A Peugeot é a mais forte candidata à vitória. E isso foi confirmado esta tarde, quando Stephane Sarrazin, Pedro Lamy e Alexander Wurz colocaram o seu carro numero 8 na "pole-position" na mítica prova de resistência, depois de ontem, Sarrazin ter feito a espantosa marca de 3m18,513 segundos, que ao mesmo tempo pulveriza o crono que lhe deu a "pole-position" à Peugeot em 2007... em 7,831 segundos!
Este tempo foi o melhor alguma vez conseguido nesta pista desde 1989, numa altura em que a famosa recta das Hunaudières ainda não estava dividida em três partes com a introdução de duas chicanes... Os três 908 HDi FAP bateram também o melhor tempo conseguido pelo Peugeot 905 em Le Mans pelas mãos do francês Philippe Alliot em 1992 (3m21,20s).
"O meu carro está incrivelmente competitivo e tive a sorte de ter uma volta praticamente isenta de tráfego," referiu Sarrazin à imprensa, depois de conseguir a sua melhor volta a uma média de 247.160 km/hora com pneus Michelin de mistura média. "No início o carro estava um pouco subvirador, mas rapidamente corrigimos essa situação e penso que fomos especialmente rápidos nas zonas mais velozes da pista".
Pedro Lamy também alinhava no mesmo entusiasmo: "Foi uma boa noite para nós. Depois dos resultados dos testes preliminares, estávamos confiantes de que poderíamos conseguir uma conseguir uma volta de qualificação muito rápida, por isso o mais importante agora é concentrarmo-nos na corrida. Não há dúvida que progredimos em todos os aspectos desde o ano passado, tanto ao nível aerodinâmico, como de motor e chassis".
Logo atrás dos três Peugeot, ficaram dois dos três Audi oficiais, que apesar de melhorarem os seus tempos, não conseguiram imiscuir-se entre os carros da marca francesa. No sexto lugar ficou o Lola-Aston Martin da equipa Charouz, que melhora cada vez mais as suas prestações. No oitavo posto ficou a sensação da prova: os japoneses Dome-Judd SM2, pilotados por Daitsuke Ito/Testuya Kataoka/Yiji Tachikawa.
João Barbosa, o outro português que corre na classe LMP1, com o francês Stephane Gegoire e a belga Vannina Ickx, ficou apenas com o 18º tempo da geral, ao volante do Pescarolo-Judd da Rollcentre Racing. O piloto português revelou que a equipa não está preocupada com o resultado dos treinos, preferindo concentrar-se em encontrar boas afinações para a corrida.
Nos LMP2, os Porsche da Van Merkstejin foram os melhores na sua classe, conseguindo o 14º tempo, enquanto que o Lola-AER dos portugueses da Quifel-ASM Team, com Miguel Pais do Amaral/Olivier Pla/Guy Smith, foi 26º na grelha, sendo apenas os sétimos na sua categoria, demonstrando problemas em conseguir o melhor tempo.
António Simões, o manager da equipa portuguesa, avança com perspectivas mais realistas para a edição de 2008. "A experiência que acumulámos nos últimos anos já nos permite perceber as dificuldades que vamos ter pela frente, e este ano vamos tentar antever os problemas para que possamos responder imediatamente quando acontecer alguma coisa com o carro".
Sábado à tarde, a partir das 16 horas, começam as 24 Horas de Le Mans.
Estaremos aqui torcendo pelo Lamy, Speeder pode ter certeza!
ResponderEliminarPois é, do jeito que vai a Peugeot deve passear em Le Mans. Estou na torcida pelo Zonta, que pode conseguir a primeira vitória brasileira nesta corrida. Mas, se não der, tomara que o Lamy leve o troféu para Portugal!
ResponderEliminarGrande abraço,
Gustavo Coelho
Se na Eurocopa a França não vai poder gritar "Allez les bleus" com entusiasmo, ao menos em Le Mans vão poder torcer por um carro da casa...
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