Sabia que o piloto belga Thierry Boutsen teve que pagar 750 mil dólares para se estrear na Formula 1 ao volante de um Arrows, no GP da Belgica de 1983. Mas não sabia daquilo que teve de passar até chegar lá. O meu amigo Rianov Albinov explicou isso na semana passada, no seu blog.
Entre 1980 e 1983, o simpático piloto belga, agora com 51 anos, testou carros de quatro marcas diferentes, enquanto fazia as suas corridas nas categorias de acesso, nomeadamente na Formula 3 e Formula 2 europeias. Em 1981 e 82, torna-se vice-campeão de Formula 2, a segunda das quais a bordo da equipa Spirit, que tinha motores Honda e aspirações para se estrear na categoria principal.
Mas nessa altura, os contactos com a Formula 1 sucediam-se. Primeiro com a McLaren, depois com a Brabham, no final de 1981, depois com a March, ainda nesse ano, e em 1982, novo teste com a McLaren e com a March, mas em 1983, esta equipa decide não participar no campeonato. Virou-se para a Spirit, mas esta só entraria a meio do ano, e com o seu companheiro Stefan Johansson ao volante.
Com isso tudo, o belga foi à luta: arranjou 750 mil dólares de patrocinadores locais, apresentou-se à Arrows, e eles aceitaram. Estreou-se no GP da Belgica de 1983, e só saiu de lá dez anos depois, com três vitórias e uma excelente carreira que incluiram passagens pela Benetton, Williams, Ligier e Jordan. Hoje, depois de se retirar do automobilismo, gere uma empresa de aviação e toma conta de uma equipa de Formula Renault.
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