Bom, hoje é dia de falar deste piloto. Como hoje descobri que ele faz anos, achei engraçado que se faça uma biografia sobre o primeiro piloto indiano que correu na Formula 1, e que durante muito tempo foi considerado como uma grande (e unica) esperança para o automobilismo do seu pais. Hoje em dia, já há mais pilotos a correr e a aproximar-se da categoria máxima do automobilismo, como Karun Chandook, actualmente na GP2.
Hoje é a vez de falar de Narain Karthikeyan, que hoje faz 31 anos.
Nascido a 14 de Janeiro de 1977 em Chennai, na India, é filho de um piloto de ralies, que foi sete vezes campeão indiano na categoria. Começou a correr em monolugares em 1992, na India natal, e pouco tempo depois, aos 15 anos, foi a França para correr no Volante ELF. No ano seguinte, voltando à India, corre na Formula Maruti, com bons resultados, fazendo com se aventurasse mais uma vez para fora do país, mais concretamente para a Inglaterra. Correndo na British Formula Vauxhall Junior, alcança alguns resultados de relevo.
Em 1995, vai correr para a Formula Asia, onde no ano seguinte se sagra campeão. Em consequência, volta mais uma vez à Grã-Bretanha, onde vai correr na Formula Vauxhall, onde se classifica na oitava posição. Em 1997, vai correr na Formula 3 britânica, onde corre até ao ano 2000. A sua melhor classificação no campeonato será o quarto, na última época.
Em 2001, aventura-se na Formula Nippon, sem grandes resultados. Em 2002 começa a correr na Telefonica World Series by Nissan, onde fica por três épocas. No final de 2004, fica na sexta posição do campeonato, onde recebe uma oportunidade de ouro para cumprir o seu sonho: correr na Formula 1.
Já tinha tido uma oportunidade para testar em 2001 (Jordan) e em 2004 para correr na Minardi, mas não tinha conseguido juntar as verbas necessárias para ser piloto pagante. Contudo, no inicio de 2005, já tinha arranjado o suficiente para correr uma temporada na Jordan, recém-adquirida por Alex Shnaider, e que pretendia convertê-la na Midland. Como companheiro, iria ter um piloto vindo de outro país sem tradição na Formula 1, e seu adversário da World Series by Nissan: o português Tiago Monteiro.
A temporada de 2005 foi penosa: sem grandes chances para sair do fundo da grelha, Kartikeyan lutava com o seu companheiro de equipa para ser o mellhor piloto da equipa, mas era frequentemente batido pelo piloto português. Contudo, aproveitou o polémico Grande Prémio dos Estados Unidos, marcado pela controversia sobre os pneus Michelin, para pontuar pela unica vez na sua carreira, acabando na quarta posição. Esses cinco pontos fizeram com que se classificasse na 18ª posição no campeonato.
A sua carreira na Formula 1: 19 Grandes Prémios, numa unica temporada (2005), cinco pontos.
Sem grandes chances de prosseguir activamente na Formula 1, tentou a sua sorte como piloto de testes da Williams, onde ficou por dois anos. Entretanto, aproveitou para correr na equipa indiana de A1GP. Se no primeiro ano, os seus resultados não foram grande coisa, na temporada 2007/08, já conseguiu entrar na história da sua equipa, ao ganhar uma das mangas do Grande Prémio da China, no circuito de Zuhai, no passado mês de Dezembro. Apesar deste triunfo, ainda não desistiu de conseguir uma segunda chance na categoria máxima do automobilismo...
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