sábado, 25 de fevereiro de 2023

Noticias: Félix da Costa exuberante pelo resultado


Depois da grande corrida deste sábado, na Cidade do Cabo, onde o piloto português acabou por triunfar, partindo do... 13º posto da grelha de partida, e depois de uma grande manobra para passar o francês Jean-Eric Vergne, na penúltima volta da corrida, António Félix da Costa alcançou a sua primeira vitória ao serviço da Porsche, e a terceira da marca nesta temporada, depois do triunfo duplo de Pascal Wehrlein na Arábia Saudita.

Comemorando alegremente no pódio, no final contou os seus sentimentos em relação a esta vitória.    

"Hoje foi no braço! Que dia, que corrida, que momento. Eu sabia que tinha um carro forte em corrida, mas largando de 11º as coisas não pareciam fáceis, mas nunca desisti, ataquei ao máximo e nas últimas voltas consegui passar o Vergne e vencer. Estou obviamente muito contente e agradecido à equipa Porsche por me ter apoiado sempre. Juntos demos a volta por cima e hoje esta vitória mostra bem isso.", começou por afirmar. 

"Vamos desfrutar o momento, mas continuar a trabalhar, o campeonato é longo e estamos a crescer em termos de performance! Quero agradecer a todos os portugueses que me apoiam sempre, quer nos bons momentos, mas principalmente quando as coisas não correm bem. Esse apoio é muito importante e quando hoje cortei a meta, fez-me perceber que todo o trabalho e esforço faz sentido!", concluiu.


Com este resultado, Félix da Costa subiu para a quarta posição, com 46 pontos, numa competição liderada pelo seu companheiro de equipa, Pascal Wehrlein, com 80. 

O Mundial de Fórmula E prossegue agora para a América do Sul, para a 6ª prova da temporada, em São Paulo, dentro de exatamente um mês.

Formula E: Félix da Costa foi o melhor na Cidade do Cabo


O português António Félix da Costa conseguiu a sua primeira vitória do ano, neste sábado à tarde no veloz circuito da Cidade do Cabo, na África do Sul, batendo o francês Jean-Eric Vergne numa ultrapassagem de antologia na penúltima volta da corrida sul-africana. 

A partida começou com o poleman, o francês Sacha Fenestraz, a aguentar os ataques de Mitch Evans, enquanto atrás, os pilotos tentavam ser os mais rápidos em relação à concorrência. Mas no final da primeira volta, Wehrlein tentou travar mas bateu na traseira de Buemi e acabou na escapatória, vítima dos travões. Noutro lugar da pista, Edoardo Mortara também acabava prematuramente a sua corrida. A organização decidiu colocar o Safety Car na pista para retirar os carros acidentados. 

A corrida retomou na sétima volta, com Gunther na frente de Fenestraz. Mas depois perdeu a liderança para Nick Cassidy, com Gunther caia para terceiro. Havia um pelotão entre os da frente, com Félix da Costa a subir no pelotão, especialmente quando começaram os pilotos a passar pelo modo de ataque. O piloto português, quando fez a sua primeira passagem, meteu três minutos, suficiente para passar a quarto, ultrapassando René Rast e Jean-Eric Vergne.

Entretanto, Jake Dennis foi penalizado por causa... da pressão dos pneus, que não ficaram como o planeado, e tinha de passar pelas boxes. 

Na volta 20, Max Gunther falhou a travagem e bateu no muro, oferecendo de bandeja o terceiro posto ao português da Porsche. Segundo Full Course Yellow, no momento em que Fenestraz foi para o Attack Mode, perdendo o segundo posto para Félix da Costa, e o terceiro para Jean-Eric Vergne.

Quatro voltas depois, Cassidy queria regenerar ao máximo e Felix da Costa aprobeitou para ficar com a liderança, e ele ainda tinha um minuto de Attack Mode. Ele afastou-se do pelotão, com Vergne no segundo posto, passando o piloto da Envision. Contudo, quando o português foi para o Attack Mode, perdeu a liderança para o francês. 


