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"A bomba foi lançada às 08.16 da manhã", segundo descreveu Tibbets, anos mais tarde. "Produziu-se uma explosão terrivel, muito forte, inimaginavel, perto do centro da cidade. A tripulação do 'Enola Gay' viu uma coluna de fumo que se elevava rapidamente e fogos intensos que brotavam".
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Três dias depois, a 9 de Agosto, Tibbets, otra vez aos comandos do "B-29 'Superfortress", sobrevoou a cidade japonesa de Nagasaki para observar as condições meteorológicas antes de que outro avião americano, o "Bockstar", comandado pelo capitão Charles Sweeney (1919-2004) descarregasse a segunda bomba atómica sobre essa cidade japonesa.
Os bombardeamentos atómicos forçaram à rendição do Japão, a 15 de Agosto, e desde então tem sido causa de controversia entre aqueles que os consideram como "crimes de guerra", e aqueles que afirmam que foi evitada uma cifra maior de baixas em ambos os lados, caso tivesse continuado o conflito nos meses ou anmos seguintes, com a invasão do Japão.
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Em Setembro de 1944, Tibbets foi eleito num grupo muito reduzido de militares a quem foi informado sobre um projecto ultra-secreto: o 'Projecto Manhattan', que tratava do desenvolvimento secreto de armas atómicas pelos militeres americanos, e Tibbets foi encarregado para supervisionar as modificações necessarias para a adaptação do B-29 para que levasse e descarregasse uma dessas bombas.
A 5 de Agosto de 1945, o presidente Harry S. Truman aprovou o uso da bomba, baptizada como 'Little Boy' —em comparação com 'Fat Boy', a bomba maior descarregada três dias mais tarde sobre Nagasaki— e a tripulação comandada por Tibbets empreendeu a sua missão, no "Enola Gay", baptizado com o nome da sua mãe (1893-1983).
Tibbets continuou na Força Aérea até 1966, altura em que se retirou como Brigadeiro General, após 29 anos de serviço. Tornou-se depois adido militar na India, e depois tornou-se executivo de uma empresa aeronáutica. Acerca do feito que o catapultou na história, afirmou numa entrevista, em 1975: "Estou ogulhoso do feito, pois foi algo planeado desde o inicio e que correu na perfeição. Durmo calmamente todas as noites desde então".
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Dificil não emitir juízo de valor a respeito do homem que pilotou o enola gay...´porém, foi-se um pedaço da história.
ResponderEliminarSim, um dos piores episodios na historia da humanidade.
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