![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3bTz0WtolgsMgowJGyU0-tGYjZ3KTHok3EdcMhSm5981NK2mJy_oN93jS_V2SyAALtgyRIOy_vEbYNTLVVwaI-dxsCiL1gUfmnH8jVWNTigBPoqztbhiAYelg5P2ZdslIoaZjNVIfsHpm/s400/Brasil+79.bmp)
Hoje, dedico-me a falar do Ligier JS 11.
Nos finais de 1978, Guy Ligier tem que criar um novo carro para albergar os motores Cosworth V8, que irão substituir os Matra V12, que deram à equipa a sua primeira vitória no ano anterior, na Suécia, às mãos de Jacques Laffite. Sendo assim, pediu ao seu projectista (e compatriota) Gerard Ducarrouge, para que projectasse aquilo que ficou conhecido como o Ligier JS11 (JS são as iniciais de de Jo Schlesser, o melhor amigo de Guy Ligier, morto no GP de França de 1968, ao volante de um Honda)
O JS11 vai aplicar a fundo os conceitos de efeito-solo que o Lotus 79 tinha mostrado ao resto do pelotão no ano anterior, com excelentes resultados. Foi nessa altura que em resposta, surgiram alguns dos carros mais memoráveis dos anos 70: o Arrows A2, o Williams FW07, o Ferrari 312 T4... Para além disso, a caixa de velocidades era inteira feita pela fábrica, e tornou-se muito eficaz.
Para além disso, Guy Ligier vai aplicar outra novidade: como só correu com um carro nas duas épocas anteriores, irá correr com dois pilotos, por imposição da então FISA. Para isso, contrata Patrick Depailler, vindo da Tyrrell, para companheiro de equipa de Jacques Lafitte.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkmetqL08tyNZEPbiCELb0j7zfUMDni4YDp42t2nIgq2M-VNn15-pGPQgj91zUDPjqlWT6N5A3xftgl367A-VPg6tWZHTdT5GRb0mfm4GJC8UgjtFyQQNF_X_0U4PM-vAxqnbYCUiz2NVR/s400/Argentina+79.bmp)
No final da época de 1979, A Ligier foi terceira no Mundial de construtores, enquanto que Laffite foi quarto, com 36 pontos, Depailler foi sétimo, com 22 pontos, e Ickx foi 16º, com três pontos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiAgG2euHTpEvKvFskEptvl95Tt54VMzicWH3ig5T9O23Rg0SKm6HMOf1NlIv5-Og32FZDH6YY37hmaP_qKYk8SfD_NUEv2_zWZ8A6Mb3VyV-dhYQ5popSUhFDE2yaWLV2d7Igh2Px6K_7n/s400/1980_brandshatch_04.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhhj1D67eh-F9gpmdw26QlRdk_Io0iSJu9zsod1XIqmo8fR_-wtD2jNZTwmJXLrPoXUru_MIcM9lMPtjzlyB7l2sGJ98cQIMm6X8rVV24buu7d94KETlmyAf_JVVnsBUKO_F6Y4V7edyzoW/s400/Brasil+80.jpg)
No final, o Ligier JS 11 tornou-se no simbolo do auge dos carros azuis, chefiados por um homem que sonhou ter um dia uma "Ecurie de France", e que com o apoio da Gitanes, tornou esse sonho em realidade.
Carro: Ligier JS11
Projectista: Gerard Ducarrouge
Projectista: Gerard Ducarrouge
Motores: Cosworth V8 de 3 Litros
Pilotos: Jacques Laffite, Patrick Depailler, Jacky Ickx e Didier Pironi
Corridas: 29
Vitórias: 5 (Laffite 2, Depailler 1, Pironi 1)
Poles: 7 (Laffite 5, Pironi 2)
Voltas Mais Rápidas: 6 (Laffite 3, Pironi 2, Depallier 1)
Pontos: 127 (Laffite 70, Pironi 32, Depallier 22, Ickx 3)
Corridas: 29
Vitórias: 5 (Laffite 2, Depailler 1, Pironi 1)
Poles: 7 (Laffite 5, Pironi 2)
Voltas Mais Rápidas: 6 (Laffite 3, Pironi 2, Depallier 1)
Pontos: 127 (Laffite 70, Pironi 32, Depallier 22, Ickx 3)
Quando eu tinha 8 ou 9 anos, ganhei de presente um kit para montar um modelo da JS 11 (e montei direitinho). Carro mais lindo esse, meu Deus.
ResponderEliminar