Na volta 30, a organização acrescentou duas voltas por causa do Safety Car, e havia um duelo final pela liderança entre Félix da Costa e Vergne, Porsche contra DS Penske. Atrás, Fenestraz era terceiro, passando Cassidy, mas o argentino perdeu o posto para o neozelandês.  

Na penúltima volta, o português conseguiu uma ultrapassagem no braço a Vergne e aguentou o ataque final do francês, acabando por ficar com liderança, conseguindo a segunda vitória da temporada para a Porsche.


No campeonato, Wehrlein continua na liderança, com 80 pontos, contra os 62 de Jake Dennis, os 50 de Jean-Eric Vergne e os 46 de António Félix da Costa. A Formula E continua dentro de um mês, a 25 de março, em São Paulo, no Brasil. 

Youtube Motoring Vídeo: As dificuldades dos carros solares

Os projetos de carros elétricos não tem sido fáceis. Apenas Tesla e Rivian tem sido os mais bem sucedidos, e ainda por cima, os projetos que têm tecnologias mais radicais, como os que incluem baterias solares nos seus chassis, ainda pior. 

Sono Motors, Lightyear e Aptera são marcas que tentam colocar essa tecnologia solar nos seus carros, porque falamos de aproveitar a energia do Sol, que é... de graça. Com o potencial de guardar até 75 quilómetros por dia, a Lighyear, por exemplo, queria fazer o 0, o mais caro, para arranjar dinheiro para conseguir financiar o 2, que seria mais barato. Mas por estes dias, suspenderam o desenvolvimento desse carro para tentar salvar a empresa, mas sem grande sucesso, pois eles pediram a proteção dos credores. 

Quanto ao Sono Motors, nesta sexta-feira, decidiu congelar a produção do seu carro, o Sion, não tendo conseguido o financiamento suficiente para o desenvolver. Este projeto queria construir um carro para o vender inicialmente a 20 mil euros, mas agora o alvo era vender a 25 mil. Isto, se começasse a ser produzido em 2023.  Mas agora decidiram parar o desenvolvimento do carro, em favor de tecnologia para outras áreas. 

Sobre o ponto de situação destas marcas e mais, eis este vídeo do canal Fully Charged. 

Formula E: Fenestraz é o poleman numa qualificação complicada


O francês Sacha Fenestraz foi o poleman na qualificação desta manhã na Cidade do Cabo. Numa  qualificação cheia de surpresas, o piloto da Nassan e.dams conseguiu uma excelente pole position, batendo o Maserati de Max Gunther, com Nick Cassidy a ser terceiro.  António Félix da Costa não conseguiu o melhor do que o 13º posto, sete lugares atrás do seu companheiro de equipa, Pascal Wehrlein.

A qualificação ficou marcada, de forma negativa, pela Mahindra. Problemas na suspensão traseira colocam em causa a segurança dos monolugares, e assim, a marca indiana resolveu retirar os quatro carros (Mahindra e ABT Cupra) da corrida de hoje por motivos de segurança. Assim sendo, apenas 18 carros iriam participar na corrida sul-africana.

Os primeiros carros em pista foram os do grupo 1, onde tínhamos Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche Formula E Team), Jean-Éric Vergne (DS Penske), Nick Cassidy (Envision Racing), Jake Hughes (Neom McLaren Formula E Team), António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche Formula E Team), Andre Lotterer (Avalanche Andretti Formula E), Sérgio Sette Câmara (NIO 333 Racing), Norman Nato (Nissan Formula E Team), Sasha Fenestraz (Nissan Formula E Team) e Dan Ticktum (NIO 333 Racing).

