![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj8Ax8gYtoamT6QGLyXrpRM3ZqZeS7t61Pp50-ZPYA-ldruuvjQpCqyhIMmLDP067PUXSpoteo8baCWz3UJpWYarFak5CGp0IC5KwjdSdBXJPz2mCIcO7i5Wy18D3znFrBR6RoKSfdVaL0/s400/FIA+4.jpg)
Não se mexeu com os pilotos. Justo. Se alguém errou não foram eles. Que paguem os que fizeram a porcaria toda. Numa das cenas do filme ‘Grand Prix’ Pete Aron, o piloto americano que corria pela BRM vem para os boxes de Mônaco e logo o dono da equipe vem lhe dar uns esporros e dizer que ele está quebrando o carro. Aron lhe diz que as marchas estão enroscando e ainda assim o chefe não se convence. Então Aron lhe diz: “-Eu não construí o carro, só o dirijo”! E é isto mesmo. Leôncio e Hamilton não roubaram informação nenhuma. Não construíram os carros. Só os pilotavam.
Que agora se faça justiça fora do âmbito esportivo. Que se prendam Nigel Stepney e o outro coió do qual esqueci o nome. E que a história tratará de esquecer também. Esta história, da espionagem, renderá apenas um (*) ao lado do nome da Ferrari como campeã mundial de construtores de 2007: Campeã 2007 construtores – Ferrari* - (* após desclassificação da Mclaren). Felizmente não haverá um ao lado do nome do campeão mundial entre os pilotos.
Ron Groo, em Blig do Groo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJcL5yu4nQUrbICMVDaeh97wuvcxqlMELQ0l6OeuFZkyrnFeP9UdQnzkhEMSYuWwUL8BVsp2fTIlNUwG5S-7YclPFwlVFNtG3g8BQAuuMPrzHiWSWxF4QKPGnc4TwvO8T46KWXlSFhhlc/s400/FIA+3.jpg)
Primeiro, é algo que acontece num mundo distante da maioria. Sendo mais direto: não temos nada a ver com isso. Dizer que se sente "enganado pela F-1", "decepcionado com a McLaren" e coisas do tipo é discurso nascido para cair no vácuo. Afinal, estamos falando de corridas de carros. A existência de ninguém será afetada diretamente pelo que aconteceu em Maranello, Woking e Paris. A gente acompanha, assiste, eventualmente torce. Acabou, desliga a TV e vai cuidar da vida.
Depois, me parece curioso como muita gente se sente no direito de decretar verdades absolutas sobre os pilotos, a FIA, as equipes, partindo para um raciocínio simplista que não corresponde à realidade. "A McLaren copiou a Ferrari, portanto roubou, portanto seus pilotos devem ser punidos", dizem.
Seria ótimo se o mundo fosse assim, mas não é. Muito menos o mundo da F-1.(...)"
Flávio Gomes, em Blig do Gomes.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQMplFYsnrpJFQ6E1SvMeBK5qRjiQfd34UtMxY6fx32fnjqqhJO1GxqpJ0BVLihuZXG8LC-ZCEKYtaJeC50q_EC_RNFIaOZmajT7jj7qQDCLBUgbPtJsg9_BsvtNSyh6iH5A4q3AYuRzo/s400/FIA+12.jpg)
Primeiro ponto: a quem interessava uma sanção pesada à McLaren? A Ferrari, principal acusadora, considerou o veredito do Conselho Mundial satisfatório. Por que, então, levar as coisas mais adiante? É simples assim. Nessas horas, público e imprensa não têm nenhuma importância.
Outra observação essencial: a McLaren não foi julgada pelo uso das informações da Ferrari. A punição que veio foi por conta da posse desse material. Até hoje - por mais que algumas evidências apontem na direção contrária - não foi provado que os ingleses se beneficiaram dos dados de seus rivais. Os dirigentes não iriam tomar uma decisão tão importante baseando-se apenas nessa suposição.
Há ainda duas fortes razões para a absolvição da McLaren. A Mercedes, parceira de longa data da equipe inglesa, é uma delas. Envolvida em todo o imbróglio sem culpa, seus interesses e sua história precisavam ser considerados pelos membros do Conselho Mundial. Não era fácil destruir, com uma canetada só, todo o investimento da fábrica alemã nos últimos treze anos.
