![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhS3YdqQ2W5dsIm0fjnCFH9cc89UFiWy-rFiG7MNqbsX5NpALb08mdTC7wNo4Xh3bFhz7kxtLWftjxDNsktCL84Dw4XcffAMORcsjMegO0HJDsRxxA5hrgOjgcndGB8y6hgv-HuABUMvwU/s400/Le+Mans+08.jpg)
A Peugeot é a mais forte candidata à vitória. E isso foi confirmado esta tarde, quando
Stephane Sarrazin,
Pedro Lamy e
Alexander Wurz colocaram o seu carro numero 8 na "pole-position" na mítica prova de resistência, depois de ontem, Sarrazin ter feito a espantosa marca de 3m18,513 segundos, que ao mesmo tempo pulveriza o crono que lhe deu a "pole-position" à Peugeot em 2007... em 7,831 segundos!
Este tempo foi o melhor alguma vez conseguido nesta pista desde 1989, numa altura em que a famosa recta das Hunaudières ainda não estava dividida em três partes com a introdução de duas chicanes... Os três 908 HDi FAP bateram também o melhor tempo conseguido pelo Peugeot 905 em Le Mans pelas mãos do francês Philippe Alliot em 1992 (3m21,20s).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-6FuWRpVbjlw6IdOQdQ5OT3MVKp8kGogvwncyB5yJ0ilpRZFTXbRglsioUHa5J2ZMgp05Fud0fUwA0pRGCkmOapcATg_BlPXOH977UjlGmYMPNH2QmuG1HyXy2mfEdux8Odfa-dQsnGc/s280/Le+Mans+08+2.jpg)
"
O meu carro está incrivelmente competitivo e tive a sorte de ter uma volta praticamente isenta de tráfego," referiu Sarrazin à imprensa, depois de conseguir a sua melhor volta a uma média de 247.160 km/hora com pneus Michelin de mistura média. "
No início o carro estava um pouco subvirador, mas rapidamente corrigimos essa situação e penso que fomos especialmente rápidos nas zonas mais velozes da pista".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1aO6A-2F0ScG1TBdKa08qCPB5S3ShO2f9b1atJQSDYB8IPpEuEAWb_Yw-7a4VzTgFUH5tWGfkSh3J34-vW_Rmqv33TkpPPzSLS-qMFBime3HPr5SD-7jymTcN28obFL3M2nU2zvqTHNI/s280/Lamy+Le+Mans.jpg)
Pedro Lamy também alinhava no mesmo entusiasmo: "
Foi uma boa noite para nós. Depois dos resultados dos testes preliminares, estávamos confiantes de que poderíamos conseguir uma conseguir uma volta de qualificação muito rápida, por isso o mais importante agora é concentrarmo-nos na corrida. Não há dúvida que progredimos em todos os aspectos desde o ano passado, tanto ao nível aerodinâmico, como de motor e chassis".
Logo atrás dos três Peugeot, ficaram dois dos três Audi oficiais, que apesar de melhorarem os seus tempos, não conseguiram imiscuir-se entre os carros da marca francesa. No sexto lugar ficou o Lola-Aston Martin da equipa Charouz, que melhora cada vez mais as suas prestações. No oitavo posto ficou a sensação da prova: os japoneses Dome-Judd SM2, pilotados por Daitsuke Ito/Testuya Kataoka/Yiji Tachikawa.
João Barbosa, o outro português que corre na classe LMP1, com o francês Stephane Gegoire e a belga Vannina Ickx, ficou apenas com o 18º tempo da geral, ao volante do Pescarolo-Judd da Rollcentre Racing. O piloto português revelou que a equipa não está preocupada com o resultado dos treinos, preferindo concentrar-se em encontrar boas afinações para a corrida.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmxG8nqFkArA2Z7uPRmxQV5o4t5xmE4Jo_li793-vVdcdGETc-BkGz_WZK5Y_DS-g6b7Fd_aHguhyphenhyphenKQ7EQrFQloo-n1Kdy03B9TSF6YqXq-Pjk70Rh1aDoLZ1FoikyyC5RqhzfjPSQRT4/s280/Le+Mans+08+3.jpg)
Nos LMP2, os Porsche da Van Merkstejin foram os melhores na sua classe, conseguindo o 14º tempo, enquanto que o Lola-AER dos portugueses da Quifel-ASM Team, com
Miguel Pais do Amaral/
Olivier Pla/
Guy Smith, foi 26º na grelha, sendo apenas os sétimos na sua categoria, demonstrando problemas em conseguir o melhor tempo.
António Simões, o manager da equipa portuguesa, avança com perspectivas mais realistas para a edição de 2008. "A experiência que acumulámos nos últimos anos já nos permite perceber as dificuldades que vamos ter pela frente, e este ano vamos tentar antever os problemas para que possamos responder imediatamente quando acontecer alguma coisa com o carro".
Sábado à tarde, a partir das 16 horas, começam as 24 Horas de Le Mans.
Estaremos aqui torcendo pelo Lamy, Speeder pode ter certeza!
ResponderEliminarPois é, do jeito que vai a Peugeot deve passear em Le Mans. Estou na torcida pelo Zonta, que pode conseguir a primeira vitória brasileira nesta corrida. Mas, se não der, tomara que o Lamy leve o troféu para Portugal!
ResponderEliminarGrande abraço,
Gustavo Coelho
Se na Eurocopa a França não vai poder gritar "Allez les bleus" com entusiasmo, ao menos em Le Mans vão poder torcer por um carro da casa...
ResponderEliminar