![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEidfIh3x_gV5GAYuV_Kh-FsDKwT4zM3ggH3qrNH2RHBW4K6Mf2vRHrv4VIIuSNFYx81SlIVvCGtwjifXKpsff9sNs_z8TiF4LuywOF4-CGEtpGBcweMiGv7zlRfyJGPFWPD9JEfyL8yRJWt/s400/It%C3%A1lia+78.bmp)
“Em 1954, vim com o meu irmão Aldo ver o Grand Prix. Éramos crianças, fomos sozinhos, e jamais dissemos ao nosso pai que tínhamos ido, pois achava que o automobilismo era um desporto pouco honroso. Lembro de ter visto o meu herói Ascari e de pensar o que eu não daria para estar ali sentado num carro de corrida, fazendo parte de uma equipa de Formula 1”. Catorze anos depois, ele tinha a chance única de ser coroado campeão do Mundo… pela sua nação adoptiva. Bastava pelo menos um ponto para conseguir esse feito.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxPq1LL1cy2Qsc-F89y42-nt12GzlDkOiiMb8xo8-NrxkIF_28mM19l_7w1P4FLtrmzyKJ-NfWOf4SP4492UeqlbrhXs03ZHxIeTfrFGPPO8BCkYyLVNmbRdzMyf5E3pFBJVVjAnhdXF8l/s400/holanda+78+3.jpg)
Na ATS, Jochen Mass tem um grave acidente quando testa o novo chassis em Silverstone e parte uma perna. Isso significa que é substituído pelo austríaco Harald Ertl, ao lado do novo piloto, o holandês Michael Bleekmolen. A Merzario coloca um segundo chassis para Alberto Colombo, que depois de correr em duas provas pela ATS, está de volta para o Grande Prémio natal.
Na Surtees, Rupert Keegan, aleijado na Holanda, é substituído por Carlo Franchi, um piloto local. Mas este sujeito de 40 anos não era conhecido por esse nome, mas mais pelo pseudónimo de “Gimax”. A equipa de John Surtees estava em grandes dificuldades, e se Vittorio Brambilla era o primeiro piloto, com um patrocínio acima de qualquer dúvida, o facto da equipa precisar de um piloto pagante, como Gimax, podia ser o melhor sinal de que a corda se apertava no pescoço do ex-piloto inglês.
Quem não apareceu em Monza foi a Martini, de René Arnoux. Aliás, a equipa decidiu encerrar as portas, depois da corrida holandesa, e o francês parecia que não ia correr mais nesta temporada. Contudo, os eventos deste fim de semana italiano dar-lhe iam novo fôlego na Formula 1.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmXHRw1KigN_SDc3BZNJkomTTl5otLWEu2NHY0QC6pdPOTHqXy4mThTAntOD4aRzeFos2Zv9mYvhbpMPZH9-FLFWGz1ESUQMoq3DRy110ngGccSD_jiyHa9ZDhck_sS5gTdkKi3DkQAVdf/s400/Monza+78.jpg)
“Vou correr na McLaren na próxima temporada. Ainda não foi oficialmente anunciado, mas o Mário sabe. Algumas pessoas – afirmou depois de um longo suspiro – dizem que eu devo esquecer o compromisso que tenho e lutar pelo título. Não os compreendo, eu sabia no que estava a meter quando o assinei. Se o quebrar agora, quem mais me confiará em mim?”
No Sábado, os treinos foram uma batalha entre a Lotus e a Ferrari, que jogava em casa. Andretti foi o melhor, mas Gilles Villeneuve ficou logo atrás, na segunda posição, levando os fãs ao delírio. Na segunda fila, estava o Renault de Jean Pierre Jabouille e o Brabham de Niki Lauda. Ronnie Peterson era o quinto qualificado, com o Lotus 79, enquanto que o segundo Brabham, de John Watson, ficava na sexta posição. John Watson, no segundo Brabham, era o sétimo, seguido pelo Ligier-Matra de Jacqies Laffite. E a fechar o "top ten" estavam o Wolf de Jody Scheckter e o McLaren de James Hunt. Emerson Fittipaldi era o 13º na grelha, enquanto que Nelson Piquet, com o McLaren da BS Fabrications, qualificara-se na 23ª posição.
