![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPGihgUiJyP8gpgknn8fLYRU4HD1PU7sghlf_2RlzMHKXXYqujRBFZiJkPmW5m30LTDQwM1ZG6TH2izngAjOl7ZoOZ6TUTn459jdALdLizG_BQ-Uz2Q3tItSfEE0LhT64eyfphvfpgeCg/s400/Teste+Boutsen.jpg)
Sabia que o piloto belga
Thierry Boutsen teve que pagar 750 mil dólares para se estrear na Formula 1 ao volante de um Arrows, no GP da Belgica de 1983. Mas não sabia daquilo que teve de passar até chegar lá. O meu amigo
Rianov Albinov explicou isso na semana passada,
no seu blog.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhePxpAtaOrQqi53oRWwBJSz0tGzMwyy8NFWuEfDKsCgK2Fd_Rtzj4VjJnpvLsEb9wsaF3PCxNzMxcC_8a4i9iQtKmqveWTgDUP4xxIM8iU2FDNvOuSkdwUcDfCd8qBkBWEeqWgO4pSJiY/s400/Teste+Boutsen+2.jpg)
Entre 1980 e 1983, o simpático piloto belga, agora com 51 anos, testou carros de quatro marcas diferentes, enquanto fazia as suas corridas nas categorias de acesso, nomeadamente na Formula 3 e Formula 2 europeias. Em 1981 e 82, torna-se vice-campeão de Formula 2, a segunda das quais a bordo da equipa Spirit, que tinha motores Honda e aspirações para se estrear na categoria principal.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQdxW6ocLedF7FlFsnBp6jqQ931G2da8SbfyOeBMZEvUsd8K1wlT5dfwZOFLLsMnTb7bPuJRuwEUP5bgG5ATIoKj5sZ4bLolO3Y_U9gd4KcIGl9ZSHIfdDqylR28Xi__3S-dUcrGBdO-0/s400/Teste+Boutsen+3.jpg)
Mas nessa altura, os contactos com a Formula 1 sucediam-se. Primeiro com a McLaren, depois com a Brabham, no final de 1981, depois com a March, ainda nesse ano, e em 1982, novo teste com a McLaren e com a March, mas em 1983, esta equipa decide não participar no campeonato. Virou-se para a Spirit, mas esta só entraria a meio do ano, e com o seu companheiro
Stefan Johansson ao volante.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVGNPFvQnTtx1AYzPJ-5nVTJPC2De3zjxYq_lKmvXWYcdn7XbYCndn8e-fJi_v7fz3CBZvll9SvMIWnGdozWrKvoLTHNIJ-0Wy04MrPrSobGpg5qK5MhF_YEbOoG0Z70FF9PAEDE71KuM/s400/Belgica+83.jpg)
Com isso tudo, o belga foi à luta: arranjou 750 mil dólares de patrocinadores locais, apresentou-se à Arrows, e eles aceitaram. Estreou-se no GP da Belgica de 1983, e só saiu de lá dez anos depois, com três vitórias e uma excelente carreira que incluiram passagens pela Benetton, Williams, Ligier e Jordan. Hoje, depois de se retirar do automobilismo, gere uma empresa de aviação e toma conta de uma equipa de Formula Renault.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...