Os pilotos da Porsche depressa fizeram os melhores tempos, mas cedo foram apanhados por Fenestraz, Cassidy, Vergne e Lotterer. Félix da Costa e Wehrlein voltaram ao top da tabela numa sessão dinâmica, mas Fenestraz, Cassidy, Wehrlein e Vergne melhoraram também os seus tempos e passaram à fase a eliminar, deixando Félix da Costa para trás.

No Grupo 2 de qualificação estavam Jake Dennis (Avalanche Andretti Formula E), Sebastian Buemi (Envision Racing), Sam Bird (Jaguar TCS Racing), René Rast (Neom McLaren Formula E Team), Mitch Evans (Jaguar TCS Racing), Stoffel Vandoorne (DS Penske), Edoardo Mortara (Maserati MSG Racing) e Max Gunther (Maserati MSG Racing).

Evans, Dennis, Gunther e Mortara começaram a instalar-se no top 4, mas Buemi e Bird juntaram-se à lista de candidatos à fase seguinte, que seria decidido nos últimos instantes. E acabou... com bandeiras vermelhas! O incidente começou quando Mortara não conseguiu travar e bateu contra as proteções da pista, para logo de seguida Bird perder o controlo do carro e bater contra o Maserati do suíço. O piloto da Jaguar perdeu o carro na entrada da mesma curva e bateu contra o outro carro, já parado.

Retirados os carros acidentados, passou-se para a segunda fase, a eliminar.

O primeiro duelo foi entre o Porsche de Wehrlein e o carro de Nick Cassidy, com este último a conseguir ser o melhor, passando às meias-finais. A seguir, Fenestraz enfrentou Vergne e o piloto da Nissan passou à meia-final com um fim de volta impressionante... e no limite, batendo o piloto da DS Penske! O terceiro duelo foi entre Buemi e Evans, com o suíço a exagerar na entrada de uma curva e bateu contra a proteção, facilitando a tarefa ao neozelandês, que passou à próxima fase por "default".

O duelo final foi entre Gunther e Rast, e entre alemães, Gunther foi o mais rápido e passou à próxima fase.

As meias-finais tinham Fenestaz contra Cassidy e Gunther contra Evans. No primeiro duelo, o francês levou a melhor, enquanto Gunther superou o neozelandês no duelo número dois.

A final acabou por ser entre Fenestaz e Gunther. Ali, uma prestação sem mácula do piloto francês da Nissan deu a sua primeira pole-position da sua carreira, logo na sua primeira temporada completa na competição elétrica. 

A corrida começará pelas 14 horas, hora portuguesa, e será transmitido na Eleven e na Eurosport 2.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Youtube Formula 1 Video: Porque Nyck de Vries merece a Formula 1

O neerlandês Nyck de Vries sempre mostrou potencial para chegar à categoria máxima do automobilismo. Foi muito ajudado pela McLaren nos seus primeiros tempos, mas quando chegou Lando Norris, as coisas complicaram-se para ele, que começou a "andar para trás", indo para a Endurance e a Formula E. E mesmo quando acabou campeão nesta última categoria, parecia que as portas da formula 1 tinham ficado fechadas para sempre.

Ate uma sexta-feira de setembro, e uma apendicite oportuna lhe deu a chance que queria. 

De uma certa maneira, o mais recente vídeo do Josh Revell não se trata apenas de mostrar a sua carreira nas categorias de base, bem como o que realizou na categoria elétrica, como também de mostrar porque o seu talento e rapidez merecem a chance que teve agora na Alpha Tauri. 

The End: Slim Borgudd (1946-2023)


O sueco Slim Borgudd, que pilotou pela ATS e Tyrrell nas temporadas de 1981 e 1982, morreu nesta quinta-feira aos 76 anos de idade em Coventry, o lugar onde se tinha radicado nos últimos anos. Piloto com um longa carreira no automobilismo, foi bicampeão europeu de... camiões e também teve uma longa carreira na musica, sendo baterias de diversas bandas locais na sua juventude, acabando amigo de Bjorn Ulaevus, um dos integrantes dos ABBA. 

