![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4rHRh5aBT9aCQLTXtp0CGzZYqxEZrx7q96svJBXwyRKvtBKv9h-KccFSjBjbWcsWb62Q2E3svI4A9JJSXt47uT4TLlnLJl8vfUnlYqPm5CjWx3sv3jmvYAbtcfq9WpyfBAyN4PvEuT3Q/s400/Belgica+88+2.bmp)
A temporada de 1988 estava a ser um passeio para os McLaren, disso ninguém tinha dúvidas. Mas nas três semanas em que a Formula 1 não tinha visto acção, desde o GP da Hungria, em Budapeste, muito tinha acontecido. A começar por aquilo que aconteceu quase duas semanas antes, a 14 de Agosto. Nesse dia, aos 90 anos, morria Enzo Ferrari, na sua casa de Maranello. Uma personagem incontornável na história da Formula 1, ele tinha elevado a sua paixão pelo automobilismo a níveis inalcançaveis. Admirado e respeitado por muitos, temido por outros, aquela morte simbolizava o fechar de uma era no automobilismo e na Formula 1.
Num plano mais terreno, o pelotão sentia a falta de Nigel Mansell, retido em paragens britânicas por causa... de uma varicela! Ele já estava doente quando esteve com a equipa na Hungria, mas a situação tinha-se agravado, e Mansell iria faltar às duas corridas seguintes. Com esse problema entre mãos, a Williams pediu a Martin Brundle, que nesse ano corria pela Jaguar no Mundial de Sport-Protótipos, para que o substituisse na equipa. Brundle aceitou, porque nesse fim de semana estava livre de compromissos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNoHH2gZCXEXBHdGkmsx_ieXqkdRRn0qJk7xA5KuhNOi5J_wZ8mH1oJqG1UB1bnmja8XqGdXbK9kn3eCruOmgag-oAIhTbYk6w4_CvKag21K12mhGPDgCZTR24pv81C6tFeUEVANDnPA6q/s400/Belgica+88+2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEggBxHaDdDRZw6CXfoRQtaXXsl-oJMOTpyX9bnBbmm1MBuhIo-TDKLlZghxcwBbOU9OiAQNVBLJ0D3csFqdIr6VWm9WZa5SJ94ikalQQGZY0CrVUQHn00_DjNgeYtwuFn6uRrKowOOc6mMf/s400/Belgica+88+3.bmp)
Logo a seguir, os dois Ferrari tentaram incomodar os pilotos da McLaren, mas pouco puderam fazer, pois eles próprios tinham os seus problemas. Berger perde a terceira posição para Alboreto no inicio da terceira volta, mas um problema com o sistema electrónico faz abandonar a corrida na 11ª passagem pela meta. O italiano ficava isolado no terceiro posto, com o Benetton de Boutsen, o Lotus de Nakajima, o Williams de Patrese e o segundo Lotus de Piquet mais atrás.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJhakF_4ojCNo2IqpRLJ99lydrhWONFHN46Da7jrJSyMAcKbtqchELFM6VfpZczFyOi0g1a3ksup54-1pkdzWgmuMqfgXh0B6Qos8XI1p6rptAGlovcBxiTwhhi3tCw_EYMsxPrlC6Dava/s400/Belgica+88.bmp)
Na volta 36, o segundo Ferrari de Michele Alboreto rebenta o motor na longa recta Kemmel, e assim vê ceder o seu terceiro posto a favor de Thierry Boutsen. Nelson Piquet, o quarto, estava a ser acossado pelo segundo Benetton de Alessandro Nannini, e depois de disputar a travagem de La Source, o italiano da Benetton levou a melhor. E ainda na mesma volta, Capelli passa Piquet e fica com o quinto posto.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiRd7gPMbCxI5aoajhDoWFW-34uPwAr08rCeZozehYzSksaQ3_0LaSxO_A1-RyzIue-gTdErB13Cc3sl0TBTBBDX_v2x9cpAsAQyQ_19uFVrgpakzVvQTFNWhoSl-IwdwWtKsRzBuUJ_IZ8/s400/Belgica+88.jpg)
Fontes:
Em dezembro de 1988 (praticamente um mês da última corrida da temporada), é que veio o resultado das desclassificações dos carros da Benetton.
ResponderEliminarQuem assistir ou assistiu o arquivo de revisão da Fórmula 1 de 1988, a prova belga ainda está com o resultado antigo: 3º Thierry Boutsen e 4º Alessandro Nannini.
Notas:
- com 147 pontos, a McLaren é campeã de Construtores com cinco provas de antecedência. É o quarto título da equipe (até o momento) e o primeiro da escuderia com o motor Honda e
- única prova de Martin Brundle na temporada substituindo o compatriota Nigel Mansell na Williams.