![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJQm06lZb1gMpFMPgX3AKdd_qDvK8YZ11STa4_rrF93Q3BWV5Glx8KWSnbjwVK-VmRZljbtkdGzg299mlHQQLrskPTWS1IxSG7FoUoSoHnvu2qta-bdAJkglTriVd30LauARk0uMGfu_9d/s400/Parkes.jpg)
Nunca um piloto teve um tão grande palmarés em tão pouco tempo. OK, o
Lewis Hamilton está a fazer melhor… mas há quarenta anos atrás, outro britânico tinha feito a mesma coisa, só que a sua carreira na Formula 1 teve uma curta duração devido a um grave acidente. Contudo, a carreira de
Mike Parkes ficou ligada à
Ferrari, e foi mais considerado como piloto de ensaios e engenheiro do que propriamente na competição…
Michael Johnson Parkes nasceu a
24 de Setembro de 1931 em
Richmond, na província do Surrey. Filho de um oficial da
Royal Air Force, que combateu na
II Guerra Mundial, frequentou o
Haileybury College, onde foi colega de, entre outros, de
Stirling Moss. Ao abandonar a escola, aos 18 anos, foi trabalhar na indústria automóvel, e em finais dos anos 50, começou a correr em automóveis, por gozo. Em
1957, comprou um
Lotus de Sport, e os seus resultados fizeram com que se tornasse piloto de testes da Fry, cujo engenheiro era
Alec Issigonis, o criador do Mini. A
Fry tinha uma equipa de Formula 2, e foi aí que fez a sua primeira incursão na Formula 1, no
GP de Inglaterra de 1959, onde não se qualificou.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh2NmJ_XsoiUMNIjjvclP7l5oC9Rgue4ASD7Ko7VJeEodNFEtVajHT7Ob0_SGN3DELdamoyKNV4LZ1krOGYPY49r2sFioFCS8MXFa9kCeqMlH7D9CvVG-zus-meywJ426ngqap_h541Uwip/s400/Parkes+66.jpg)
No início dos anos 60, corria nos carros de Sport, onde fez equipa com
Willy Mairesse no
Ferrari Testarossa, e em 1961, acabaram as 24 Horas de Le Mans na segunda posição. Isso foi o suficiente para receber em 1963 um convite de
Enzo Ferrari para correr na sua equipa oficial, onde também tinha funções de piloto de testes. Nos anos seguintes, alcançou excelentes resultados a bordo dos seus carros, nomeadamente a vitória nas
12 Horas de Sebring, em
1964, com
Umberto Maglioli; os
1000 Km de Spa-Francorchamps; os
1000 Km de Monza em 1965, com
Jean Guichet, e em 1966, com
John Surtees. Também ganhou os
1000 Km de Spa-Francochamps,
em 1966, com
Ludovico Scarfiotti.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPKT5OIauc_E5oxYqskGcwTYrBmmJncbE2woUlXRJ8AD2xfLHVnsHT_xPfojQLVMbfFKyzZ75g0i5Y9t7OHVjocjm6VZ33ZxxtoOPYfzMgpdvKd-8v5BQ4i01GX0mjOk3D4nHXjn-SL5Rk/s400/Parkes+66.bmp)
A meio de
1966, há problemas na equipa Ferrari de Formula 1. O inglês John Surtess sai da Ferrari, em litígio com “
Il Commendatore” depois de ganhar o
GP da Belgica, e este precisa rapidamente de um substituto. Escolhe Mike Parkes, que não desilude. Logo na sua prova de estreia, foi terceiro nos treinos, e acaba em segundo, somente batido por
Jack Brabham. Em Monza, Parkes faz a pole-position, mas é batido pelo piloto da casa,
Ludovico Scarfiotti. No final da época, os
12 pontos deram-lhe o
oitavo lugar da geral.
No ano seguinte, Parkes continua a competir na Formula 1, onde ganha duas provas extra-campeonato: em
Siracusa, partilhando-a com
Ludovico Scarfiotti, e no
BRDC International Trophy, a sua primeira grande vitória em casa. Após a morte de
Lorenzo Bandini, torna-se no primeiro piloto da marca, e tem direito a uma época inteira.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkDZ_nEuw6ww_WSReKQT-0F86Tojo0pvnMgynpsoNJ18ZCiCtT17mXSetSn0aG2ynNpzp4SE2hpaPXAio-JVd5YVV4CZ_YQyagAm7FZHd2vxjqTEQWQgbxCfBbmSmkCJDg37sVRu2oIvC7/s400/Parkes+67.bmp)
Contudo, isso seria sol de pouca dura: depois de ter sido quinto em Zandvoort, tem um terrível acidente na
Spa-Francochamps, onde é projectado para fora do carro, partindo ambas as pernas e sofrendo um traumatismo craniano. Esteve em coma por uma semana e em recuperação por vários meses. Era o final de uma curta, mas excelente carreira na Formula 1. Os
dois pontos que tinha alcançado no Grande Prémio anterior deram-lhe o
16º lugar na geral.
A sua carreira na Formula 1:
Sete Grandes Prémios, em
três temporadas,
uma pole-position,
dois pódios,
14 pontos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh1CMMVgkDtv2mm-cljRgQluxZttJof-HfXKc-ERjG7I02Lm05gtuqGU__-yTfy51ebpOOzcFcA-pm2vRTYE-iCxAoGuKijX24LF7ASgbAd1Jyqu35karS-LdOuOB5-9vBqofmq5SbAqIpe/s400/Parkes+70.jpg)
Após o acidente, ainda correu mais algumas provas de
Sport- Protótipos (fazia parte da equipa oficial da Ferrari nos
1000 Km de Buenos Aires de 1971, onde morreu o seu companheiro de equipa
Ignazio Giunti), mas notava-se, principalmente Enzo Ferrari, que a agressividade de antes já lá não estava. A sua última prova importante foi a
Targa Florio de 1972, ao volante de um
Lola T212, partilhando a condução com
Peter Westbury, foi quinto classificado. No início dos anos 70, torna-se “manager” da
Scuderia Fillipinetti, e em
1974, muda-se para a
Lancia, onde ajuda a desenvolver um carro mítico: o
Lancia Stratos.
A
28 de Agosto de 1977, dirigia-se para Turim, debaixo de chuva intensa, testando um
Lancia Stratos numa estrada de montanha. Com a falta de visibilidade, o seu carro não evitou um choque frontal com um camião, tendo morte imediata, aos
46 anos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTY1KljntjNUNZV1b4lsIU1ryvDZdupslFxDW23WLWAbNVcIAEXa-ODcZdgJnjJIoB4_LcvXvQivHU4iYZMuW0lZB56ao8647Hj4Wtm_gTEi7AugbPE4zC_MvrBRb_tEIqEPQACxxoJt4d/s400/GrandPrix_op.jpg)
Para finalizar: uma curiosidade: no filme
Grand Prix, de 1966, o desenho do capacete de
Pierre Sarti, personagem interpretada pelo actor francês
Yves Montand, era o de Parkes. No filme, Sarti morre em Monza, quando tenta alcançar o título mundial... Para finalizar, recomendo outra biografia de Mike Parkes no blog
GP Insider, do blogueiro e ex-piloto
Mario Bauer.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...