![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjEeTEnr40va5XtNh92McXl9e5RU18YqecCVvYULhUI-Ie-USGUZo14e2i6EqwkzQkbiayH-Aa0yYXQTEyGhyBGPhJDR6QQ7J8-EllHQRCla4cpaNqAm_mWewsCoqDN3EwdcrLWJOkL7Yxv/s400/Jacarepagua+1.jpg)
Hoje em dia, parte do Autódromo, especialmente no lado Oeste, está ocupado por um complexo aquático e por um velódromo, sendo absolutamente impossivel de recuperar todo o traçado antigo. Para além disso, a incúria dos responsáveis camarários faz com que as instalações estejam quase votadas ao abandono.
Mas para saberem mais sobre a atrocidade que as autoridades cariocas estão prestes a cometer, em nome de um conjunto de elefantes brancos, é melhor lerem a crónica do Gustavo, que coloco aqui, quase na íntegra:
"De acordo com O Globo, o comitê responsável pela candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016 teria uma reunião decisiva nesta segunda, para 'concluir as respostas ao questionário de cidade-sede', que deve ser enviado ao COI no próximo dia 14 de Janeiro. Entre as propostas do documento-base, está 'a necessidade de desativação, em definitivo, do autódromo de Jacarepaguá'.
No lugar do circuito, seriam construídos um Centro Olímpico de Treinamento e quatro pavilhões para competições. O plano, é claro, esbarra num compromisso que a prefeitura do Rio firmou na Justiça, na época de preparação para os Jogos Pan-Americanos: recuperar as instalações de Jacarepaguá até julho de 2008, colocando o autódromo em nível de Fórmula 1. Como seria de se esperar, porém, os defensores do Rio-2016 já trabalham para dar um "jeitinho" na situação.
A princípio, caso Jacarepaguá precise ser realmente demolido, dois terrenos estão em estudo para receber um novo autódromo. O primeiro fica na Avenida Brasil, numa região considerada de alto risco por sua notória insegurança. Já o outro é localizado no fim da Avenida das Américas, perto da Base de Santa Cruz, onde a infra-estrutura de transportes é bastante precária. Em ambos os casos, os terrenos pertencem às Forças Armadas, que ainda precisariam ser indenizadas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgb3tdDPbua5bBdsjYit6TRBYu4NMFvXVYy1tw70dxSOLuoAYsAhMIQBUHedECk_36h4QhYgJOVbbHZN9DzOJsvzMFTJjOHfbspORFbtsEorp-z2thtTbgpvK2dsQ9lyf6eXD2ZNvPAwSeI/s400/Jacarepagua+2.jpg)
O grau de cinismo daqueles que são contra a pista já atingiu um nível inimaginável. A promessa de recuperar o circuito, ao que parece, não passava de um gigantesco factóide. Mesmo assim, é difícil conter a decepção e o sentimento de fragilidade. Será que o compromisso firmado pela prefeitura na Justiça não serve para nada? Como não? Pelo visto, aqueles que defendem a extinção completa de Jacarepaguá parecem estar dispostos a quase tudo."
Infelizmente, meus amigos, temo que estejamos a assistir aos últimos dias de um autódromo mítico no Brasil e no mundo inteiro...
Speeder, muito obrigado pela referência! Pena que seja numa notícia tão chata quanto esta de Jacarepaguá. Pelo visto, as perspectivas para o autódromo não são nada boas mesmo...
ResponderEliminarAliás, como está a situação do Estoril? O abaixo-assinado deu certo?
Grande abraço!
Gustavo Coelho
Deu certo. Conseguiram mais de 5 mil assinaturas, logo, o processo vai ser discutido no nosso Parlamento. Já é um bom inicio...
ResponderEliminar