Quando a madrugada ia alta por estas bandas, no outro lado do Mundo, na Nova Zelândia, começava mais uma etapa do mundial WRC, onde o duelo pelo comendo do Mundial está ao rubro entre Ford e Citroen, entre Mirko Hirvonen e Sebastien Löeb.
No final do primeiro dia, o lider é agora Mriko Hirvonnen, com um avanço de 27,8 segundos sobre Sebastien Löeb, com o terceiro classificado, o espanhol Daniel Sordo, também da Citroen, não muito atrás, a 30,0 segundos do lider. Jari-Mari Latvala é quarto, e está separado de Sordo por apenas... um décimo de segundo.
O caso do primeiro dia foi, contudo, a penalização de Löeb. Tendo recuperado do atraso inicial frente a Hirvonnen e Latvala, encontava-se na liderança na entrada do penultimo troço do dia. contudo, o francês terá alegadamente sofrido de problemas no motor de arranque no Citroen C4 WRC e penalizou trinta segundos á entrada para o controlo de partida, perdendo a liderança para Hirvonnen.
Depois dos quatro primeiros vem o Ford Stobart de Francois Duval, que vai fazendo a sua adaptação ao Focus WRC em pisos de terra, e tem agora uma desvantagem de 1.27 minutos sobre Hirvonnen. O estonio Urmo Aava, sempre muito consistente com o C4 WRC, é o sexto, não muito longe de Duval, mas a dois minutos do lider.
Na categoria de Produção, o lider é o san-marinense Mirco Baldacci, que soma nove segundos de avanço para o checo Martin Prokop, onze para o japonês Fumio Nutahara e dezasseis para o russo Evgenyi Novikov.
Já para os portugueses a primeira etapa foi para esquecer. Armindo Araújo ficou pelo caminho logo no primeiro troço, devido a problemas de caixa de velocidades, enquanto que Bernardo Sousa, repuperando de uma lesão no ombro, tem andado muito longe do seu ritmo habitual, sendo décimo segundo a mais de quatro minutos de Baldacci.
Araújo não conseguia esconder a sua tristeza pelo que aconteceu: "Estava muito optimista, mas de facto este ano a sorte não quer nada connosco. A caixa de velocidades explodiu ao fim de oito quilómetros, sem ter dado o mínimo sinal que isso poderia suceder. É muito azar, até porque este podia ter sido o rali que me podia colocar ainda mais na frente do campeonato e colocar-me em boa posição para discutir o título, pois os dois primeiros perderam muito tempo no primeiro dia e estão fora dos pontos", disse o piloto do Mitsubishi Lancer Evo IX.
O Rali da Nova Zelandia prossegue amanhã, com a segunda etapa.
Acho que a vítória deste rally vai para um dos pilotos da Ford
ResponderEliminar