![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNJ3HhXKpOncMB5lwKmpAhmIX8sLiq4dF5DxUQ55nAQ8e_zaTteeQCdGtR8QB6UCcybJIg98PmwD7UO6YPw7mfazocZkmAp9H4V3jiomwBFVDf5wvcZVP_FnpW6fNwe7ZWepDH5Ijyk_Q/s400/Beltoise.jpg)
Nasceu a 27 de Abril de 1937 em Paris, e iniciou a sua carreira nas motos. Entre 1961 e 1964, venceu 11 campeonatos de França em motociclismo, nas categorias de 50, 125 e 250 centímetros cúbicos. Participou em oito provas do campeonato do mundo da categoria, mas nunca ganhou. Em 1963, começou a correr em carros, mas um grave acidete durante as 12 Horas de Reims, onde fracturou gravemente um braço. Em 1965 torna-se no primeiro campeão francês de Formula 3, e no ano seguinte vai para a Formula 2, onde se estreia numa competição de Formula 1 no GP da Alemanha, onde normalmente se podiam correr carros de Formula 2. Terminou no oitavo lugar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEggZHR-C7KpOElwjunmU29MYiR2erndpDPicaLXmvqi_1RcLreQQdIe1NxLKa_PudPMVYVZMAYX0ByqbMWBcuAlk2U0RggnXfnqew2J5q0bUWul4JRCfeOmPWqrZRHuF4SnJYnHFD-8fk8/s400/Beltoise+68.bmp)
Em 1969, é o fiel escudeiro de Jackie Stewart na conquista do título mundial por parte do piloto escocês. Enquanto que ele ganha confortavelmente, Beltoise consegue três pódios, sendo o melhor um segundo lugar em França. Termina o campeonato no quinto lugar, com 21 pontos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYQH4gErxnFIScI2PJ4OmTNhe-dpK0jCrihiIT9lsGeVZ9uPivQsur3XTgZADmCDWPumnzkcE1UDVFq12e_n4q2QWTjW6SO85pGliFS715XIstERWR4I0eVHaaIjryo4jV2nl8dBlWeNU/s400/Beltoise+70+2.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvatXiuBwYSdBbj6gqfuNg-f5pMtyiYVs-Ec1pHXz3-PMvYYxZK6UIcv-Ze7ADAL6_Ii3heu3K8FrhhptX-5Wnsq0slWAF_CZ6_xIk3jChlfR9obhNUg6FU_Q3ee4OpHD47eV1pzGCpP4/s400/Beltoise+70.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaVRLAQ_ICtW5PjK3mvBsg7pguH0qnsrtn3_x3UDu_Xz2p3HitTt9QrnUNozZF37NeLR-31qYDc2Bo00bOf0q6WgBNFigGTY4yk7Ps5vsqthE4iQfA0W2cNFJauvnQ28zVv8lvWeSRVQc/s400/Beltoise+72.bmp)
Pensa-se que nesta altura, deve ter sido o primeiro francês a ganhar uma corrida de Formula 1 desde Maurice Trintignant, em 1958. Errado. O seu cunhado já tinha feito isso uns meses antes. Quem era? Francois Cevért!
Contudo, aquela vitória seria a unica vez que pontuaria naquele ano. No final, ficou com nove pontos e o 11º posto da classificação geral. Em 1973, continuou na BRM, onde conseguiu estar regularmente nos pontos, sem chegar ao pódio. No final voltou a acabar o campeonato com nove pontos, mas no 10º lugar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHLF6AUwih6Q3XCpC3IMG7lErvqtUU6JcOPhm3nASouv0l8RMvNgLD7O2A5IIE0i320HjonQ0hS27wgu5lO0Xs4UIPaHdxZk_4GDJwGjNUOqm8lkx6TnEgSmnuGAkQZlrqDuCvNS0vf1w/s400/Beltoise+74.bmp)
A sua carreira na Formula 1: 88 Grandes Prémios, em oito temporadas, uma vitória, oito pódios, quatro voltas mais rápidas, 77 pontos no total.
Depois da Formula 1, foi piloto de testes da Ligier, nos seus primeiros tempos, e dedicou-se ao campeonato francês de Turismos, onde foi bi-campeão nacional em 1976 e 1977, a bordo de um BMW. Mais tarde, fez uma incursão pelo rallycross, a bordo de um Renault Alpine, e na década de 1980, voltou aos Turismos franceses, correndo pela Peugeot. Hoje em dia encontra-se retirado da competição, vendo o seu filho Anthony Beltoise a correr nos Turismos franceses, tendo feito uma incursão este ano no WTCC na corrida de Pau, a bordo de um Seat.
Para finalizar, algo interessante: graças à sua amizade com Jean Graton, o criador da série Michel Vaillant, Beltoise participou em imensas histórias da série, sendo um fiel companheiro de equipa nas equipas Vaillante de Formula 1 e Sport-Protótipos, participando na Formula 1 e nas 24 Horas de Le Mans... na ficção.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...