Confesso que não era algo que ficasse surpreendido, pois há algumas semanas atrás, o Rali foi escolhido para o calendário do IRC (uma espécie de II Divisão dos Ralies, criada recementemente pela FIA), mas na passada quarta-feira, em Paris, a FIA escolheu os 15 ralies que iriam fazer parte do calendário de 2008 da competição. E nesses, o de Portugal ficava de fora.
A razão: rotatividade. A ideia da FIA é o de fazer com que alguns dos ralies recebam o Mundial WRC uma vez em cada dois anos. No ano em que não recebem, acolhiam o IRC. É tudo muito giro, mas há um problema: cria ralis de primeira e ralies de segunda. Afinal de contas, Montecarlo, Finlândia e Catalunha e Inglaterra não são afectados, pois não?...
Enfim, eu acho que não gostam de nós. E digo isto porque aparentemente, o nosso rali foi o melhor pontuado do ano. Se foi bom, porque o tiraram do calendário? Vai-se lá saber... Enfim, eis o calendário do WRC em 2008:
24/27 Janeiro - Rali de Montecarlo
8/10 de Fevereiro - Rali da Suécia
28Fev./3 Março - Rali do México
27/30 Março - Rali da Argentina
24/27 de Abril - Rali da Jordânia
16/18 de Maio - Rali da Itália (Sardenha)
29 Maio/3 Junho - Rali da Acrópole (Grécia)
13/15 de Junho - Rali da Turquia
31 Julho/3 Agosto - Rali da Finlândia
15/17 de Agosto - Rali da Alemanha
28/31 de Agosto - Rali da Nova Zelândia
2/5 de Outubro - Rali de Espanha (Catalunha)
10/12 de Outubro - Volta à Corsega (França)
24/26 de Outubro - Rali do Japão (Hokkaido)
28/30 de Novembro - Rali de Inglaterra
Há uma estreia absoluta em ralis: a Jordânia, e um regresso, a Turquia. Para além de Portugal, Australia, Irlanda e Noruega saem do calendário, com um eventual regresso em 2009. Para além disso, "o Conselho Mundial decidiu que as Etapas passarão a ser conhecidas como Dias, pelo que o que era designado por Etapa 1, agora passa a ser Dia 1. De forma a que exista mais equidade na competição, a ordem de passagem na estrada passa a ser ordenada de acordo com a classificação do rali, ao contrário do que sucedia até aqui, que era com a ordem de classificação no Mundial. Para além disso, no final do derradeiro dia de prova, e antes do pódio final, existirá um parque de assistência de 10 minutos, como 'atracção'." (Autosport.pt)
Estes tipos da FIA tem lá as suas ideias...
Realmente não fiquei surpreendido, mas pronto, é o que temos. No Forum do Autosport tem uma previsão do possível calendário para 2009 tirado de um site norueguês, o calendário não tem Monte-Carlo, Suécia, Catalunha e RAC, abre com a Noruega e fecha com a Irlanda e tem Noruega, Portugal e Austrália, Polónia e Chipre. não sei qual será a veracidade disto, mas que houve uma alma iluminada que fez a previsão, lá isso houve...
ResponderEliminaraqui fica o link:
http://autosport.clix.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/36307
Abraço:
João Anaquim