quinta-feira, 11 de setembro de 2008

GP Memória - Itália 1983

O Mundial de Formula 1 estava cada bvez mais perto do fim, e a batalha pelo título era uma luta a três, vindos de equipas diferentes. Quando o pelotão da Formula 1 chega a Monza, Nelson Piquet, René Arnoux e Alain Prost querem todos a mesma coisa: ser campeão do Mundo.

Nos bastidores, a próxima temporada aproximava-se, e a conversão aos motores Turbo fazia-se a um ritmo acelerado: a Williams já testava o novo motor Honda Turbo em Donington Park, pouco tempo depois de dar o primeiro gosto de Formula 1 a um jovem brasileiro de 23 anos chamado Ayrton Senna... na McLaren, a equipa tinha finalmente dois motores TAG-Porsche Turbo para Niki Lauda e John Watson, e a Brabham começava a usar um novo tipo de gasolina, que lhes dava mais velocidade de ponta.

Monza estava cheia de "tiffosi", torcendo pela Ferrari, e esperando que eles dessem espectáculo no dia da corrida. Mas no final dos treinos de Sábado, o italiano estava na "pole-position" não guiava na Scuderia... Riccardo Patrese era o melhor dos 26 pilotos, guiando o potente Brabham-BMW. Ao seu lado na grelha, partia o Ferrari de Patrick Tambay. Na segunda linha estavam dois dos candidatos ao título, o segundo Ferrari de René Arnoux e o segundo Brabham de Nelson Piquet. Alain Prost era o quinto, no seu Renault, que tinha a seu lado o Alfa Romeo de Andrea de Cesaris.

Sendo este um circuito rápido, os motors Cosworth aspirados não tinham qualquer hipótese em relação aos Turbo. Logo, os últimos lugares da grelha eram deles. Keke Rosberg era o melhor deles, ao ser... 16º na grelha de partida! o seu companheiro, Jacques Laffite, nem conseguiu a qualificação... algo que foi partilhado pelo Ligier de Raul Boesel e pelo RAM de Kenny Acheson.

Na partida, Patrese e Piquet foram para a frente, com os Ferrari e os Renault logo atrás. Mas a liderança de Patrese foi de pouca dura, pois na segunda volta, à entrada da Curva Parabólica, o motor BMW explode, e a sua corrida acaba. Assim, Piquet herdava a liderança, defendendo-se dos Ferrari e dos Renault, com Arnoux no segundo posto, e o americano Eddie Cheever no terceiro.


Entretanto, Alain Prost estava num modesto quinto lugar, perseguido pelo Lotus-Renault de Elio de Angelis, sem conseguir apanhar o Ferrari de Tambay. E na 35ª volta, um probblema elétrico faz calar o motor, o que impulsionava, e muito as esperanças de Piquet no campeonato. Isto é, caso acabasse a corrida na primeira posição...


Mas para o brasileiro, tudo correu bem, e cortou a meta no lugar mais alto do pódio, depois de ter dominado a corrida sem problemas. Arnoux foi segundo, e Cheever o terceiro. Nos restantes lugares pontuaveis ficaram o Ferrai de Tambay, o Lotus de De Angelis, e o Toleman-Hart turbo de Derek Warwick. O campeonato está ao rubro: a diferença entre Prost, o líder, e Piquet, o terceiro, é apenas de cinco pontos, quando faltam apenas Brands Hatch e Kyalami para disputar...


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