![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUNX4zL-wW0HWFrlZSdkTYBVfQYM6d0tK7oLElmVDQQWx1PVGHNZuyl3xVHZrUnmlvcf46ypmAGfSRkUnew6K0N7pqChgd9v4r5Z413XYXrxg_weyDJ5tVL3CZYQVyik_SnofJrKfSZ9qY/s400/Giacomelli.jpg)
A biografia de hoje fala de um talentoso piloto dos anos 70, e também mostra uma lição importante: como não se deve voltar ao lugar onde foi feliz. Ou por outras palavras: o que estava a pensar quando aceitou um convite daqueles? Falo hoje de
Bruno Giacomelli.
Este italiano nasceu a 10 de Setembro de 1952 em Bongo Poncarale, na zona de Bréscia. Aos 20 anos começa a sua carreira nos automóveis, correndo na Formula Ford, ao volante de um Tecno. No ano seguinte teve que interromper a sua carreira para cumprir o serviço militar, mas volta à carga em 1975 para disputar a Formula Itália, onde consegue bons resultados. No ano seguinte, muda-se para Inglaterra, onde disputará o campeonato de Formula 3, e no final dessa época, é declarado campeão.
Passa para a Formula 2 em 1977, a bordo de um March, onde ganhará três corridas e termina em quinto no campeonato. Entretanto, o seu talento não passa despercebido à McLaren, que arranja um terceiro carro para ele no GP de Itália. Fica em 15º na qualificação, mas desiste à 37ª volta. Foi a sua única participação desse ano.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTzB6hZz3lkGdth02dtJh9H24KUc6M7anCAOQodzn9pQ7H-V3uum_HFEuUzWFbitehOtbLAvKthAl4kGJo391ZXnnHirWdBK14YfGq1Yq9esSzbRiDl9fXpF34nPHGKhtNVluh1qTtI9nF/s400/Giacomelli+78.bmp)
Em
1978, continua na Formula 2, a bordo de um March, onde ganha oito das doze corridas do campeonato, sendo o vencedor da categoria. Enquanto ganhava corridas na Formula 2, adquiria experiência na Formula 1, num McLaren privado, participando em quatro corridas. O seu melhor foi um sétimo lugar na corrida de
Brands Hatch.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNysF-7cNWGKCjR08etEcQFE1yj17TTm9CbRM6T9F6D74cPLipT8iRd_GMEBFffF9Yvvo3FKwbKYjn4KaIEc_MstrOVfuKqeyQg0yMejflmWyvwqbFpZ9JTeX6aFqcJgT6hEcp9saBHPsi/s400/Canad%C3%A1+79.bmp)
Em
1979, aceita o novo desafio da
Alfa Romeo, que decide regressar à Formula 1, com o departamento de competição da marca, a
Autodelta. Participa em quatro corridas, sem resultados de relevo. Mas em
1980, a participação é a tempo inteiro, e Giacomelli termina em quinto na Argentina, repetindo a façanha na Alemanha, uma corrida marcada pela morte do seu companheiro de equipa
Patrick Depailler. No
GP dos Estados Unidos Leste, em
Watkins Glen, consegue um feito: faz a
pole-position e lidera a corrida durante algum tempo, antes de desistir com um problema eléctrico. No final da temporada, soma
4 pontos, que lhe dão o 16º lugar da geral, com uma
pole-position.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFHoicAlF0JRTILd4exPl7jzSXV4VI-Osd-BtGlYOR1MCmTPc5_Zjd-nhLxeQIsQn44uP9LKooO478jxUAVypimx0Ii4bn7KVpAmX1n8PpJwUb0JG2QZHyPUpEiDaFKDhLNNEPS0CSExGA/s400/Giacomelli+80.bmp)
Em
1981, as coisas correm um pouco mal: só nas duas últimas provas é que leva o carro aos pontos, e vai ser em
Las Vegas que consegue o seu único pódio da sua carreira: um terceiro lugar. Os
