O segundo estreante desta série trata-se de outro jovem talento, preparado durante muito tempo para o embate nesta categoria máxima do automobilismo: Heiki Kovalainen.
Um bom exemplo do que digo, é o facto de ter sido o terceiro piloto na Renault durante a época passada, que permitiu conhecer o carro e a melhor maneira de lidar com um bicho muito poderoso...
Mas tudo isto começou a 19 de Outubro de 1981, em Suomussalmi, na Finlândia. Como acontece em grande parte dos pilotos, começou a sua carreira nos karts, em 1991. Até 2000, altura em que ganhou o Elf Masters e o Campeonato Nórdico, toda a sua vida foi no karting.
Em 2001, Kovalainen mudou-se para a Formula Renault, competição onde o seu compatriota Raikonnen tinha estado no ano anterior, antes de se mudar para a Formula 1. Uma curiosidade: até chegar à Formula 1, usou sempre motores Renault… Nesse ano, acaba em quarto lugar no campeonato, com duas vitórias e duas polés, sendo o “Rookie of the Year” na categoria. Em 2002, passa para a Formula 3 britânica, com a Fortec. Acabou em terceiro no campeonato, mas ganhou cinco das nove ultimas corridas da temporada, sendo de novo, o “Rookie of the Year”.
Em 2003, vai para a World Series by Renault, onde ganhou uma corrida na sua temporada de estreia. Foi companheiro do vencedor da competição, o francês Franck Montagny. No ano seguinte, manteve-se na equipa, onde se sagrou campeão, com 192 pontos e seis vitórias, batendo Tiago Monteiro.
No final dessa época, Kovalainen é convidado para participar na Corrida dos Campeões, que ocorre no Stade de France, onde surpreende tudo e todos, ao ganhar a competição, batendo… Michael Schumacher!
Em 2005, muda-se para a recém-criada GP2, onde ganha a primeira corrida de sempre dessa nova competição. Vai ganhar mais quatro corridas, mas perde o título para o alemão Nico Rosberg. Por essa altura, ele já tinha um papel como piloto de testes da Renault, que manteve durante o ano de 2006. Em Setembro, após o anuncio de que Fernando Alonso seria piloto da McLaren, Flávio Briatore escolhe Kovalainen para companheiro de Giancarlo Fisichella.
Para o ano de estreia na Formula 1, Kovalainen vai ter alguns desafios pela sua frente: primeiro, tentar ser um piloto competitivo. Depois, tentar igualar ou mesmo bater Giancarlo Fisichella. Se conseguir isso, é sinal de que as expectativas que as pessoas tinham acerca dele foram largamente cumpridas...
Mas tudo isto começou a 19 de Outubro de 1981, em Suomussalmi, na Finlândia. Como acontece em grande parte dos pilotos, começou a sua carreira nos karts, em 1991. Até 2000, altura em que ganhou o Elf Masters e o Campeonato Nórdico, toda a sua vida foi no karting.
Em 2001, Kovalainen mudou-se para a Formula Renault, competição onde o seu compatriota Raikonnen tinha estado no ano anterior, antes de se mudar para a Formula 1. Uma curiosidade: até chegar à Formula 1, usou sempre motores Renault… Nesse ano, acaba em quarto lugar no campeonato, com duas vitórias e duas polés, sendo o “Rookie of the Year” na categoria. Em 2002, passa para a Formula 3 britânica, com a Fortec. Acabou em terceiro no campeonato, mas ganhou cinco das nove ultimas corridas da temporada, sendo de novo, o “Rookie of the Year”.
Em 2003, vai para a World Series by Renault, onde ganhou uma corrida na sua temporada de estreia. Foi companheiro do vencedor da competição, o francês Franck Montagny. No ano seguinte, manteve-se na equipa, onde se sagrou campeão, com 192 pontos e seis vitórias, batendo Tiago Monteiro.
No final dessa época, Kovalainen é convidado para participar na Corrida dos Campeões, que ocorre no Stade de France, onde surpreende tudo e todos, ao ganhar a competição, batendo… Michael Schumacher!
Em 2005, muda-se para a recém-criada GP2, onde ganha a primeira corrida de sempre dessa nova competição. Vai ganhar mais quatro corridas, mas perde o título para o alemão Nico Rosberg. Por essa altura, ele já tinha um papel como piloto de testes da Renault, que manteve durante o ano de 2006. Em Setembro, após o anuncio de que Fernando Alonso seria piloto da McLaren, Flávio Briatore escolhe Kovalainen para companheiro de Giancarlo Fisichella.
Para o ano de estreia na Formula 1, Kovalainen vai ter alguns desafios pela sua frente: primeiro, tentar ser um piloto competitivo. Depois, tentar igualar ou mesmo bater Giancarlo Fisichella. Se conseguir isso, é sinal de que as expectativas que as pessoas tinham acerca dele foram largamente cumpridas...
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