Além disso, existe também um outro fator semelhante. O passado limpo da McLaren. Desde 1980 sob a direção de Ron Dennis, o time nunca teve seu nome ligado a nenhuma falcatrua. Parece um argumento fraco, mas não é. Duvido que o chefão da McLaren soubesse das atitudes de Mike Coughlan, o homem que recebeu de Nigel Stepney o dossiê com informações secretas da Ferrari.
Dennis tem um passado grande demais para arriscar-se só agora. Ele ainda comanda as ações da McLaren com mão de ferro, ao contrário do que muitos garantem. É por isso que acho, no mínimo, improvável que os dados da Ferrari tenham sido usados no modelo da equipe inglesa. O grande avanço da McLaren na atual temporada pode ser debitado, perfeitamente, ao excelente staff técnico do time."
Gustavo, in Blog F1 Grand Prix
"Se fosse uma situação inversa - contra a Ferrari - vocês acham que algo teria acontecido?"
Vi, in F1 Girls
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjqWPLk3UmCLAOB8VI8jLVPJNlpghpVd2Dh330ePDq1GWIRHJsgwsWsAm_-EFD3zBeWOV8dQlQBlepYNWVEIUN9-lJMkPUGn_hBHjAGoIj-36-8peWy-rs6F7QxARg3dcrT6KnTNiim23U/s400/FIA+10.jpg)
João Carlos Viana, in jcspeedway
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjx1vgaL5VmDAP_97MN4ODwu7N3lGYCWXDAy8LZTFsTw0tabCCzlG7-zXGrL5kgyFQeBDe3CUfrzdFST-l2dTk7PYprYx5IQZFeZak7U59c5AFatq8m_uET0Fapp1tHYoZnYxN1jFd8RP8/s400/FIA+9.jpg)
Que aliás, saiu barato. Por que? Ora... porque esse valor é irrisório perto do orçamento que a equipe tem para todo o ano. Lito Cavalcanti, comentarista do Sportv, garante que é oito vezes mais do que o que a equipe terá que pagar à FIA, no prazo de 90 dias.
O prejuízo da McLaren, além da imagem arranhada, levando de roldão sua sócia, a Mercedes, é grande. A equipe não terá direito à receita dos direitos de imagem em 2008. Nem ela e nem a estreante Prodrive - que será ironicamente o time B da McLaren no ano que vem. E há quem diga que esse montante é bem maior do que a multa recebida.
E tem mais: Fernando Alonso dificilmente emplacará a próxima temporada por lá. No contrato celebrado entre ele e Ron Dennis, foi incluída uma cláusula onde ficou claro que o piloto poderia exigir o rompimento do compromisso se sua imagem fosse arranhada e a equipe não marcasse pontos.
Pois bem: a McLaren ficará com zero ponto, a imagem de Alonso também foi prejudicada e a pergunta vai ficar no ar: para onde vai Alonso em 2008?Finalmente, o mercado de pilotos vai esquentar para valer. E a primeira peça a ser movida neste jogo de xadrez é o atual bicampeão mundial de Fórmula 1."
(...)"Sobre a espionagem, nem tenho muito o que dizer. Feita a Pizza, vamos agora comê-la e aproveitar o fim do campeonato."
Jorge Pezzolo, in Plog do Pezzolo
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9lGYFc8f-HRoF7KFSUrUD5QmJQ80U0FnR3E7GAaNygp-PniETj6bsZFnRAYcH566YABKZIE0rYOmmMjC8HOhBN4HG36ffLxoqUSxlRh816mtsIr9BTCY9Nly0Wqm2usLeuKAKHERc-s4/s400/Alemanha+07+26.jpg)
Sakher, in Quickride
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBVCe6BNdr9M5ZQHAchzGDK1J_BAJ9NU3ykkg2pAZNmyNAwSp_y7F4y24j3eEw9Vbh4iQ_2y7uLAl4XAAW-91e6rhVVzs7k4C3Ncv2vgyuLp_l-C5j3Zfoxd0naQPRIxSXAm0EYR7zkDQ/s400/Alemanha+07+25.jpg)
Rogério Magalhães, in Muquifo do Portuga
Poxa Speeder, quanta honra! Você mepôs ao lado de tanta gente importante e gabaritada que nem sei o que dizer. Muito obrigado pela deferência. Mas é isto mesmo. Agora é na pista e vamos a Spa.
ResponderEliminarpara mim e uma vergonha total, uma triste maFIA :(
ResponderEliminarPois é... mas isto era esperado. Enquanto o dinheiro mandar, nem a Lei é cumprida. É por isso que não tinha criado muitas excpectativas sobre este julgamento.
ResponderEliminar