sete pontos alcançados dão-lhe para ficar no 15º lugar do campeonato, com
um pódio.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhL1AJPgHJD1-rrzfdqj8ss25pcEmwy7viVKa9yYC_XLlgd9bhCic6ieW3BXauoAc-PWTiGkFQmEF104_NEgayIJRweql2m3VdPDK5OG3qXBVVhPyJbNCicGUyrJxR_4aiEIKK9EBGkEm2Y/s400/Giacomelli+82.bmp)
Em
1982, não há avanços. O carro não é muito fiável, não consegue terminar corridas, e o melhor que Giacomelli consegue é um quinto lugar na Alemanha. Esses
dois pontos deram-lhe o
22º lugar da geral. No final da época, abandona a Alfa Romeo e vai para a
Toleman. Contudo, a temporada de 1983 mostrou que Giacomelli era constantemente batido pelo seu companheiro de equipa, o britânico
Derek Warwick. O melhor que conseguiu foi um sexto lugar em
Brands Hatch. E no final da temporada, decide ir embora da equipa, sendo substituído por…
Ayrton Senna.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgUQfe2pAIMv0AsIKrEFvt5HOiNdpYgnCeWQyqJWBi1MNuO6UItEfxoTiWYU0NG2ZlcWOkqRSa3JEq5wcT-9Jp9EKR94bF0mumAKqCyH5kE5-0SH3EAhqftfHWS6On1tHTU02LuMG80LKzC/s400/Giacomelli+83.bmp)
Em
1984, atravessa o Atlântico para tentar a sorte na
CART. Faz uma tentativa para se qualificar para as
500 Milhas de Indianápolis, mas sem sucesso. Em
1985 participa nas
Interseries e nos Turismos. Em
1986, safa-se de boa num grave acidente em Zeltweg, e dois anos depois, decide regressar à Alfa Romeo, para testar o seu motor de
CART. Ao mesmo tempo, é piloto ocasional de testes da
March, depois rebaptizada de
Leyton House.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-DpfmiJ_lmZjNurIvTzzr1iQJuB6ierYgjaHLowkL4yD5dhVHHWSUsguTIyFqsHTaF3HhkSJ3aZTi2AKfVx3YFfQOYzFyFcHhHqyeKvE-Z2IqawLW-J3hum3V8BUAhz89ldTuq7agb48/s280/Giacomelli+90+2.jpg)
E foi aí que faz a sua manobra mais disparatada que a Formula 1 já viu em muito tempo: em
1990, decide ir para a
Life, uma nova equipa que tinha como “trunfo” um motor
W12, de 3,5 litros, desenhado por
Carlo Chiti, e baseado num chassis de um projecto que tinha morrido à nascença, da First, desenhado pelo projectista brasileiro
Ricardo Divilla (ex-Fittipaldi e Ligier) e
Lamberto Leoni. Resultado: um motor pesado e pouco potente (
450 cavalos, contra os
700 cavalos dos Hondas).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgS3mjQzlJkpMjZ1tnc_pv6kAlFgM8j_JyVqpmUVueBOvvKI4n-Irs1MIwGGHvHRl8CGgyjEqlNXBq4nnv-PQMwWrNoT84F0bMBssPLTIkm9VrId5l5C45l0W-KlQtEBvm4UpyRLms6d_w/s400/Giacomelli+90.jpg)
Giacomelli entrou em San Marino, para substituir
Gary Brabham, e coleccionou não pré-qualificações até ao GP de Espanha, altura em que a equipa abandonou de vez a competição. E Giacomelli retirou-se de vez.
A sua carreira na Formula 1: 82 corridas, em oito temporadas, um pódio, uma pole-position, 14 pontos.
Hoje em dia, Giacomelli vive tranquilamente na pequena localidade de Roncadelle, e participa ocasionalmente em corridas da Porsche Supercup.
Como sempre, excelente post.
ResponderEliminarAproveitando a oportunidade, queria te avisar que indiquei teu blog para o Blog Day 2007, que é hoje.
Mais detalhes em http://linguadetrapo.blogspot.com/2007/08/blog-day-2007.html
Abraço!