Borgudd estava doente desde há algum tempo, com a doença de Alzheimer, ao ponto de no final do ano passado ter surgido uma coleta na Net para reunir 10 mil libras para ajudar a pagar as despesas para o cuidar no lugar onde estava internado. 

Nascido a 25 de novembro de 1946 em Borgholm, na Suécia como Karl Edward Tommy Borgudd, começou a sua carreira... como musico. No inicio da década de 60 do século passado, colaborou em diversas bandas locais como baterista, onde conhece Ulaevus e colabora em alguns dos projetos posteriores, incluindo os ABBA, como musico de estúdio. Contudo, nesse tempo, compra um Lotus de Formula Ford e começa a sua carreira no automobilismo, chegando a ser campeão sueco de Formula 3, em 1979. Antes disso, em 1972, é vice-campeão de Turismos suecos a bordo de um Volvo 122.

Em 1980, participa no GP do Mónaco de Formula 3, onde acaba na terceira posição, agarrando-se ao chassis para chegar ao fim... porque este começou a desfazer-se! Tenta a Formula 2 europeia, mas sem sucesso.


Em 1981, consegue arranjar dinheiro suficiente para correr na Formula 1, ao serviço da ATS. E o seu amigo Ulaevus corre para salvar a situação, colocando o logotipo do grupo no chassis, esperando que atraia mais investidores. Apesar de um chassis pouco competitivo, consegue ser mais rápido que o outro piloto da equipa, o neerlandês Jan Lammers, suficiente para fazer sair da equipa. No GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, Borgudd aproveitou o caos para acabar a corrida na sexta posição, conseguindo o seu primeiro ponto da carreira, e o primeiro da equipa desde 1979.

As suas performances foram suficientes para que Ken Tyrrell desse um lugar em 1982, onde corre na sua equipa nas três primeiras corridas. Consegue um sétimo lugar no GP do Brasil, mas depois da corrida de Long Beach, o dinheiro acaba e ele sai da equipa, substituído por Brian Henton.

Em 1985, corre na Formula 3000 num Arrows A6 modificado, mas sem resultados, e no ano seguinte faz a mudança... para os camiões, onde se torna competitivo. Torna-se campeão europeu de camiões, e 1986 na Divisão 2, e em 1987 na Divisão 3, ambos em Volvos. Corre em Le Mans nesse mesmo ano de 1987, num Tiga, ao lado do seu compatriota Tryggve Gronvall e do britânico Andrew Ratcliffe, mas acaba por não se qualificar.  

Em 1994, regressa ao Europeu de Camiões, onde é segundo classificado, batido pelo britânico Steve Parrish, mas no ano a seguir, consegue ser campeão pela terceira ocasião, num Mercedes-Benz. Ao mesmo tempo, participa no Nórdico de Turismos, com um Mazda 626, acabando no segundo posto. Acaba por pendurar o capacete em 1997, depois de ter sido quinto classificado no Europeu de camiões, radicando-se em Coventry, abrindo uma preparadora, a Slim Racing, e participava em algumas corridas de clássicos.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Os pormenores da lesão de Lance Stroll


Alguns dias depois de se ter anunciado a lesão de Lance Stroll em Espanha, surgiram os pormenores do acidente. O canadiano caiu de bicicleta quando treinava em Málaga e fraturou ambos os punhos, sendo operado em Barcelona a um pelo mesmo médico que operou o motociclista Marc Marquez Dr. Xavier Mir. O tempo de recuperação está a ser medido, porque não se sabe quando é que o canadiano sofreu a lesão. 

Segundo conta a Motorsport.com, caso a lesão ter acontecido na semana dos testes, as chances de recuperação até à corrida de Shakir serão muito, muito baixas, logo, ele será substituído por Felipe Drugovich, que é o piloto de reserva . Se o acidente aconteceu antes, ou seja, entre a apresentação e o dias de testes, que começaram nesta quinta-feira, logo, Stroll terá mais chances de recuperação. 

