![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZvjKo9ANTHzTCEJMcdeMFwFOpd2any1wIe5YfoX1x7cLhr50vclnnr5ihuI4QB15KKohobzJm4J4SFXCHvTgZx26gJ_LmbZNpxCZEA3iZ8qBeEJGWE1vMt22NBsWZkZFMt6rrQJo3vL3A/s400/Fabi+87.jpg)
Teodorico Fabi nasceu a 9 de Março de 1955 (tem agora 52 anos) e teve um irmão mais novo que também correu na Formula 1: Corrado Fabi. Praticante de desportos desde cedo, aos 15 anos tentou a sua sorte no esqui, ao participar nos Campeonatos do Mundo da especialidade pelo... Brasil. Tudo isso aconteceu porque era neto de brasileiros...
Depois de não ter grande sorte nos esquis, virou-se para os automóveis. Depois uma excelente carreira nos karts, enquanto estudava Engenharia Mecânica no Instituto de Tecnologia de Milão, passa para a Formula Ford 1600, onde conquista o título italiano em 1977. Passa para a Formula 2 em 1978, onde revela-se, ganhando uma prova na Argentina. Dois anos mais tarde, fica na terceira posição na competição, ganhando três corridas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_ibKWBlADKOh64Am6SO-EM4LwrwKIf4bMBFUmI6iqJQ-ljl3rEdzBw8-v_RvF0uTHg8e1h7h9pC0HlyOlev0MYBKnvXR1Fj2o90DOSXJGdhnRwGaAxzYUiQVdfHHEjFuLsM6t-wK8NKZo/s400/Inglaterra+82.jpg)
No ano seguinte, troca a Formula 1 pela CART e faz uma grande temporada: faz a "pole-position" nas 500 Milhas de Indianápolis, onde desiste após uma avaria na volta 44, ganha quatro provas na temporada e torna-se vice-campeão da competição, com o prémio de "Rookie do Ano". Tudo faz com que volte à Formula 1 como companheiro de equipa de Nelson Piquet na Brabham.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJL-pM_WZSB7jqtbg9j9yDifgBZI531XPbfKaz4QjXx5IHSKEW4LN8ULPJGsaQOuCI1YqXJ5xP5vn47kQ90i3quZ-uInKd4CxXTnGl8d8wmD0gf7VJGSMUTmeVTUxIB-0snHE_hNAFMBGF/s400/Fabi+84.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2t7ea91PXhISQnmp2r92lYbd2kqlYsF6skHxX_RLVEOFpqUyISd_2MCIs0yNK3XdmfdYqF4Wjk67GxwIc2jJbl1rPoA-uyxXE8lJliErAJEbh8LrGr1Q0DixC8tlyoUaAELTchFXd_I7o/s400/Monaco+85+2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKRTeqnCDMcLmZ0HDWi9Sb1f1Qm1ulo4U7rnOIz1DgvyMh_XDEckg38vflcSdKFrM38OncDDJbmAN1vG-3UCpekcyIIWuvldxkGLNLPs8LBhanGM97ofkFrzKehnpHg0AXF6ZjM5H1coKS/s400/Brasil+86.jpg)
Continua a correr em 1987, a bordo da Benetton, agora com o belga Thierry Boutsen como companheiro. consegue acabar mais vezes nos pontos, e tem um pódio em Zeltweg, acabando na terceira posição. No final da época, Fabi acabava na nona posição do campeonato, com 12 pontos, e um pódio.
Contudo, no final do ano, Fabi não fica na Formula 1 e volta para os Estados Unidos, correndo pela CART ao serviço da Porsche. Nos três anos seguintes, só ganha uma prova, em 1989, no circuito de Mid-Ohio. No final de 1990, a Porsche sai da CART, e a carreira de Fabi nos Estados Unidos faz uma pausa. Entretanto, Fabi também corria nos Sport-Protótipos, a bordo da Jaguar, e em 1991, torna-se campeão mundial da categoria.
Depois de mais alguns anos nos Sport-Protótipos, Fabi voltou à CART de 1993 a 1995, sem grandes resultados. No final de 1995, com 40 anos, decide que já era altura de abandonar a competição de vez.
A sua carreira na Formula 1: 71 Grandes Prémios, em cinco temporadas (1982, 1984-87), dois pódios, três pole-positions, duas voltas mais rápidas, 23 pontos.
Hoje em dia, Teo Fabi cuida em Itália da carreira de outro Fabi: o seu filho Stefano.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...