![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGUiu95jwOH1AXJQC1Ck4kUivHgTrznDet3a9M7lp5_0VOxPEXskyvU9g_rGmhf5tHA3TTdsKcr6SJa4VpDJQob6yL5_Lnt9jMBcSDOUgkarTqQAIOkl2sMB58gGnBpJWz785fKjcXL-w/s400/Brasil+83.bmp)
O ano de 1982 tinha sido agitado e trágico. Dois pilotos, Gilles Villeneuve e Riccardo Paletti tinham morrido, 11 pilotos tinham ganho pelo menos um Grande Prémio, e o campeão, Keke Rosberg, só ganhou devido ao grave acidente sofrido pelo seu maior rival, o francês Didier Pironi. Muitos culparam o efeito-solo, devido ao facto de estes, quando perdiam o contacto com o solo, acabariam voando, pondo em perigo os seus pilotos. Sendo assim, a FISA decidiu no final da época que iria abolir o efeito-solo.
Entretanto, Ferrari, Renault e BMW tinham motores Turbo em 1982, mas no inicio da temporada de 1983, Alfa Romeo e o preparador inglês Hart decidiram colocar ao seu serviço motores Turbo. Sabendo que a McLaren estava a construir o seu motor, com a ajuda da Porsche, inevitavelmente, todos os carros do pelotão usariam motores turbocomprimidos. Mas por agora, a Williams, McLaren, Lotus, Tyrrell, Ligier e a Arrows, entre outros, ainda usavam o bom velho motor Cosworth.
Em relação aos pilotos, houve algumas mudanças significativas: René Arnoux tinha ido para a Ferrari, sendo companheiro de outro francês, Patrick Tambay, enquanto que Jacques Laffite saia da Ligier para ser o piloto com o carro numero dois, ao lado de Rosberg. Entretanto, na Renault, foi contratado um não-francês como escudeiro de Alain Prost: o americano Eddie Cheever, ex-Ligier.
A Lotus ainda estava a recuperar da morte da sua "alma mater", Colin Chapman, ocorrida em Dezembro, e ainda usava os motores Cosworth, pois os motores Renault Turbo ainda não estavam disponiveis. Na equipa, Elio de Angelis e Nigel Mansell mantinham-se na equipa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRUKZSXsWISIk_ZlVyLlP_JhKleSzDCUPiVfF6INSQMLHq86ZBdOKJmhM8oJxexUHk2Ivrm-82udECmbaL7CS-dqkHsIcVkxqmlgcvHBcBGz63HhG7XSRHw501hjkBQKNr_J_aPU8tQJo/s400/Brasil+83.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEpLT71f6d5F1MkbJyTQZ_JIo1ItVme0ZuoF2Co6eG2iz3GxuGy6u7VRLRAFHVpx5S201jJCXi5q9QhmJNSvk6Ia1SNkKCxu0t5FwDYPP8n1Q0bLvjfI9fTXomw6Td6qWoTsMkRUFdi1s/s400/Brasil+83+3.bmp)
O dia da corrida, 13 de Março de 1983, teve 80 mil espectadores no Autódromo de Jacarépaguá, e calor, muito calor. Na partida, Rosberg foi para a frente, seguido de Prost, Tambay e Piquet. Mas a Brabham iria usar a figura dos reabastecimentos, inaugurados no ano anterior, logo, o piloto brasileiro estava muito leve, e daí ele ter ultrapassado Tambay logo na primeira volta. Dus voltas depois, ultrapassa Prost e na sexta volta, apanha Rosberg e passa para a liderança, para gaúdio da torcida carioca.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiAVIfAk3ZpUXL3tnchC0ka_nyt7Pvvk8yBo6BFkLdl9lIaepYgiuW3UjzIAHJZpQ13N0K-kMcEykypVfZ5EvAXg4etqVinUMYM9ccf-6cq2DdgfASiuuFXp7fAXAfhc-1iwvOR5R3yu8/s400/Brasil+83+4.jpg)
Entretanto, tudo corria bem para Nelson Piquet. Na volta 39, quando reabastece, tinha maias de um minuto sobre o segundo classificado, o norte-irlandês John Watson. Quando voltou a pista, não tinha perdido a liderança e a unica coisa que fez foi gerir a sua vantagem até ao fim, já que outros rivais, como Alain Prost, perdiam claramente rendimento (acabou em sétimo). Entretanto, Rosberg recuperava o tempo perdido, ultrapassando os McLaren e o Ferrari de Tambay, acabando na segunda posição final. Mas depois da corrida, ele era desclassificado, não pelo facto de ter saído do carro, mas sim por ter sido empurrado pelos mecânicos na sua saída das boxes.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhfutH7pjNagdDgAeuxsEVXkdJ6jZvnnoRhtAdTLDwh6vE3389HT3vGsPDnHEw-v-cpYrQde_AHF6idcYUt8Z_MZsWvDbe_h8NKD1TNmhpY_GKdkYNrdxgeChEwbZ0YsayU9e_5-lEA-sQ/s400/Brasil+83+2.jpg)
Já agora, os restantes lugares pontuáveis ficaram para Jacques Laffite (4º), Patrick Tambay (5º) e o Arrows de Marc Surer (6º). Quanto a Piquet, finalmente ganhava a sua corrida, depois de no ano anterior ter sido desclassificado devido às irregularidades encontradas no seu Brabham. Um começo excelente para ele!
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1983_Brazilian_Grand_Prix
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...