Duas semanas depois do GP da Belgica, a Formula 1 fazia a sua primeira paragem em terras americanas, num circuito de rua que se tinha estrreado no ano anterior, o circuito de Detroit, a "capital do automóvel" americana, quiçá com a ideia de atrair potenciais construtores para a Formula 1...
Sendo um circuito de rua, era uma pista tão ou mais travado do que o Mónaco, logo, os carros aspirados tinham mais chances de brilhar na sua batalha com os motores Turbo, logo, pilotos como Keke Rosberg, por exemplo, podiam ter uma grande chance de brilhar.
Os 15 dias entre Spa e Detroit tiveram uma novidade importante: A Lotus decidu contratar Gerard Ducarouge, que estava sem emprego desde que tinha sido despedido da Alfa Romeo, algumas semanas antes. Nas semanas seguintes, a sua influência iria ser notada, ao redesenhar o Lotus 92 e construir o chassis 93T (Turbo), o primeiro de uma série de carros que iria rescuscitar a Lotus para a sua última grande fase da sua carreira. Entretanto, a RAM não viaja para Detroit, porque o seu piloto, o chileno Eliseo Salazar, decide abandonar a equipa, e arranjar outro piloto iria demorar algum tempo.
Os treinos demonstram que os carros com motor Turbo dominam, mas os aspirados têm uma palavra a dizer. Se os quatro primeiros são Turbo - Arnoux (Ferrari), Piquet (Brabham), Tambay (Ferrari), De Angelis (Lotus) - o quinto é o suiço Marc Surer, num Arrows - Cosworth, seguido do Tyrrell - Cosworth de Michele Alboreto. Eddie Cheever, no sétimo posto, é o melhor Renault, muito à frente de Alain Prost, que fora apenas o 13º colocado. Niki Lauda e John Watson, os pilotos da McLaren, estavam pior classificados: o austriaco era 18º, o inglês 21º.
No dia da corrida, sob céu limpo e 70 mil espectadores a assistir, viram a primeira largada a ser abortada quando Andrea de Cesaris, no seu Alfa Romeo, agitou as mãos em sinal de desespero. Com a largada abortada, nova partida foi feita, e desta vez, quem ficou parado a ver os carros a passar foi... o Ferrari de Patrick Tambay. Piquet e Arnoux partiram para a frente, com o piloto da Brabham a levar a melhor, seguidos pelo Lotus de Elio de Angelis, do Tyrrell de Michele Alboreto e do Alfa Romeo de De Cesaris. Piquet e Arnoux imprimiram um ritmo forte, ao qual o Lotus de De Angelis não aguentou, desistindo à quarta volta. Contudo, o brasileiro não aguentou o ritmo do francês e deixou-o passar na nona volta, pensando mais na estratégia para chegar ao fim nos pontos.
Entretento, Rosberg ultrapassara De Cesaris e Alboreto, e agora era terceiro classificado, e a aproximar-se de Piquet. Na volta 19, ultrapassa o piloto da Brabham, claramente mais leve do que os outros carros, e dez voltas mais tarde, faz o seu primeiro reabastecimento. No regresso, fica atrás de Piquet, Arnoux e Alboreto, mas o francês da Ferrari debate-se com problemas eléctricos e na volta 31 encosta de vez. Agora, é Piquet na frente, com Rosberg e Alboreto mais atrás. Todos imaginavam que Piquet fizesse a sua paragem, mas não o fez. Quem diria, a equipa que tinha reinventado o reabastecimento, optara por uma estratégia contrária...
Contudo, o segundo classificado, Michele Alboreto, estava a aproximar-se de Piquet, rapidamente! Todos suporam que haveria um duelo nas voltas finais, mas o brasileiro da Brabham teve um furo lento e teve que ir à boxe para trocar de pneus. Isto tudo foi a dez voltas do fim.
Assim, Michele Alboreto caminhou tranquilamente para uma vitória inesperada, pois naquela temporada, ainda não tinha pontuado na sua Tyrrell. Este resultado não foi só a sua segunda vitória na sua carreira, poucos meses depois de outra vitória numa pista citadina americana, em Las Vegas, mas também foi a 155ª e ultima vitória de um motor Cosworth DFV, que tão bons resultados tinha tido desde 1967. E era também a última vez que um carro do "Tio" Ken subia ao lugar mais alto do pódio, andando mais 15 épocas no pelotão até à sua venda para a BAR...
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1983_United_States_Grand_Prix_East
http://jcspeedway.blogspot.com/2008/06/histria-25-anos-do-grande-prmio-estados.html
http://gpinsider.wordpress.com/2008/06/05/ha-25-anos-alboreto-leva-ultima-vitoria-do-dfv/
*Domingo, 5 de Junho de 1983
ResponderEliminarFaltando 10 voltas para o término da corrida, não fosse o furo no pneu traseiro esquerdo do Brabham número 5 e Nelson Piquet reassumiria a liderança do campeonato de 1983, já que Alain Prost (líder do campeonato) não mostrou momento algum competitividade no Renault número 15 nas ruas de Detroit. O francês terminou em 8º lugar (não pontuou)
Notas:
- essa prova marcou o "fim do reinado" dos motores Cosworth aspirado na categoria. Do 1º até o 6º lugar (colocação que os pilotos pontuavam na época), apenas o 4º colocado era turbo.
*No Brasil, 5 de Junho de 1983, marcou a data de estreia da Rede Manchete de Televisão.