Aquele estava a ser um "annus terribilis" para a Formula 1. Imola já tinha acontecido, e os outros acidentes (Karl Wendlinger, Pedro Lamy, Andrea Montermini) tinham posto o paddock e o mundo da Formula 1 num estado de pânico. Michael Schumacher dominava os acontecimentos, mas na prova anterior, em Silverstone, não tinha obedecido a uma bandeira preta, sinal de desclassificação. Isso só aconteceu 14 voltas depois desta ter sido mostrada, mas só depois do então Director de Corrida, Roland Bruynseraede, ter ido às boxes e informar Flavio Briatore do sucedido.
Ora, em Hockenheim, a tensão estava no ar: os alemães atacavam os carros da Williams, e a FIA não gramava muito as trapaças da Benetton. Mas também quem estava na mó de baixo eram os Ferrari, apesar de terem uma máquina razoável naquele ano, aliada ao seu potente motor V12. E iriam provar isso, com o monopólio da primeira linha da grelha de partida, com Gerhard Berger a ser melhor do que o francês Jean Alesi. Damon Hill e Michael Schumacher ficaram com a segunda linha, enquanto que o Tyrrell de Ukyo Katayama e o escocês David Coulthard partilhavam a terceira linha da grelha.
A partida assistiu a uma das maiores carambolas que a Formula 1 tinha assistido na sua história (Spa-Francochamps ainda estava a quatro anos de distância...) E tudo começou no final do pelotão, quando o Sauber de Andrea de Cesaris colidiu com o Lotus do fogoso Alex Zanardi, que eliminou por arrasto os Minardi de Pierluigi Martini e Michele Alboreto.
Ao mesmo tempo, outro drama acontecia: O McLaren de Mika Hakkinen fica entalado entre o Williams de Coulthard e o Jordan de Eddie Irvine, e despista-se, arrastando não só Irvine, mas também o Tyrrell de Mark Blundell, o Sauber de Heinz-Herald Frentzen, o Lotus de Johnny Herbert e o outro Jordan de Rubens Barrichello. Mais umas centenas de metros adiante, Jean Alesi era vítima de um problema elétrico. Em meia volta, os carros passaram de 26 para 14. Faltavam mais 43 voltas para o fim, e haveria mais agitação até lá...
No final da primeira volta, Gehrard Berger ia na frente, seguido por Schumacher, Katayama, Hill, Coulthard e Olivier Panis, no seu Ligier. Na volta seguinte, Hill e Katayama tocaram-se, causando estragos em ambos os carros e atrasando-se. Depois de Berger e Schumacher, o terceiro era agora... o Ligier de Panis, pois David Coulthard tinha ido à box para trocar a asa dianteira.
Na volta cinco, Katayama desiste, e Hill perde muito tempo nas boxes, fazendo com que atrás de Berger e Schumacher ficassem os dois Ligier, seguido do Benetton do holandês Jos Verstappen. Na volta 15, altura dos primeiros reabastecimentos, o holandês da Benetton ia fazer o seu reabastecimento quando a mangueira de combustível derrama gasolina para cima do carro. O calor do escape fez o resto...
Duas voltas mais tarde, David Coulthard e Michael Schumacher desistem devido a problemas eletricos. Assim sendo, Berger era cada vez mais primeiro, e os Ligier não tinham praticamente nemhuma concorrência, pois toda ela tinha sido arrasada ou atrasada (Hill tinha perdido três voltas nas boxes...)
O resto da corrida não tem muita história. No final, Gehrard Berger dava à Ferrari a sua primeira vitória em quase quatro anos (a sua última vitória tinha sido em Jerez, no ano de 1990), e a Ligier tinha o seu primeiro pódio desde Mertin Brundle, no ano anterior. Para Panis e Bernard eram os seus primeiros pódios, mas para este último seria a unica vez que punha os pés num. Os restantes lugares pontuáveis foram para o brasileiro Christian Fittipaldi, o italiano Gianni Morbidelli, ambos em Arrows, e o francês Eric Comas, num Larrousse.
Belo post! Não vi essa corrida ao vivo - tinha só cinco anos de idade - mas pelo que vi no review da fia foi realmente um dia atípico. Pena Katayama ter abandona, senão poderia ter sido um histórico segundo! E a Ferrari quebrou um jejum de vitórias que vinha de 1990. Foi com Berger porque Alesi, como quase sempre, sofreu com seu peculiar azar...
ResponderEliminarMuito bom como sempre.
ResponderEliminarContinua assim Speeder, porque eu ainda tenho pelo menos 10-15 anos para chegar ao teu estatuto de blogger conceituado e reconhecido!
Para quem ainda não conhece:
www.mundo-rolamentos.blogspot.com
(desculpa lá a pub. speeder:P)
Um Abraço e boas postagens!