A quinta prova do Mundial de Formula 1 desse ano era no circuito holandês de Zandvoort, onde o pelotão apresentava muitas modificações, com alguns regressos e partidas importantes.
No caso dos motores, a Brabham tinha o seu novo motor Repco V8, para Jack Brabham, Jochen Rindt e o maericano Dan Gurney, que se via a braços com dificuldades em gerir a sua Eagle, pelo menos na Europa. A Matra já tinha nas suas fileiras o regressado Jackie Stewart, com Jean-Pierre Beltoise ao seu lado, enquanto que a Cooper só alinhava com o belga Lucien Bianchi, pois Ludovico Scarfiotti tinha morrido no inicio do mês, e Brian Redman estava ainda a recuperar das lesões nos 1000 km de Spa-Francochamps. A Ferrari alinhava com Jacky Ickx e Chris Amon, a Lotus tinha Graham Hill e Jackie Oliver, e a McLaren com Dennis Hulme e o vencedor do GP anterior, Bruce McLaren.
Dezoito carros alinharam nesta prova, onde para além das equipas oficiais (Ferrari, Brabham, BRM, Matra, Lotus, McLaren, Honda) havia mais quatro pilotos privados: o escocês Piers Courage (BRM), os suiços Silvio Moser (Brabham) e Jo Siffert (Lotus), e o sueco Jo Bonnier (McLaren)
Nos treinos, o melhor foi o Ferrari de Chris Amon, seguido pelo Brabham de Jochen Rindt, e pelo Lotus-Cosworth de Graham Hill. Jack Brabham foi quarto, e Jackie Stewart era o quinto da grelha, com Jacky Ickx logo atrás.
O tempo esteve mal durante todo o fim de semana, mas no dia da corrida, 23 de Junho, caia uma ligeira chuva no momento da partida, em Zandvoort. Na partida, Rindt leva a melhor sobre Amon, mas depois do final da primeira volta, Graham Hill liderava, com Jackie Stewart logo atrás. Foi assim durante quatro voltas, até que o escocês alcançou a liderança ao inglês, ficando aí para o resto das 90 voltas que constituia a corrida. Hill manteve-se durante muito tempo no segundo lugar, mesmo ameaçado pelo companheiro de Stewart, o francês Beltoise. Só que ele despista-se na volta 23 e vai às boxes para reparar o carro, regressando no sétimo posto.
Quando volta, Beltoise faz uma corrida de trás para a frente, passando pilotos como Ickx, Amon, Rodriguez e Gurney, para alcançar Hill na volta 50, e o ultrapassar. O inglês fica na terceira posição, e tudo indicava que ele ficaria por aí, caso não se despistasse na volta 81, e retirasse de vez. Assim sendo, quem herdou o lugar mais baixo do pódio foi o mexicano da BRM.
Até ao final, a Matra ia calmamente a caminho de uma dobradinha inédita. Para o seu "manager", um tal de... Ken Tyrrell, era a sua primeira demonstração da sua capacidade como director de corrida. Era também a primeira vitória da Matra em competições oficiais, embora provavelmente alguns membors da equipa gostassem de ver trocada a ordem de chegada... nos restantes lugares pontuaveis ficaram o Ferrari de Jacky Ickx, o Brabham de Silvio Moser e o Ferrari de Chris Amon, a cinco voltas do primeiro...
Fontes:
Por que "Zandvort" está escrito com três 'r'??
ResponderEliminarBrincadeira ou o holand~es era mais peculiar do que eu achava?
Deve ter sido escrito por um holandês com a febre da velocidade, Daniel... ou então é como eu: fez o cartaz a altas horas da noite!
ResponderEliminar