Se estivesse vivo, Gilles Villeneuve comemoraria hoje o seu 58º aniversário natalício. Provavelmente um dos pilotos mais carismáticos de sempre, o seu comportamento em pista, de não desistir nunca, mas sempre de uma forma leal.
Esta semana, o leitor Marcelo Costa sugeriu-me algo raro: o visionamento de um documentário feito pela TV canadiana em 1982, pouco depois da sua morte. Para além de relatar toda a sua carreira, desde os snowmobiles até a sua corrida fatal em Zolder, tem vários testemunhos, desde os pilotos René Arnoux, Jean-Pierre Jabouille, Didier Pironi, Jacques Laffite e Alain Prost, até a jornalistas locais, bem como raras entrevistas feitas à TV canadiana, em 1978 e 1982.
Para além disso, tem imagens do seu funeral: missa de corpo presente, com caixão aberto, até ao cortejo funebre, com a urna coberta com uma bandeira de xadrez. Apesar de colocar aqui a foto da sua campa, é mais de familia do que dele: Gilles foi cremado, mas parte das suas cinzas foram depositadas nessa campa. quem está enterrado é Seville, seu pai e avô de Jacques Villeneuve.
O documentário está no Youtube e têm três partes: Parte 1, Parte 2, e Parte 3. Além disso, tenho mais uma pérola: a noticia do seu acidente fatal na TV canadiana.
Grande Gilles!
ResponderEliminarEu tamben tinha achado esse documentario ha tempo. :D
Uiaaa!!! Meu comentário virou manchete no site, que legal! Agora sou um cara importante no mundo virtual, muito bom, muito bom... rsrs
ResponderEliminarNão sabia que Gilles tinha sido cremado.
Abraços a todos
Gilles merece ser lenda, pela obstinação.
ResponderEliminarTinha um talento raro para pilotar e um descompromisso com resultados, o que explica seus poucos pontos em campeonato, completamente desproporcionais ao tamanho da sua fama.
Speeder,
ResponderEliminarA morte de Gilles foi traumática. Na minha opinião, o March que estava na sua frente teve certa culpa, pois era uma curva de alta e causou o acidente por estar muito devagar.
Se ele tivesse freado um pouco antes...se o March tivesse encostado...
Então vem o "se"...se a barra de direção do FW16 tivesse rompido em uma curva de baixa em Imola/94, Ayrton estaria vivo...