Talvez deva ser o carro mais bem sucedido proveniente da equipa de Guy Ligier, pois deu à equipa cinco das suas nove vitórias em toda a sua carreira, e deu à Ligier a sua melhor classificação de sempre no Mundial de Marcas, o segundo lugar em 1980. Jacques Laffite, Jacky Ickx, Didier Pironi e Patrick Depailler tripularam este carro, que tinha a bordo motores Cosworth V8, o motor mais bem sucedido da história da Formula 1.
Hoje, dedico-me a falar do Ligier JS 11.
Nos finais de 1978, Guy Ligier tem que criar um novo carro para albergar os motores Cosworth V8, que irão substituir os Matra V12, que deram à equipa a sua primeira vitória no ano anterior, na Suécia, às mãos de Jacques Laffite. Sendo assim, pediu ao seu projectista (e compatriota) Gerard Ducarrouge, para que projectasse aquilo que ficou conhecido como o Ligier JS11 (JS são as iniciais de de Jo Schlesser, o melhor amigo de Guy Ligier, morto no GP de França de 1968, ao volante de um Honda)
O JS11 vai aplicar a fundo os conceitos de efeito-solo que o Lotus 79 tinha mostrado ao resto do pelotão no ano anterior, com excelentes resultados. Foi nessa altura que em resposta, surgiram alguns dos carros mais memoráveis dos anos 70: o Arrows A2, o Williams FW07, o Ferrari 312 T4... Para além disso, a caixa de velocidades era inteira feita pela fábrica, e tornou-se muito eficaz.
Para além disso, Guy Ligier vai aplicar outra novidade: como só correu com um carro nas duas épocas anteriores, irá correr com dois pilotos, por imposição da então FISA. Para isso, contrata Patrick Depailler, vindo da Tyrrell, para companheiro de equipa de Jacques Lafitte.
O carro fica pronto na primeira corrida da época de 1979, na Argentina, e arrasa: Laffite faz a pole-position, faz a volta mais rápida e ganha a corrida, e no Brasil, é a mesma coisa, mas desta vez é melhor: com Depailler, fazem a primeira dobradinha da equipa. Um inicio de sonho! Ainda conseguem ganhar mais uma corrida, em Jarama, através de Patrick Depailler, mas a entrada em cena dos Ferrari 312 T4, de Gilles Villeneuve e Jody Scheckter, e mais tarde, dos Williams FW07 de Alan Jones e Clay Regazzoni, fazem com que nunca mais recuperem o fulgor do inicio da época. Para piorar as coisas, Depailler sofre um grave acidente de asa-delta após o GP do Mónaco, tendo sido chamado para o seu lugar o veterano belga Jacky Ickx.
No final da época de 1979, A Ligier foi terceira no Mundial de construtores, enquanto que Laffite foi quarto, com 36 pontos, Depailler foi sétimo, com 22 pontos, e Ickx foi 16º, com três pontos.
Para 1980, um Depailler curado foi para a Alfa Romeo, e foi substituido por uma jovem promessa francesa, vinda da Tyrrell: Didier Pironi. Nessa época, o JS 11 foi desenvolvido para melhorar as suas performances. Mas o efeito-solo, agora melhorado, tinha um contra: o facto de ser tão eficaz, especialmente nas zonas da suspensão e dos eixos, causou danos nessas zonas, que provocavam muitas vezes, quebras que levavam à desistência de um (ou dos dois carros).
O inicio da época de 1980 não foi muito bom para a Ligier, mas a Ligier ganhou duas corridas nesse ano, através de Didier Pironi em Zolder, e Jacques Laffite em Hockenheim, precisamente dez dias depois da morte do seu amigo e ex-companheiro de equipa Patrick Depailler. Em muitos aspectos, o Ligier JS11 foi excelente naquele ano, mas a Brabham tinha construido o BT49, que foi um chassis vencedor, e fez de Nelson Piquet um candidato ao título naquele ano. No final de 1980, a Ligier foi segunda classificada no mundial de Construtores, sendo batida pela Williams, enquanto que Laffite terminou em quarto lugar, com 34 pontos, enquanto que Pironi foi quinto, com 32 pontos.
No final, o Ligier JS 11 tornou-se no simbolo do auge dos carros azuis, chefiados por um homem que sonhou ter um dia uma "Ecurie de France", e que com o apoio da Gitanes, tornou esse sonho em realidade.
Carro: Ligier JS11
Projectista: Gerard Ducarrouge
Projectista: Gerard Ducarrouge
Motores: Cosworth V8 de 3 Litros
Pilotos: Jacques Laffite, Patrick Depailler, Jacky Ickx e Didier Pironi
Corridas: 29
Vitórias: 5 (Laffite 2, Depailler 1, Pironi 1)
Poles: 7 (Laffite 5, Pironi 2)
Voltas Mais Rápidas: 6 (Laffite 3, Pironi 2, Depallier 1)
Pontos: 127 (Laffite 70, Pironi 32, Depallier 22, Ickx 3)
Corridas: 29
Vitórias: 5 (Laffite 2, Depailler 1, Pironi 1)
Poles: 7 (Laffite 5, Pironi 2)
Voltas Mais Rápidas: 6 (Laffite 3, Pironi 2, Depallier 1)
Pontos: 127 (Laffite 70, Pironi 32, Depallier 22, Ickx 3)
Quando eu tinha 8 ou 9 anos, ganhei de presente um kit para montar um modelo da JS 11 (e montei direitinho). Carro mais lindo esse, meu Deus.
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