Pois é, chego a mais um marco: 40 mil visitas em sete meses de existência. Um bom resultado, de facto, e agradeço a vocês todos por fazerem este resultado possível. Agora tenho a certeza que no mês que vêm chego às 50 mil, e quem sabe, pelo Natal terei 75 mil visitas ou mais...
Ora, também sei que hoje estamos na véspera de uma decisão muito importante na história da Formula 1: a reunião do Conselho Mundial, que irá decidir sobre as ilegalidades detectadas pelo escândalo "Stephneygate", e que poderá levar, caso a lei seja rigorosamente aplicada, à exclusão da McLaren da Formula 1.
Como sabem, por estes dias pura e simplesmente absti-me de falar sobre este caso. Porquê? A razão está à vista de todos: é uma confusão total de rumores e desmentidos. Muitas das noticias que vieram a lume são pura e simplesmente "cortinas de fumo" lançadas por ambos os lados, no sentido de influenciar a opinião pública sobre este caso. E a estratégia parece estar a resultar: nunca vi tanta gente, especialmente os ferraristas, a exigir a exclusão pura e simples da McLaren e dos seus pilotos, para que o título caia no colo da equipa de Maranello.
Eu sou honesto: gosto muito de automobilismo. Mas aquilo que assisto por estes dias, na imprensa e nos Fóruns um pouco por todo o mundo, é uma clubite aguda, que julgava que estivesse cingido ao futebol. São os Ferraristas que clamam a expulsão pura e simples da Ferrari, os McLarenistas que querem que a Ferrari pague pelos crimes cometidos no tempo de Michael Schumacher, são os espanhois que querem Alonso a fazer valer o seu estatuto na McLaren e que ganhe o título, em vez do Hamilton... é tudo um conjunto de pessoas que competem para ver quem grita mais alto. E objectividade, não se vê, mesmo nas noticias... Foi por isso que me calei, porque o bom senso aconselhava a tal.
Então, porque agora? Para além de ser a véspera da tal sentença, eu tenho uma ideia de como isto vai acabar: "de novo em pizza", como dizem os brasileiros. Porquê? A Formula 1 é demasiado importante e demasiado rica para se sujeitar a um abalo desses. A "realpolitik" é mais forte do que convicções ferraristas ou alonsistas. O que pode acontecer é um acordo: tirariam os pontos à McLaren, mas não tocavam na disputa entre pilotos, ou seja, o campeonato não saía beliscado.
Mais: provavelmente, o nome McLaren desapareceria. O "tio" Max nunca gostou do "tio" Ron (lembram-se da ideia da Liga independente, em 2002?) e provavelmente, o preço a pagar pela permanência seria a venda do resto do capital da McLaren para as mãos da Mercedes. As coisas ficavam na mesma: Haug ficava por lá, e Alonso era o primeiro piloto da marca. Se isso for verdade, posso perceber as lágrimas do "tio" Ron no final da corrida de Monza. Provavelmente deve ter sido a ultima corrida que este homem assistiu ao vivo em quase 40 anos...
Para concluir, faço minhas as palavras que o Mario Bauer disse no fim de semana de Monza: isto não acaba no dia 13. Logo, confesso que aguardo com alguma ansiedade as cenas dos próximos capítulos, ou seja, o fim de semana do Grande Prémio belga. Já se fala (cá para mim é mais uma ameaça do Alonso...) de que o piloto espanhol poderia acabar a época na Renault...
Meus parabéns pelo sucesso do seu blog! Muito merecido, diga-se de passagem!
ResponderEliminarE meus pêsames a todos nós, fãs da F1 e vitimas do seqüestro do nosso esporte predileto para as páginas de tagarelice...
Parabéns seu português, seu blog é tão legal que merece visitas diárias sendo estas mais de uma vez por dia, sou brasileiro, piauiense, moro na capital do estado, Teresina,
ResponderEliminarParabéns!
Parabens pelo blog ...no começo a frase que mostrava como esses HOMENS com H MAIUSCULO fizeram a Formula1 e logo depois a charge sem graça ...desse jeito não vou fazer mais visitas ....50% Você fala super bem 50% é so besteira...ou seja tem chance de virar o jogo e fazer tudo 100%...vou dar umas dicas :A CULPA É SÓ DA FIA que só faz besteiras antigamente não tinha FIA....COMO DISSE EU , JACK STUART E FRANK WILLLIANS roupa suja se lavava em casa quem sai perdendo é todo mundo os patrocinadores fogem...RON DENNNIS É UM GENIO ...JEAN TOOD TAMBém...BRIATORE TAMBÉM...espionagem sempre vai ter o que interessa é na pista....TOMARA QUE A FIA NÀO FASSA MAIS UM BESTEIRA ...DEUS É GRANDE E JUSTO.....DESSA VEZ ESTOU TORCENDO QUE ACABE EM PISSA PARA O NOSSO BEM....e temos que vigiar é a FIA de mais de perto para ela para de COMETER ERROS IRREPARAVEIS...COMO ESTA COMETENDO FAZ TEMPO.....
ResponderEliminarAntes de mais nada, parabéns pelas visitas!
ResponderEliminarSobre a troca de nome da McLaren, eu não creio. A McLaren é McLaren, não vai virar Mercedes, não posso imaginar uma coisa dessas. Além do mais, dependeria de certas aprovações externas, que fogem ao controle da equipe.
Seja lá o que acontecer, a McLaren tem que continuar sendo McLaren, uma das maiores equipes de todos os tempos. Não vai ser um tal Coughlan que vai acabar com isso tudo não.