Cerca de dois meses após o último rali, o Mundial WRC está de volta, para desta vez ser corrida nas rápidas classificativas finlandesas, um palco que costuma ser domínio dos pilotos da casa. Mas parece que isso está a ser contestado este ano. E por quem? Ora, o suspeito do costume! Sebastien Löeb.
A vantagem do francês começou logo na especial de abertura, que o piloto francês ganhou. E prosseguiu nas primeiras classificativas, quando aumentou a vantagem sobre Jari-Mari Latvala, e depois sobre Mirko Hirvonnen. Porém, nas classificativas da tarde, o piloto do Ford Focus WRC conseguiu reagir e já não está muito longe do piloto do Citroen C4 WRC.
Contudo, nas duas penultimas especiais, Löeb foi mais rápido que Hirvonen, e colocou a diferença na casa dos dez segundos. Aliás, o piloto francês venceu sete dos nove troços deste primeiro dia...
A luta pela terceira posição continua animada com trocas sucessivas entre Henning Solberg, no seu Subaru Impreza, e Gigi Galli, no segundo Focus da Stobart, sempre separados por dois segundos. O estoniano Uumo Aava, em Citroën C4 WRC, desistiu quando era sexto, após um início de prova bastante promissor, em que chegou a ocupar o derradeiro lugar do pódio.
Dani Sordo, companheiro de Löeb, é quinto classificado, à frente da dupla da Subaru, com Petter Solberg a superiorizar-se a Chris Atkinson. Per-Gunnar Andersson é oitavo, seguindo-se Toni Gardemeister, no Suzuki Swift, e outro piloto local, Matti Rantanen.
O destaque negativo do dia foi Jari-Mari Latvala. O jovem finlandês desistiu no seu rali natal, devido ao toque numa pedra numa das primeira classificativas da manhã, algo que deixou muito irritado Malcom Wilson, o responsável para marca:
"Falei com o Jari-Matti, mas a conversa não foi longa. Ele bateu numa pedra que tinha "só" metade do tamanho do carro. Todas as outras equipas tinham a pedra bem marcada nas suas notas, mas o Jari-Matti, não. Ele continuou com a suspensão danificada e foi sair de estrada depois dum topo. Foi mais um ano perdido, se não conseguirmos colocar o carro amanhã na estrada com o Super Rally. É bom que ele saiba que este evento não se ganha sem experiência..."
Com as orelhas "queimadas", Latvala não podia fazer mais nada senão pedir desculpa pelo sucedido. "Lamento imenso pela equipa, pois não conseguiu ver a pedra que estava na sombra de uma casa. Pensei que fosse um furo, mas depois saímos de estrada. O carro capotou e ficámos de lado. Espero que possamos voltar amanhã para adquirir mais experiência. Sinto muito pela equipa...", referiu. O piloto finlandês da Ford vai voltar amanhã à estrada, graças ao sistema Super Rally.
Rali sempre proporciona imagnes belissimas...
ResponderEliminarSpeeder, passa no blog do Ribeiro.