vocacionada para testes privados e apoio de engenharia, para ser na próxima temporada uma de patrocinador principal, embora Gene Haas afirme que não tem qualquer intenção de vender a equipa. Contudo, pelo envolvimento da marca japonesa, o futuro dirá se este TGR Haas F1 Team é apenas um laboratório partilhado ou o primeiro passo de um regresso em força da marca japonesa à Fórmula 1.

Para além disso, a equipa anunciou que o novo chassis, o VF-26, será apresentado a 23 de janeiro, na semana anterior ao teste privado de Barcelona com os novos carros de 2026. 

Akio Toyoda, presidente da Toyota e figura central desta aproximação, não esconde o carácter de arranque de um novo ciclo. “Ao longo dos desafios da temporada de 2025, vi jovens pilotos e engenheiros da TGR começarem a acreditar no seu próprio potencial e a apontar a sonhos ainda maiores”, afirmou. “Ver essa transformação emocionou-me profundamente. E hoje posso dizê-lo com confiança: a Toyota finalmente começou a mover-se, a mover-se mesmo”, continuou.

Ao darmos mais um passo em frente na nossa parceria com a Haas no próximo ano, o mantra ‘Pessoas, Produto, Pipeline’ da TGR vai acelerar de uma forma que nunca vimos”, destacou Toyoda. “Chegou a hora de a próxima geração dar os seus primeiros passos rumo ao palco mundial. Juntamente com Gene Haas, Ayao e todos na TGR Haas F1 Team, vamos construir tanto uma cultura como uma equipa para o futuro”, concluiu.


Do lado da Haas F1 Team, Ayao Komatsu, o diretor desportivo, afirma:

A nossa relação de trabalho até à data tem sido tudo o que esperávamos. Isto foi evidente pelo nosso sucesso no TPC esta temporada, mas também houve muito mais a acontecer nos bastidores – incluindo o desenvolvimento e a instalação do simulador nas nossas instalações em Banbury para 2026. O desenvolvimento do pessoal, com todos a trabalhar em colaboração entre a Haas F1 Team e a TGR, beneficiou-nos muito, e isto só tende a aumentar à medida que a nossa parceria amadurece.”, concluiu.

Verdade que a Haas passa a ser mais Toyota em 2026, e ainda faltem elementos essenciais para afirmar que a marca japonesa faça um regresso, algo que não acontece desde 2009, este maior envolvimento da marca japonesa não deixe de pensar que eles, apesar de andarem em diversas modalidades automobilísticas - Hypercar, WRC - a Formula 1 também poderá ser algo a considerar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...