![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCeOnz7kAGnH_x90HtXJFkh_Ly4bMijk1N-C8H45d1nixhVZL2QL89Xhqg8GbI7BjG2WS1Ewy7SvJQf1hZQzFNynvnR_wBM3818D2R0WZGpEeQLvEVRHM7i98HSV_-ri8Rl_lmKYWmAb0/s400/Argentina+75+4.bmp)
Em 1972, Lord Alexander Hesketh, então com 22 anos, mas herdeiro de uma considerável fortuna, conheceu Alexander “Bubbles” Horsley. Tendo em comum uma paixão por automóveis, decidiram entrar com um carro no Europeu de Formula 3, com o objectivo de se divertirem o mais possível. Se em termos de festa, o objectivo foi conseguido, em termos de resultados, estes foram maus. No ano seguinte, Horsley e Hesketh conhecem um jovem e talentoso piloto inglês, que procurava um carro para correr: James Hunt.
No início de 1973, adquirem um Surtees para correrem na Formula 2. Depois do carro ter acabado na sucata após o GP de Pau, Hesketh, Horsley e Hunt decidiram que a melhor solução seria… correr na Formula 1!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTQ1lORt2icTr5ZWsMmcoikqhSZS5pfZ4KVOVe3CrVEX-Ttq5S1XDzSU_kD_t1ejZOmaXt4uxM5VqrcQTYcKFFKOvomWKHK_nZ0OdrUnVWAooASxz1N5crN6boLD4sbP6HamPo14Qa7LE/s400/Austria+73.jpg)
Entretanto, para ajudar no desenvolvimento do carro, Hesketh vai buscar um engenheiro de 29 anos que trabalhava na March, de seu nome Harvey Postlethwaithe. Contudo, ao longo do ano, as modificações foram tantas que no início de 1974, o March tinha virado o Hesketh 308. O carro deveria albergar um motor V12 construído e financiado por Hesketh, mas isso nunca viu a luz do dia. Com um motor Cosworth V8 de 3 Litros, e um caixa de velocidades Hewland, parecia que seriam uma equipa como todas as outras, mas dois factores fizeram com que a equipa capturasse a imaginação dos fãs nos loucos anos 70: o seu estilo de vida extravagante, e as performances de Hunt em pista. Em pista, o inglês coleccionou três pódios, e alcançou a vitória no International Trophy em Silverstone, uma prova extra-campeonato.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVQ1xGeCCKbwuGPnf15t3f-AjagsOm9ZaQZ2nHlzBITwGAUawjoQvwfBFycBLNUVRc3u0Zgt5jpWQXY90e9e836MVYgrYN1UZaYKyT3hOu98tecbQezkgOrOWbEZWhq590ZFuBW4Vm8AA/s400/Alemanha+75+3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZu4uw7jvHtqSpY4bJCkU68WGOEOPpgPsBUjdYq1dRnX7rnEXGZd_FSSRs7zZGrXxyh-crJ_bfFYPC11fd7tIuNug3eEZZtJ8AhCCmWvbYlHxL95RhLdk4_jxVYmDf2U9K_gcLyw8b3mA/s400/Watkins+Glen+75+4.jpg)
A Hesketh continuaria até 1978, com Alexander Horsley ao seu comando, mas os seus dias de glória e extravagância tinham acabado há muito. Mas foi bom enquanto durou…
Carro: Hesketh 308
Projectista: Harvey Postlethwaithe
Motor: Cosworth V8 de 3 Litros
Pilotos: James Hunt, Ian Scheckter, Alan Jones, Torsten Palm, Harald Ertl, Brett Lunger.
Grandes Prémios: 25
Vitórias: 1 (Hunt)
Pole-Positions: 0
Voltas Mais Rápidas: 1 (Hunt)
Pontos: 43 (Hunt)
Fontes:
http://www.gpracing.net192.com/teams/61.cfm
http://en.wikipedia.org/wiki/Hesketh_308
http://www.grandprix.com/gpe/con-heske.html
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...