![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAHi_E728OiNIfCuNFEz45drhJKO5_Ab__QvWi_68lO10d01PzD4YAl_aOzlBCWMSPpFByCOoZwo89jQeX98Q5UraneHjGiU1426hPQUPBwgdU2Dinz6j0_44zfvJTbTL06RKX7Y8P96o/s400/Espanha+78.bmp)
Desta vez, a Lotus já tinha dois modelos 79 para Andretti e o seu companheiro de equipa, Ronnie Peterson. Tinham até um novo patrocinador, a firma de máquinas fotográficas Olympus. Isso implicou o desaparecimento definitivo da equipa Hesketh, que após seis temporadas onde teve James Hunt como seu piloto-charneira (e uma vitória na Holanda, em 1975), fechava de vez as suas portas.
Quem também não tinha aparecido na grelha foi a Martini, que tinha como seu piloto o jovem René Arnoux. Mas esta era uma aparição temporária, pois voltaria para correr mais tarde. Contudo, a grelha tinha 29 inscritos, o que implicaria uma pré-qualificação. Quem ficou com a fava foi o Theodore de Keke Rosberg. Na qualificação, dos 28 participantes, quatro juntaram-se à multidão, para assistir ao Grande Prémio da bancada: os McLaren privados do local Emilio de Viliota e de Brett Lunger, o ATS de Alberto Colombo e Artur Merzário, no seu carro pessoal.
Quanto aos lugares da frente na grelha, era o obvio: Andretti e Peterson monopolizam a primeira fila da grelha, com os Lotus 79, seguidos na segunda fila pelo Ferrari de Carlos Reutmann e pelo McLaren de James Hunt, e na terceira fila pelo outro Ferari de Gilles Villeneuve, e pelo Brabham-Alfa Romeo de Niki Lauda. Emerson Fittipaldi partia do 15º posto no seu Copersucar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3nQsHqrfq4JI0U75Cqm5dF3_HAze4NNhYwZIouB48KXoCyG6PW6YYGYpRlEcZUzfV3BDQCrHPee-Ezv6gXnByD3DsywQgOoGGVltW4emUiNU17I8unN4k9cVGyy8g9Y4MEPev7KaCbt0/s400/Espanha+78+3.bmp)
Entretanto, Peterson faz uma corrida de recuperação, primeiro ultrapassando o Wolf de Scheckter, e depois aproveitando os atrasos de Villeneuve e a desistência de Patrese para rolas na quinta posição após a volta 29, quando sobe mais um lugar com a ida de Reutmann às boxes, para colocar pneus novos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhI3PvRjzhRTZB_lfGgrew0jyKBp6LUvbtx9YaQSrTJt4Q8h6FFu7hKBmPEbj_QMtuy7SLmeXnjXkOhITAEm13Nmd-QHwy2yM0mp75oaaz5Ux2ckSo-8TyKNi-GEz7FqE7LdBmKhT1YM68/s400/Espanha+78+2.bmp)
Contudo, é sol de pouca dura: Hunt é ultrapassado pelo Wolf de Scheckter e pelo Brabham de Watson, e fica na sexta posição. lugar que fica até ao final da corrida.
Quando a bandeira de xadrez é mostrada, na volta 75, Andretti e Peterson tinham conseguido a segunda dobradinha seguida, e o Lotus 79 era uma máquina cada vez mais inalcançavel. Agora, Mario Andretti era cada vez mais líder, com 36 pontos, mais dez do que o seu companheiro Peterson.
Fontes:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...