Eis que quando pesquisava nos outros blogs, deparei este belo video, no Blog do Mulsanne, do Juliano "Kowalski" Barata, que mostra uma reportagem da cadeia inglesa ITV Sport, feita pelos ex-pilotos Martin Brundle e Mark Blundell, que explicavam detalhadamente todas as técnicas de ultrapassagem existentes na Formula 1 actual, a bordo de dois Williams - Toyota deste ano. O video foi feito no circuito de Silverstone, e é absolutamente imperdível!
Já agora, "dou a palavra" ao Juliano, que explica a seguir todos esses tipos de ultrapassagem:
The Tow - "A Carona": ultrapassagem clássica em retas, utilizando o "vácuo" formado pelo carro imediatamente à frente. A contrapartida no processo de aproximação é a dificuldade de se manter proximidade com o bólido à frente nas curvas. O fluxo de ar turbulento deixado pelo mesmo resulta em perda de pressão aerodinâmica na parte frontal do carro atacante; resultando em sub-esterço.
The Block - "A Fechada": técnica de defesa em retas. Consiste em antecipar a mudança de direção do carro atacante, bloqueando sua passagem. Só é permitida uma única mudança de direção no trecho de reta onde ocorreu a defesa.
The Dummy - "O Drible": técnica de ataque usada para superar a anterior. É quase que literalmente um drible. Ameaça-se abrir para um lado, provocando assim o "The Block" por parte de quem está se defendendo, mas subitamente ataca-se pelo outro lado; deixando quase ou nenhum tempo para reação do rival.
The Switchback - "O Xis": técnica de contra-ataque. Induz-se o atacante a ultrapassar por dentro e forçar o ponto de frenagem ao limite, provocando a famosa "espalhada" para fora na entrada da curva. Assim, pode-se contra atacar repassando pelo lado de dentro ainda próximo do ponto de tangência.
The Hang Out - "A segurada": maneira do atacante sobreviver ao "Xis". Nem sempre é possível de ser realizado. Basicamente deve-se controlar o espaço na pista, na entrada e início do ponto de tangência, de maneira que não haja área para o piloto rival realizar seu contra-ataque pelo lado de dentro. Controla-se este espaço seja não deixando asfalto suficiente no lado de dentro, seja mantendo-se o carro meio paralelo ao do rival, de maneira que esse não consiga transpor-se para o lado de dentro da curva.
O ponto de vista extremamente baixo do carro e os minúsculos e sempre-vibrantes espelhos retrovisores dificultam ainda mais a tarefa dos pilotos na luta por posições.
No final do vídeo, Martin Brundle apresenta seqüencialmente exemplos das técnicas demonstradas, em corridas das últimas temporadas.
Divirtam-se!!!
E há tantas e tão boas! :)
ResponderEliminarLembro o Piquet que dizia que nos treinos existiam ultrapassagens fantásticas, mas que nunca eram visualizadas, por cauda da escassa cobertura televisiva.
Fica bem,
Miguel
Pois é Paulo, isso mostra que quem quer consegue, é só arriscar. Mas a maioria dos pilotos fica com 'medinho' e fica dependendo apenas das estratégias de pit stop para ganhar posição.
ResponderEliminar[]'s!
Muito bom!! Fiquei dando pause no youtube e lendo o teu blog pra ver o que significava cada ultrapassagem. Muito legal.
ResponderEliminarUm abraço.
SAVIOMACHADO