domingo, 15 de junho de 2008

WRC - Rali da Turquia (Final)




E desta vez, a Ford levou a melhor. No Rali da Turquia, Mirko Hirvonnen venceu pela segunda vez este ano, e com este resultado reassumiu a liderança do Mundial de Pilotos, com um avanço de três pontos sobre Sebastien Löeb, que terminou o rali no terceiro lugar da geral.



Se ontem, o facto de terem cedido a liderança ao piloto francês era uma forma dele limpar a pista, para que Hirvonnen e Latvala pudessem acelerar e passar o francês, também servia para que pudessem consolidar a liderança nas etapas de hoje. E assim foi: Hirvonnen e Latvala fizeram a dobradinha na Ford, com 7,9 segundos de diferença entre os dois, enquanto que Löeb era terceiro, a 25,7 segundos do primeiro classificado.


Depois do pódio, veio o segundo Citroen C4, de Daniel Sordo, que ficou a uns distantes 2 minutos e 25,6 segundos, seguidos os irmãos Solberg, com Henning, num Ford, a superiorizar-se a Petter, no Subaru Impreza WRC 08, e para fechar os pontos apareceram o Ford-Stobart do inglês Mattew Wilson e o Citroen C4 privado do zimbabweano Conrad Rautenbach.


Quanto à categoria de Produção, a vitória foi para o austriaco Andreas Aigner, que ganhou a sua terceira prova em quatro possiveis, acentuando a sua liderança no campeonato. Quanto a Armindo Araujo, conseguiu levar o seu Mitsubishi Lancer para o quinto posto final, conseguindo quatro preciosos pontos no campeonato. Quanto a Bernardo Sousa, depois de ter abandonado ontem devido a um acidente envolvendo um espectador, voltou e chegou ao fim na 11ª posição na categoria.


"Se o rali tivesse sido só hoje podia dizer que tinha sido excelente. Como não foi, acho que posso dizer que correu razoavelmente e que mais uma vez cumprimos os nossos objectivos ao terminar a prova", refere o jovem piloto madeirense. "Saio sem dúvida mais forte deste rali", garante.



Para Armindo Araujo, num rali com imensos problemas este quinto lugar final era para o piloto português, o mais positivo:

"Queríamos recuperar lugares, mas logo na fase inicial do troço grande começámos a ter problemas com os amortecedores e tivemos que dosear o andamento. Este é um campeonato cheio de imprevistos e é muito importante terminar as corridas. Desde o momento que percebemos que não tínhamos condições para discutir a vitória, optámos por não cometer erros infantis e conseguimos chegar ao top cinco e somar quatro importantes pontos", afirmou Araujo no final do rali.


Agora, Araujo é quinto no campeonato, após ter cumprido três provas do campeonato, e terá dois meses para se preparar para a etapa seguinte, na Nova Zelândia, onde acalenta grandes esperanças por um bom resultado. "Temos 12 pontos e agora vamos trabalhar durante estes dois meses para chegarmos bem preparados à Nova Zelândia, prova de que gosto bastante e onde no ano passado comandei de forma algo tranquila até perder muito tempo com problemas com um diferencial. Espero este ano poder lutar de novo pela vitória", concluiu.

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