Contudo, há um segundo piloto nesta equação: o belga Stoffel Vandoorne. Apesar de estar em alerta, não irá participar nestes testes devido aos seus compromissos com a Formula E, que corre neste final de semana na Cidade do Cabo, na África do Sul. E o próprio piloto belga admite que Drugovich parte na "pole-position", caso Stroll não possa correr no Bahrein, no dia 5 de março. 

O site até fala de uma hipótese mais rebuscada: a de chamarem Sebastian Vettel da sua reforma e correr na primeira corrida do ano, numa espécie de ajuda à equipa de Silverstone. Contudo, é isso mesmo: uma chance rebuscada. 

Resta esperar para saber como será a conclusão desta situação. 

Formula E: Felix da Costa quer aproveitar o momento


A Formula E estreia-se neste final de semana na Cidade do Cabo, a segunda ocasião onde a competição elétrica estará em paragens africanas, depois de Marrakesh, em Marrocos. Depois de um pódio na corrida anterior, na Índia, António Félix da Costa quer dar continuidade aos bons resultados, depois de um inicio de temporada difícil, não pontuando na jornada dupla da Arábia Saudita.

Na antevisão da proba sul-africana, o piloto de Cascais prevê uma corrida bem disputada. 

"É obviamente um circuito novo para todos os pilotos e eu pessoalmente gosto de novos desafios, portanto estou otimista. Demos um salto de performance na última corrida na Índia, mas existe mais trabalho pela frente, sobretudo na qualificação. A pista aqui em Cape Town parece-me muito desafiante, é sem dúvida rápida e provavelmente não haverá muitos pontos de ultrapassagem. A época ainda está no início e o importante é darmos mais um passo de performance e trazermos bons pontos para casa.”, comentou.

No sábado a ação em pista começa bem cedo com outra sessão de treinos livres, seguida da qualificação. A corrida da África do Sul, terá lugar da parte da tarde, com início marcado para as 14 horas, hora de Lisboa, com transmissão em direto na Eurosport 2 e na Eleven Sports 4.

Youtube Formula 1 Testing: Satoru Nakajima, Lotus-Cosworth, 1983

Satoru Nakajima faz hoje 70 anos. O ex-piloto de Lotus e Tyrrell, pai de Kazuki e Daisuke Nakajima, correu na Formula 1 entre 1987 e 1991, a uma idade relativamente tardia, e os 16 pontos e uma volta mais rápida, alcançada no chuvoso GP da Austrália de 1989 - o último em que esteve pela Lotus, a propósito - mão o impediram de ser visto como um piloto da Honda, porque ele sempre foi visto a correr pela marca japonesa. Talvez seja por isso que se tornou no primeiro japonês a participar num Grande Prémio.

Coisa interessante é que Nakajima andou a "namorar" a Formula 1 por muito tempo. E o melhor caso disso é este bideo, dele a andar num Lotus 91 no inicio de 1983 - há 40 anos, portanto - em Donington Park, para ficar com a sensação de andar num carro de Formula 1. Creio que tenha sido o seu primeiro teste, porque depois, andou no Williams FW10 em 1985 e 86, como piloto de testes, antes de abrir a chance da Lotus, para ser companheiro de equipa de Ayrton Senna

Ah! O vídeo é do Francisco Cunha, que por estes dias anda de ego inchado porque participou num programa no National Geographic Channel sobre desastres aéreos. 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

A(s) image(ns) do dia






A Formula 1 foi sempre uma competição de segredos. Mas aquilo que irão mostrar na sua exposição em Madrid é de arrepiar. Aliás, só mostram isto porque no caso em questão, o piloto saiu andando, e com queimaduras nas mãos. Como podem ver pelas imagens que coloco aqui, é o que restou do cockpit do Haas de Romain Grosjean, que sofreu aquele acidente explosivo no GP de Shakir, em 2020.

