Como por estes dias se comemoram os 20 anos do tri-campeonato do Nelson Piquet, achei por bem mostrar o carro que o guiou durante as suas duas temporadas ao mais alto nível, ao serviço da equipa de Frank Williams: o Williams FW11. Para além disso, é o carro que ando a conduzir neste momento no meu jogo de BATRacer...
Este foi o maior opositor do McLaren MP4/2, projectado por John Barnard dois anos antes, e que tinha ganho os campeonatos de condutores de 1984 (Niki Lauda) e de 1985 (Alain Prost). Sucedeu também ao modelo anterior, o FW10, que tinha acabado a temporada de 1985 em alta, ganhando as três últimas provas do campeonato daquele ano: Europa, Africa do Sul (Nigel Mansell) e Austrália (Keke Rosberg).
O FW11 foi desenhado por Frank Dernie, com a ajuda de Patrick Head, constriram um chassis pouco vistoso, mas sólido e fiável. Para ajudar isso, um motor Honda V6 Turbo, de 1.5 Litros, que debitava 800 cavalos às 12.000 rotações por minuto, com 200 cavalos extra em situação de qulificação, fazia com que fosse um sério concorrente ao Lotus 97T e ao já referido McLaren MP4/2.
Frank Williams sabia que tinha carro, mas para ele, o ano de 1986 seria de pesadelo. No inicio do ano, quando regressava de uma sessão de testes em Paul Ricard, em companhia do jornalista Peter Windsor, despistou-se a bordo do seu Ford Sierra alugado e sofreu uma grave lesão cervical, paralisando-o do perscoço para baixo. Winsor escapou ileso. Isso levou a que passasse boa parte do ano em reabilitação, deixando a equipa a cargo de Patrick Head.
O carro ficou pronto antes do GP inaugural, no circuito brasileiro de Jacarépaguá. Nelson Piquet ganhou essa corrida, enquanto que Nigel Mansell desistiu, depois de se ter despistado quando discutia uma posição com o Lotus de Ayrton Senna. Contudo, Mansell redimiu-se, e ganhou cinco provas nesse ano, contra quatro de Piquet. E na prova final desse ano, na Austrália, Mansell era o claro favorito para a conquista do título mundial, ainda mais que Frank Williams estava de volta às boxes. Contudo, um pneu furado a mais de 250 km/hroa na Recta Brabham, deu o título de bandeja ao seu rival Alain Prost. Contudo, o título de construtores ficou na equipa.
Em 1987 foi apresentado a versão B da máquina, conm alguns melhoramentos em relação ao ano anterior. A mais importante delas foi a suspensão activa, embora houve também planos para que fosse experimentada uma primeira versão de uma caixa de velocidades semi-automática, bmas tal nunca passou das intenções. Nessa temporada, o carro continuou a ser dominador, vencendo nove corridas e dando o título de condutores ao brasileiro Nelson Piquet, depois do seu companheiro e maior rival, Nigel Mansell, ter tido um acidente durante os treinos livres do Grande Prémio do Japão.
Em suma, este foi um dos mais importantes chassis da história da marca, tão importante como o chassis FW07, que sete anos antes tinha dado o título mundial a Alan Jones. Contudo, no final de 1987, a saída da Honda e a sua substituição pelos motores Judd, bem como o fim anunciado dos motores Turbo, fizeram com que se desenhasse um chassis novo, e inaugurasse uma pequena travessia do deserto, que acabaria com a construção, em 1991, de outro chassis mítico: o FW14.
Carro: Williams FW11
Projectista: Frank Dernie e Patrick Head
Motor: Honda V6 Turbo de 1.5 litros
Pilotos: Nelson Piquet, Nigel Mansell e Riccardo Patrese
Corridas: 32
Vitórias: 18 (Mansell 11, Piquet 7)
Poles: 16 (Mansell 10, Piquet 6)
Voltas Mais Rápidas: 18 (Mansell 7, Piquet 11)
Pontos: 273 (Mansell 131, Piquet 142)
um carro fantástico!
ResponderEliminarUm grande carro, que acabou dando o terceiro e último título para o grande Nelson...
ResponderEliminarE uma coisa que sempre digo: como era bonita essa pintura da Williams, colorida sem ser exagerada... uma das mais belas da história...
Não fosse os problemas internos na equipe, a Williams teria conquistado o Campeonato de Pilotos em 1986.
ResponderEliminarO modelo FW11B mostrou-se muito superior em 1987.
Mansell teve toda a preferência do time para a conquista, mas Piquet foi mais regular e esperto e conseguiu o campeonato que deveria ter sido seu no ano anterior.
Falando do carro, é muito lindo!!!
Fábio Kawagoe
3 de Março de 2008 2:17