sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

WRC - Rali da Suécia, Dia 1

Está a ser uma prova cheia de surpresas, o Rali da Suécia. A primeira grande surpresa reside no capotamento, e consequente abandono, de Sebastien Löeb, no seu Citroen C4. O piloto francês perdeu mais de três minutos no capotamento, que deixou o carro em mau estado, e depois, no Parque de Assistência, onde se descobriu que o Citroen tinha uma embreagem partida. Assim sendo, a equipa não teve outra hipótese senão desistir. Não se sabe se regressará para o "Super Rally", mas o pessoal da Citroen por enquanto não considera essa possibilidade.

Entretanto, o comando do rali após o primeiro dia pertence ao finlandês Jari-Mari Latvala, que tem uma vantagem de quase um minuto sobre o segundo classificado, o surpreendente norueguês Henning Solberg. O irmão de Petter Solberg (5º classificado) tem cerca de dois segundos e meio de diferença sobre o seu companheiro de equipa, Mirko Hirvonnen. Um duelo interessante a seguir... O patrão da Ford, Malcolm Wilson, já veio a público dizer que Latvala tem “mãos livres” para vencer. Pudera, com Löeb fora da estrada e Dani Sordo muito atrasado, a Suécia torna-se na coutada da Ford...


Na Produção, o sueco Patrick Sandell lidera, enquanto que Armindo Araujo e Bernardo Sousa decidiram-se por preservar o carro e terem andamentos cautelosos, numa superfície que tem fama de traiçoeira. Assim sendo, Araujo é nono da geral, enquanto que Bernardo Sousa optou por um andamento cauteloso, e terminou na 11ª posição na categoria.


«Apenas fizemos um pequeno acerto na suspensão que permitiu elevar o carro ligeiramente. Ficou obviamente melhor e isso verificou-se nos tempos por troço. Quanto ao equilíbrio da máquina, não há nada a assinalar. Teve um comportamento exemplar o que nos permite estar confiantes para o resto do rali.», prosseguiu o piloto de Santo Tirso ao jornal Autosport.


«Estamos muito tranquilos e seguros. Não tivemos qualquer problema e o carro portou-se lindamente. As classificativas são muito difíceis, mas também muito bonitas, dando imenso prazer conduzir depressa sobre neve e gelo… Acho fantástico o que me está a acontecer! Estou muito concentrado e tentarei manter-me assim até final, para acabar a prova e contribuir para a saúde do meu pai… É que ele prometeu deixar de fumar se eu acabasse a Suécia! Não posso falhar…», afirmou o jovem piloto madeirense à mesma publicação.

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