Mas a razão porque eles querem mostrar este carro ao "F1, The Exibition" na capital espanhola, no meio de tantas outras coisas, desde chassis e retratos, passando por capacetes e outros objetos icónicos da modalidade? Para mostrar até que ponto a segurança avançou nestes anos. E como certas coisas, como o Halo, servem agora para salvar vidas, apesar de muitos fãs serem contra, porque... "é feio". Da mesma maneira que as pessoas resmungam que não gostam do barulho dos carros atuais e adoram carros ineficientes porque, em termos de design, eram belos, o ser humano por vezes não entende que a segurança dos pilotos está acima da beleza e se quiser assistir a coisas bonitas, então está na modalidade errada. Como afirmava Enzo Ferrari, os carros bonitos são aqueles que ganham. 

Para mim, que conhece esta modalidade, isto não é mais que o triunfo da tecnologia. Este carro salvou uma vida, algo que nos últimos 70 anos, não existem muitos exemplos. E é essa a verdade.

Endurance: Villeneuve considera que este é a melhor altura para se estar


Jacques Villeneuve acha que a Endurance está prestes a entrar numa era dourada. O piloto de 51 anos regressou às pistas para correr uma temporada pela Vanwall, a equipa criada por Colin Kolles, que construiu um Hypercar e convidou o piloto canadiano, campeão do mundo de 1997, para correr ao lado do argentino Esteban Guerrieri e do francês Tom Dillman

Numa entrevista ao site oficial da World Endurance Championship, o canadiano, filho de Gilles Villeneuve, afirmou que ainda pensa na conquista da Tripla Coroa do automobilismo.

"Sempre foi um dos meus principais objetivos – ir para a Trípla Coroa. Meu amigo disse que achava que Vanwall estava montando uma equipa. No dia seguinte voei para Barcelona para testar o carro. Então, foi realmente uma questão de tempo.", começou por dizer. 

Também acho que este é o melhor momento para se envolver no WEC - o campeonato está ficando cada vez maior. E agora, com todos os construtores chegando, está realmente se intensificando como um Campeonato Mundial. Estou animado para a próxima temporada.”, continuou.

Perguntado sobre o seu novo carro, o canadiano afirmou que era um carro divertido de guiar, apesar de estar no inicio da sua evolução.

Foi divertido dirigi-lo. É um carro pesado e rápido. Não era fácil de dirigir, mas o projeto ainda dava os seus primeiros passos. Portanto, ainda havia muito o que fazer no equilíbrio e o carro era um pouco surpreendente em alguns momentos, pois colocava-te em alerta, o que poderia ser difícil numa corrida de seis ou oito horas. Ainda há muito trabalho a fazer, mas o básico está aí.", começou por afirmar. 

"Definitivamente, há potencial para o carro ser competitivo e o que você quer, em última análise, é um carro fácil de dirigir e em corridas de resistência, um carro que não avarie”, concluiu.

Quanto à temporada que aí vêm, Villeneuve ambiciona a grande corrida:

"Ah, claro... a Jóia. As 24 Horas de Le Mans.", começou por afirmar. "Embora, a coisa boa sobre o WEC é que as outras corridas estão se tornando maiores e melhores. Então, todo o campeonato está a ganhar valor fora de Le Mans, o que é super importante. Fora isso, diria talvez Portimão – nunca lá estive. A pista parece divertida e acho que você está perto da praia, nunca é uma coisa má!", concluiu.

Youtube Motorsport Vídeo: Um tributo a Sabine Schmitz

Raras são as mulheres piloto que nos chamam à atenção, e alguém que seja especialista em determinado circuito, ainda menos. Mas se falarmos de Sabine Schmitz, associamo-la ao Nurburgring Nordschleife, o enorme e perigoso circuito alemão, do qual ela ganhou por duas ocasiões as suas famosas 24 Horas.

Assim sendo, o vídeo que o Josh Revell fez em sua homenagem mostra a sua vida e carreira, de como foi descoberta para o mundo pelo Top Gear, muito antes de ser uma das apresentadoras, cujo sorriso e carisma encantou a todos. 

