Não sei se isto vira novela, comédia, ou caso de policia, mas Giedo van der Garde virou o homem do momento e todos os holofotes estão apontados para ele. Por todas as razões... menos as desportivas. Como podem ver, coube no fato de competição do Marcus Ericsson, que aparentemente, iria ser o sacrificado neste fim de semana australiano.
Mas isto pode não ser tudo: é que nesta madrugada, segundo conta o jornalista Adam Cooper, o advogado de Giedo van der Garde está no tribunal para pedir... a detenção de Monisha Kalterborn, a patroa da Sauber. O caso está a ser acompanhado pelo Twitter do jornalista, e segundo ele, está a acusá-la de obstrução à justiça.
Por muito que as pessoas odeiem e o mostrem como o "mau da fita", Van der Garde não faz mais do que valer os seus direitos. O "mau da fita" é a Sauber, na figura de Kalternborn, por ter permitido validar um contrato e assinar outros dois, por pilotos pagantes - que pagaram bem caro pelo seu direito de correr por ali - e depois um deles têm de ser sacrificado porque o outro piloto, que levou menos dinheiro, valeu os seus direitos trabalhistas sobre um contrato que não foi anulado, ou que os advogados se esqueceram de o anular devidamente.
Já agora, a FIA já lavou as mãos deste assunto, qual Pôncio Pilatos, afirmando que "é uma questão entre Sauber e Van der Garde". E é verdade: é uma questão trabalhista entre duas partes. E para vos ser honesto, a Sauber não têm hipótese nenhuma. O tribunal está a pedir uma lista de bens para apreender, caso chegue a esse ponto, e Monisha Kalternborn já saiu do circuito, provavelmente rumo ao tribunal.
Mas esta foto acima é um teatro, para inglês ver. Se parecia que Marcus Ericsson iria ser o sacrificado para cumprir uma decisão de um tribunal local, a realidade é outra. E essa se chama Super-Licença. É que a ela não foi renovada para o piloto holandês - apesar de ter feito alguns treinos livres no ano passado - e apesar de poder correr nos primeiros treinos livres com ela - não poderá correr no resto do fim de semana, porque este não chegará a tempo. É que em média, a FIA demora cerca de 15 dias para os emitir.
Portanto, tudo isto é mais teatro do que outra coisa. Mas Van der Garde é o grande vencedor do fim de semana. Fez valer os seus direitos e denunciou um erro cometido por uma equipa, que julgava que podia rasgar contratos e sair impune. Não foi assim, mas a novela ainda não acabou.
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