Dois anos depois da inesperada vitória de Ricardo Patrese, numa corrida que nem ele próprio sabia que tinha ganho, a edição de 1984, disputada a 3 de Junho daquele ano, esperava-se que fosse também agitada, devido as previsões de chuva para o dia da corrida. E de facto, foi uma edição inesquecível, em vários aspectos.
A corrida começou 45 minutos depois da hora, devido à intensa chuva. Quando começou, ainda sobre imensa chuva, aconteceu uma "carambola" logo na curva Saint Devote, com os Renault de Warwick e Tambay a ficarem "KO", mais o Ligier do italiano Andrea de Cesaris. A chuva não parava de cair, e o francês Alain Prost, o "poleman", continuava na frente da corrida, mas o segundo classificado, o inglês Nigel Mansell, no seu Lotus, estava mais rápido que Prost e desejava ultrapassá-lo.
A corrida começou 45 minutos depois da hora, devido à intensa chuva. Quando começou, ainda sobre imensa chuva, aconteceu uma "carambola" logo na curva Saint Devote, com os Renault de Warwick e Tambay a ficarem "KO", mais o Ligier do italiano Andrea de Cesaris. A chuva não parava de cair, e o francês Alain Prost, o "poleman", continuava na frente da corrida, mas o segundo classificado, o inglês Nigel Mansell, no seu Lotus, estava mais rápido que Prost e desejava ultrapassá-lo.
Mais atrás na grelha, dois pilotos começavam a destacar-se: O Toleman nº 19 do brasileiro Ayrton Senna, que tinha partido do 13º lugar, à volta 10 era sétimo. No outro caso, o alemão Stefan Bellof, num Tyrrell, que tinha partido do 20º lugar, também subia posições.
Na volta 8, Mansell finalmente consegue ultrapassar Prost. e distancia-se na liderança. Mas cinco voltas mais tarde, na subida para o Casino, o carro de Mansell foge de traseira e bate nos "rails" de protecção. O inglês continua, mas os estragos são demasiado grandes para poderem ser reparados, e abandona na descida do Mirabeau. Assim sendo, Prost continua na liderança, seguido de Lauda, Arnoux e... Senna! O brasileiro come segundos atrás de segundos.
É aqui que se vê pela primeira vez o talento do jovem brasileiro, campeão britânico de Formula 3 e vencedor do GP de Macau do ano anterior. Com alguma facilidade desembaraça-se de Rosberg e vai em busca dos Ferrari. Entretanto, Alboreto desiste e Senna está em cima de Arnoux, lutando pelo terceiro lugar. Perto da volta 20, Senna já ultrapassou Arnoux e vai para cima de Lauda! Impressionante, mas verdadeiro.
Entretanto, Bellof também faz a sua corrida de trás para a frente. Já está nos pontos, com as desistências de Arnoux e Mansell, e já está perto de Rosberg. No inicio da volta 21, na travagem para St. Devote, Senna passa Lauda e é segundo. A surpresa é total: os todo-poderosos McLaren - TAG Porsche, a serem vulgarizados por um Toleman - Hart Turbo. E para sustentar essa surpresa, Senna faz a volta mais rápida da corrida na sua 23ª passagem pela meta. E nesta altura, Bellof já passou Rosberg e está em cima de Arnoux, na luta pelo quarto lugar!
Na volta 24, Lauda despista-se na curva do Casino e abandona. As condições continuam difíceis, e Prost, sempre cauteloso, faz sinais aos comissários para interromperem a corrida. Entretanto, Senna ganha três a cinco segundos por volta! É a corrida da vida dele, e o mundo começa a conhecer o génio deste estreante de 24 anos. E nesta altura, Bellof passa Arnoux na curva Mirabeau, subindo para terceiro. É o bodo aos pobres, sem dúvida...
Na volta 30, Senna já vê Prost à sua frente. Mas o director de corrida, Jacky Icxx, decide que é altura de parar com a corrida de vez. Decisão que toma à volta 32, quando Senna já está em cima de Prost. É uma decisão polémica: Icxx toma a decisão sem consultar a FISA e é multado em seis mil dólares. O rumor que correu na altura era que, como era piloto da Porsche, marca que equipava os McLaren, estes não podiam passar o vexame de ver os seus motores, os melhores da altura, a serem humilhados por um ridículo motor Hart...
Assim sendo, Prost é declarado vencedor, na primeira das suas quatro vitórias no Monaco. Contudo, somente são atribuidos metade dos pontos da vitória. E isso vai custar-lhe caro no final, quando perder o campeonato no Estoril, pela mais curta diferença de sempre: 0,5 pontos! Acompanham-no Senna e Bellof, decididamente os heróis daquela tarde. Mas algumas semanas depois, quando a então FISA descobre que os Tyrrell têm lastros nos seus carros, são desclassificados, e todos os pontos ganhos até então são retirados. Iria ser o unico pódio de Bellof na carreira.
Quanto a Senna, os monegascos não sabiam, mas aquilo era um vislumbre do futuro, não só da Formula 1, mas também do seu Grande Prémio: ele iria ganha-lo por seis vezes, cinco delas consecutivas, entre 1987 e 1993. Esta corrida pode ser considerada como o dia em que começou a lenda...
Para finalizar, um video da corrida, transmitida pela TV Globo, narrada pelo inarrável Galvão Bueno...
Essa foi a prova que "conhecemos" o extraordinário talento de Ayrton Senna.
ResponderEliminarO jovem brasileiro de 24 anos vinha com muito "apetite" para ultrapassar a McLaren número 7 de Prost, mas infelizmente a corrida foi interrompida e impedindo que o piloto do capacete amarelo conquistasse de forma espetacular a primeira vitória num modesto Toleman número 19.
Outro que chamou atenção foi Stefan Bellof. O jovem alemão de 26 anos largou na 20ª e última posição com o Tyrrell número 4 equipado com o motor Cosworth aspirado, o mais fraco da categoria e único que conseguiu alinhar no grid de largada com esse memorável motor.
Assim como Senna, ele vinha ultrapassando quem estivesse pela frente. Se o brasileiro era mais rápido na pista do que Prost, Bellof era mais rápido do que ambos nas últimas três voltas e não fosse a interrupção do diretor de prova, ele vinha para apanhar as duas posições e ficar com a vitória. Terminou em 3º lugar, mas a alegria dele e do senhor Ken durou pouco, porque no mês de julho a FISA descobre que os Tyrrell têm lastros nos seus carros, são desclassificados, e todos os pontos conquistados até então são retirados. Iria ser o único pódio de Bellof na carreira.
- Notas:
- primeira pole de Prost na McLaren (11ª na carreira até então);
- primeira vitória de Prost em Mônaco. Ele passa a ser o quarto piloto francês (até o momento) a vencer nas estreitas ruas de Mônaco e é a quinta vitória da França (até então também);
- primeira vez que o inglês Nigel Mansell liderou uma corrida na Fórmula 1 e
- primeira volta mais rápida e pódio (2º lugar) na carreira de Ayrton Senna.