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Noticias: Drugovich no lugar de Stroll nos testes do Bahrein


A Aston Martin decidiu que o brasileiro Felipe Drugovich estará no lugar de Lance Stroll nos testes de pré-temporada no Bahrein. Piloto de reserva da equipa, depois do seu título em 2022, tinha no seu horizonte fazer alguns treinos livres. Contudo, o azar de Lance Stroll - que se lesionou num acidente de bicicleta em Espanha - passou a ser a sorte de "Drugo", e vai testar com a equipa durante os testes de inverno no Bahrein, previsto para o final desta semana. 

Quanto a Stoffel Vandoorne, o segundo piloto de reserva da equipa, os seus compromissos deste fim de semana na Cidade do Cabo, ao serviço da DS Penske na Fórmula E, o impedem de estar presente nesse teste. 

Também existia a chance de Fernando Alonso fazer todos os dias de testes com o AMR23, mas a equipa de Silverstone decidiu dar uma chance ao seu piloto de testes. 

O hidrogénio está atrasado


É sabido desde há algum tempo que a ACO (Automobile Club de L'Ouest) quer construir um protótipo movido a hidrogénio, para meter na Garagem 56 em 2024, e há testes a serem eitos num protótipo com especificações de LMP3. Contudo, noticias recentes afirmam que esse projeto tem atrasos tais que a data poderá ser adiada para 2026. Ainda por cima, o desinteresse de uma marca - mas o interesse de outra - não ajuda muito nesse projeto.

Como é sabido, o ACO  está desde 2017 envolvido num projeto de um chassis uma classe de zero emissões nas 24 Horas de Le Mans, com o objetivo de mostrar ao mundo na edição de 2024, e através de uma parceria com a GreenGT. Desde então, tem aparecido protótipos que fizeram demonstrações em La Sarthe, e em testes, conseguiram tempos comparáveis aos GT3. Contudo, atrasos causados pelo CoVid-19, em 2020 e 2021, e o desejo de assegurar que os carros a hidrogénio fossem verdadeiramente competitivos antes de serem introduzidos em Le Mans, causaram atrasos significativos. Agora, de 2024, é provável que possam ser estreados em 2026. 

Para piorar as coisas, havia uma marca verdadeiramente interessada nessa classe: a Hyundai. Contudo, com estes atrasos e com as mudanças na direção da fonte de energia, a marca coreana afastou-se da ideia. Em contraste, a Toyota demonstrou um grande interesse no hidrogénio, já que faz parte da politica para construir e vender carros de estrada com essa tecnologia. 

Resta saber como é que as coisas ficarão, apesar destes obstáculos. O projeto, esse, continua, e esperam ter pelo menos mais um carro na tal classe H2, dentro de três anos, na famosa Garagem 56, e que seja o futuro sem emissões que a ACO tanto procura. 

Contudo, quem conhece esta área, pelo menos em termos de carros de estrada, sabe que o hidrogénio perdeu pelo menos 20 anos a favor dos elétricos com baterias de lítio, devido à enorme dificuldade de conseguir através da electrólise, e de ter de construir do zero uma rede de postos de abastecimento - escassos na Europa e nos Estados Unidos, em contraste com as dezenas de milhares de recarregadores na Europa, Ásia, América do Norte e Austrália - e ainda por cima, neste momento, mais de 25 por cento de vendas em termos de novos carros são elétricos, contra menos de 0,01 por cento de carros novos a hidrogénio. 

Em suma, o projeto é interessante, mas pelas dificuldades mostradas, é uma enorme montanha para escalar. 

