Os meus companheiros de Blogosfera não demoraram muito para comentar a decisão da FIA em relação à sentença de hoje. E como "cada cabeça, sua sentença", as reacções são as mais díspares. Aqui não quero comentá-las, é mais expôr,num unico post, as suas opiniões. Desde as mais famosas, até aquelas que são mais anónimas. Aqui vai:
"Então, pelo que eu entendi, a McLaren foi considerada culpada – ou seja, levou algum tipo de vantagem a partir dos documentos do carro adversário que estavam de posse de um funcionário seu. Mas os pilotos que ganharam corridas e somaram pontos, não levaram nenhuma vantagem com isso. Ou sim, levaram vantagem, mas como ajudaram aos dirigentes a apontar a falcatrua, saíram ilesos da história (como se tivessem revertido esta vantagem). Genial, não é?
Agora sim estou ansioso. A FIA vai divulgar amanhã um comunicado explicando o que a levou a este veredicto. Ótimo, estou precisando mesmo dar umas boas risadas."
Luiz Fernando Ramos, in Blog do Ico.
"Houve quem apostou em punições "hamurabianas" como a exclusão total da McLaren para os campeonatos de 2007 e 2008, e em conseqüências mirabolantes, como a demissão de Ron Dennis e a venda das ações da equipe para a Mercedes. Muito intrigante e sedutor, mas pouco realista.
O mundo da F-1 se resume em política e economia. Não há espaço para condutas e atitudes radicais nesse cenário. Até porque o tal do escândalo só é um escândalo porque tornou-se público. Espionagem e dribles às regras são comuns na Fórmula 1 dos últimos 20 anos."
Juliano "Kowalski" Barata, in Blog do Mulsanne
"Para a maioria, ficou leve a punição da McLaren. Eu discordo. Está de excelente tamanho. Não seria justo, em hipótese nenhuma, punir Fernando Alonso e Lewis Hamilton (à direita). E nem seria inteligente, do ponto de vista prático. Os fãs guiam-se por pilotos, e não por equipes (com a Ferrari sendo a óbvia exceção). Alguém vai notar a eliminação da McLaren do Mundial de Construtores? Claro que não.
Por outro aspecto, o impacto de uma desclassificação de Alonso e Hamilton seria devastadora. Grande parte do público - não só espanhol e inglês - poderia desistir da Fórmula 1. Isso já não vai acontecer mais. Como sempre, a categoria sobrevive a uma das maiores crises da história.
Agora, para os fãs da Fórmula 1, falta uma única pergunta a ser respondida. Podemos, finalmente, nos concentrar no campeonato?"
Gustavo, in Blog F1 Grand Prix
"Você acha 100 milhões de dólares barato? Eu também não. Mas perto da ameaça de exclusão que a McLaren sofreu hoje, a multa deste valor, mais a pena aplicada, saiu bem baratinha. (...)
Justiça foi feita? Acho que sim. A equipe protagonizou o maior escândalo da história da Fórmula 1 e levou como pena a maior multa e a maior punição da história. O campeonato, na pista, pelo menos fica preservado. É fato que os pilotos foram beneficiados pelo uso ilegal das informações, mas um campeonato decidido no tapetão ficaria ainda mais feio. Será que alguém comemoraria, sem nenhum constrangimento, um título de Raikkonen ou Massa depois da exclusão da McLaren? Creio que não. Se ganha é na pista, embora fora dela tenha rolado mais lama do que nunca."
Ivan Capelli, in Blog do Capelli
"Quem esperava que justiça fosse feita hoje, não tinha como não se decepcionar. Uma sentença que só visa um único objetivo: Encher os bolsos da FIA. Aliás, excelente negócio. Cada reunião do conselho mundial e seus 26 membros, inclusive as festinhas e abundâncias culinárias e hospedagem em hotéis cinco estrelas custaram a FIA cerca de 200.000 dólares por reunião. Esperava algo assim para remunerar os “dedicados” participantes do conselho mundial. Mas 100 milhões de dólares é enfiar a faca na cara de pau.
Agora pergunto: Não foram o Todt e o Montezemolo, clamando justiça, querendo isso, querendo aquilo, que cobraram um julgamento justo? Será que estes dois já caíram na real? Enfim, a “lesada” Ferrari, no final do dia, não ganhou absolutamente nada, NIENTE, com este carnaval todo, do qual o esporte virou refém nos últimos três meses.
Ah, e já antecipando: Parabéns, Signore Montezemolo e Monsieur Todt, parabéns por um título que ganharam na patada, não com competência técnica incontestada na pista." (...)
Mario Bauer, in GP Insider
Acho que foi dentro do aceitável, o Conselho não ppoderia deixar de punir, mas mexer no mundial de pilotos seria péssimo, imagina se Massa ou Raikkonen ganhasse o campeonato dese jeito, seria um título eternamente contestado.
ResponderEliminarMulta e confisco de ponto entre os construtores tá de muito bom tamanho.
Abs
Dá para ver que a maioria discordou de mim...
ResponderEliminarSpeeder, já coloquei um novo texto no Blog com minha opinião mais detalhada.
Grande abraço!
Acho que a multa foi grande demais...ACHO QUE A FIA ERRA MUITO tem que deixar os pilotos correr ....Êles não tem culpa de nada E NEM AS EQUIPES...se um funcionário é mal pago pede demissão e não dão ????e normal 6ELE PROCURAR UM CAMINHO QUE DE MAIS DINHEIRO ...isso é problema entre a Mc e a Ferrari ...que sabiamente iriam saber resolver...pois Ron Dennis é um Genio e Jean Tod também....AGORA LA FIA ES UMA BESTA QUADRADA E LADRONA...GOSTARIA DE POR UMA FAIXA NO PROXIMO GP DIZENDO; MAX MOLEI SENTA AQUI E VEM DIRIGIR A 300 p/hora ....ou FASSA UM CARRO PARA CORRER....os caras não são capazes de fazer nem carrinho de rolemã.....SÓ METER O BICO ONDE NÀO DEVEM...
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