![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUen_dTFxkFSYoJILF1vpQzihH92_fILZNmk6yJuHW4IeA4BawBkkTu1SZlxZYENxQdFB5KxXVgaBIZs8rvudNJyg7eQAUz1KhnvHn8SPa_5Ga4AW_99_vRbHQ74nBkVx7Ec20Aqw7J_o/s400/Peterson+78.jpg)
Mas antes do fim de semana começar, havia algumas alterações no pelotão da Formula 1. Na ATS, Gunther Schmidt substitui Hans Binder pelo local Michael Bleekmolen juntou-se a Jochen Mass na equipa, enquanto que a organização recebe a inscrição do americano Danny Ongais, que alinha com o seu Shadow da Interscope Racing. Com 33 pilotos inscritos, fez-se mais uma vez a pré-qualificação, onde Ongais, Ertl e Rolf Stommelen, no seu Arrows, foram eliminados.
Nos treinos, a Lotus conseguiu monopolizar a primeira fila da grelha, com Mario Andretti à frente de Ronnie Peterson, não dando hipóteses a ninguém. Na segunda fila estavam o Brabham Alfa-Romeo de Niki Lauda, e a seu lado o Ferrari de Carlos Reutmann. Na terceira fila estavam o segundo Ferrari de Gilles Villeneuve e o Ligier-Matra de Jacques Laffite. Emerson Fittipaldi mantinha a boa forma do seu Copersucar, ao ser décimo na grelha.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrEv4dujKRNkP8T19a3jx5jNTJtVR9fQcXvHanP_u0VQWr9o7ku0TS9pvvhHhbUoYNZZplvaF6RmaYsDlYW6_H0plRyAn7BtCiYlOp3eC9m3RvD_EzQAwwq-3Rw_EhOTKVKGECylqs9Xg/s400/Holanda+78.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjFpezrFQ3edRiYhAPdire_YfOstMNkBTeGATiA5QauLp2GTOEEeazQpirMwelHgoCOgWIiWcsb0zgXkSCav9m6F61pW-DnQem0YF_9Tanp6wpFvr5MYWl_yuNZIoAwHRpCrkI0OoRUsEM/s400/holanda+78+3.jpg)
O resto da corrida não teve grande história, escepto os problemas que Reutmann teve devido a um pneu furado na volta 38, sendo ultrapassado por Watson, Fittipaldi e o seu companheiro Gilles Villeneuve, para acabar no sétimo posto. Quando a corrida acabou, todos sabiam que o piloto americano era o virtual campeão do Mundo, pois com 27 pontos em jogo, e com Peterson (12 pontos de diferença) a obedecer a ordens de equipa, ele não podia ser mais alcançado pelo resto do pelotão, pois Niki Lauda, o terceiro no campeonato, tinha já 28 pontos de atraso sobre Andretti. A Lotus podia começar a comemorar, mas mal sabiam que esta tinha sido a última vitória de um piloto americano na Formula 1, e que nos três anos seguintes, os espectadores não iriam ver o típico chapéu de Chapman a ser atirado para o ar sempre que um dos seus carros cruzasse a linha em primeiro lugar...
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1978_Dutch_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr310.html
Pantaneiro:
ResponderEliminarA Imagem do Mago jogando seu boné em caso de votória era uma das mais bonitas da F1... Impor Andretti a Peterson foi uma das maiores sacanagens do circo.... A morte de Peterson, largando com um carro antigo, largada quase que F Indy (carros em movimento) demonstraram que a F1 vivia outros tempos.... Pena.... Peterson era grande, Chapman era Magico, o Circo era dos garagistas, os Pilotos os astros..... enfim.... os tempos mudam...