Desta vez, os não – qualificados foram o Lotus privado de Hector Rebaque, os ATS de Michael Bleekmolen e Harald Ertl, e o Sutrees de Artemio Franchi. Alberto Colombo, no seu Merzário, e o Theodore (com chassis Wolf) de Keke Rosberg, nem passaram a pré-qualificação.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2MRtgDiYcTJkU-r-whheV5M8xN2K1BJ-ZNPeMhoQAJStiz62bK4naAAB9JHcTYjTHjwTC0rbvb8nCHThhPqWf0Uxz-wsBBeyfPY5JYHzNLaHnkPBkhq91NNTJ9iDnrCmEww9BRBJcIgvu/s400/Monza+78+2.jpg)
Para piorar as coisas, será em Itália que se estreará o sistema de partida electrónico, onde os pilotos largarão num sistema de semáforo, accionado pelo director de corrida, Gianni Restelli. No sistema, espera-se que eles partirão depois de todos os carros estiverem parados na grelha de partida. Contudo, nesse dia, a inexperiência em mexer neste tipo de sistemas vai ditar a tragédia que viria a seguir…
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlrw7cLrDBEW05Dp9BRokyPVuim9IaKypybO-p8gU53hRLva8S_fbF0GZqaagQ3D38uuf9Bl2Yz_7rW9dUit7ZdTX9BnbadWcI3K02YOnC31ozgbcl9nYr-xTQwhbChQDyEVKP7qsQ2WjF/s400/Monza+78.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbGDUm-W60UmmTrerorpgIH2qHMOqUqnRhCrS4CbrPhtR9ko42AJl3wMJt0oGlkhMYAiDoDNFOg6AQaYKCLV1dwTprxGS5BVFdGbBQQQnMrgG1yyRxovI0I0VW8y9c5fvRTcoGXphTSjRo/s400/Monza+78+3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4TQUyjQzXcneMsMZY_9kcLz5clYlR2gxDKHYmLC_XZ2GTOSbbUE_c3DV2LExVgUD45jFHwuym2ONL6lL_50K8IgejprLfGScD0uNejNEOHFYudgBv8dxOMQhFLh4LVw_ZuBOmfoPB2XVG/s400/Monza+78+4.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBHyQyzyzPUteIIvgToJH_SO2_vh9aa_2zLauCS_eLlj45kCQrffrNHQaEoF0LRsZAb21lPi94DFlocfQAqQ0bW858AJ_tgE2xaAlUOlX6LfapgmuzIvEpK14iBYD-LF4G6HUnBw_XTgMx/s400/Acidente+Monza.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJRKz3jHDZHKxWZq73Z1BYfPWygFgnTNMFpRjOOoQIxdWv6v6sZyxj2MyEhMsOtWZGpxGNPBRJeZMhoKaBol3904E8Kp8WR2BzXEMLCCM1u9u5lYqEjrWBb16YgZ0YwppRuqtHbpmoaxtF/s400/Monza+78+2.jpg)
Quanto recomeçou a corrida, Andretti e Villeneuve ficam alinhados, mas partem antes do tempo, sendo penalizados em um minuto pelos comissários. Desta vez, tudo correu sem problemas, e atrás destes dois, seguiam-se Lauda, Jabouille e Watson. Fittipaldi tinha tido problemas e arrancava do fundo do pelotão.
O resto da corrida foi sem incidentes. Villeneuve foi para a frente, mas não aguentou o ritmo de Andretti, e teve de ceder a posição para o americano, sem saber que ambos estavam penalizados, e portanto, aquele combate era inútil. Na realidade, o comandante era Lauda, e quando Jabouille desistiu, na volta , a Brabham garantia uma dobradinha “em casa”, pelo menos em termos de motores… A acompanhá-los no pódio, foi o Ferrari de Carlos Reutmann, e os restantes pontuáveis foram o Ligier de Jacques Laffite, o McLaren de Patrick Tambay, e o Lotus de Mário Andretti. Com esse ponto, o americano repetia o feito de Phil Hill, exactamente 17 anos antes: ser campeão do Mundo.
Mas poucos festejavam, pois naquele momento, dois pilotos estavam na corda bamba: Brambilla e Peterson. E só nas horas seguintes é que se poderia saber se aquilo que tinha acontecido naquela tarde teria ou não graves consequências…
Fontes:
Santos, Francisco: “Grand Prix – A História da Formula 1”. Ed. Público, Lisboa, 2003.
Net:
http://www.grandprix.com/gpe/rr311.html
http://en.wikipedia.org/wiki/1978_Italian_Grand_Prix
http://www.ronniepeterson.se/subc/eng/orframe.html
aquellas carreras ean la leche y el cartel de anuncio anda q no estaba bonito
ResponderEliminarObrigado por trazer histórias importantes como essa, Speeder.
ResponderEliminarValeu mesmo!