Como sabem, desde a semana passada que está no Marquês de Pombal, a mais importante praça de Lisboa, a seguir ao Terreiro do Paço, um cartaz do Partido Nacional Renovador, de extrema-direita nacionalista, que defende a expulsão de emigrantes. Numa das praças mais centrais do pais, um cartaz a apelar a algo que é contrário à Democracia pode ser mau, mas é legal. Também não gostei, mas tenho que respeitar, apesar de, no meu íntimo, achar que esses tipos da extrema-direita deveriam arder no Inferno, se tal coisa existe.
Ora, hoje, precisamente uma semana depois de colocarem esse cartaz, a resposta foi surpreendente, vinda de um lado surpreendente: do humor.
Os Gato Fedorento, uma trupe de quatro garborosos rapazes, manifestaram a sua opinião acerca do cartaz, da melhor maneira possível, caricaturando-o. Onde o PNR defende que «Basta de Imigração», com a imagem de um avião a descolar e a mensagem «Façam boa Viagem», os humoristas contrapõem «Mais Imigração!», com a imagem de um jacto a aterrar acompanhado da legenda «Bem-vindos!».
Para mim, acho que os Gatos devem ter dado o maior gesto de cidadania dos últimos tempos, muito melhor do que os protestos pífios dos politicos e dos comentadores, pois em muitos aspectos, não garantem impacto. Este sim, cumpriu o seu objectivo. Só por isso, merecem todo o meu aplauso, e uma condecoração por parte do Jorge Sampaio, caso ainda fosse o Presidente da República...
Claro, quem não achou graça foi a Câmara de Lisboa, que mandou no final desta tarde retirar o cartaz, pois afirma que "foi colocado ilegalmente". Cambada de hipócritas! Mas pronto, o importante foi a mensagem ter passado...
Hipócritas porquê? São mais que alguém? Hipócritas são as pessoas que não aceitam (diferente de discurdar) a opinião dos outros!
ResponderEliminarMarcio:
ResponderEliminarQuando chamei "hipócritas" à CML é porque eles actuaram com extremo zelo à provocação dos Gatos, só isso. E aliás, juridicamente, no espírito da Lei, aquele cartaz é politico, passando uma mensagem feita por quatro cidadãos independentes, porque, se fores ver com atenção do cartaz, onde está o símbolo dos Gato Fedorento?
Sem símbolo, logo, o cartaz reduz-se à reacção de quatro cidadãos a outro cartaz, logo, é politico.
Mas independetemente das consequências, o impacto da mensagem foi alcançado. Estão nas primeiras páginas de todos os jornais...