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Formula 1: Melbourne terá quatro zonas de DRS


Os organizadores do GP da Austrália querem fazer da edição de 2023 a mais rápida de sempre. Por causa disso, eles terão quatro zonas de DRS, mais um que 2022. Não é uma novidade absoluta, pois foi apresentada no ano passado, mas acabou removida dos planos da corrida pelo diretor de corrida Niels Wittich por razões de segurança, depois de uma votação entre as 10 equipas da grelha, onde cinco foram a favor da remoção da quarta zona de DRS e outras cinco contra.

Será a corrida mais rápida em Melbourne de todos os tempos”, disse o promotor Andrew Westacott à publicação ‘Herald Sun’, de Melbourne.

Com a nova zona do DRS, existirão 45 por cento do traçado em que os pilotos poderão usar durante a corrida. E claro, os pilotos esperam que haja muitas ultrapassagens. 

Noticias: Stroll de fora dos testes de pré-temporada


Lance Stroll sofreu uma lesão enquanto se treinava de bicicleta em Espanha, e por causa disso, irá falhar os testes de pré-temporada no Bahrein, que acontecerão entre os dias 23 e 25 deste mês. No seu lugar poderá ir o brasileiro Felipe Drugovich

Em comunicado oficial da equipa, afirmou que “durante um treino de pré-época de bicicleta em Espanha, Lance Stroll esteve envolvido num pequeno acidente e sofreu ferimentos que o levarão a ficar de fora do teste de pré-época no Bahrein”.

"Tive um acidente infeliz enquanto treinava na minha bicicleta em preparação para a época. Estou determinado a voltar para o carro e estou entusiasmado com a temporada que se avizinha com a equipa. Estou motivado a recuperar deste contratempo o mais rapidamente possível”, disse Lance Stroll, explicando o que aconteceu.

Esta é uma contrariedade para o piloto canadiano, visto que esta é única hipótese de experimentar o novo monolugar antes dos treinos livres do Grande Prémio inaugural. Apesar de nos treinos Fernando Alonso poder fazer os três dias de testes com o AMR23, Drugovich, piloto de testes, está em alerta, bem como Stoffel Vandoorne, apesar dos seus compromissos na Formula E, que terá nesta final de semana o seu ePrix na Cidade do Cabo. 

domingo, 19 de fevereiro de 2023

A imagem do dia


Na foto, Enzo Ferrari a falar com os jornalistas no fim de semana do GP de Itália de 1967.

Como já escrevi ontem, passam-se 125 anos do seu nascimento. A Scuderia fez um vídeo de tributo ao seu fundador, que o publicou neste sábado, mas ao fazer a minha pesquisa sobre ele, descobri uma coisa interessante sobre o seu dia de nascimento.

Ferrari sempre alimentou a lenda de que foi registado dois dias depois do seu nascimento, porque tinha acontecido um nevão que impediu a abertura do edifício de registos da sua terra natal, Modena, e quem o registou tinha sido o seu pai.

A realidade, porém, é outra. 

Na sua certidão de nascimento, a data que nasceu, é na realidade... o dia 20. Ou seja, ele fará anos amanhã. E a data do seu registo em Modena é do dia 24, e quem registou foi uma criada da família, e não o pai. 

Contudo, apesar desta realidade, a Scuderia decidiu que o dia 18 era o do nascimento de Enzo Anselmo. E assim sendo, comemora-se a vida de alguém que marcou o século XX automobilístico em Itália e no mundo.

Youtube Motoring Vídeo: O Alfa Romeo de Filipe Albuquerque

Não costumo seguir muito o canal "Ícones" do Youtube, mas eles sabem fazer bons vídeos. E hoje tinham de caprichar porque o convidado era especial: Filipe Albuquerque. O piloto de Coimbra decidiu restaurar o Alfa Romeo GTV 2000 que pertenceu ao seu pai e fê-lo de alto a baixo, para ficar como se fosse novo, apesar de já ter uns bons anos.

E também, foi uma forma de homenagear o seu pai, que já morreu. 

Aqui ele explica o processo de restauro do carro, que foi lento, mas seguro, e ainda houve tempo para dar umas voltinhas.