![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBirlzHTr_ZBXRSGVA1Xgd_m59JLmuiaomSRBsUckJE_yjxsIABQrW0YmI-ZiqmcSedyvJdvySO0ewhJ1dUbFwE9kTdmaQKpHq9qP8z27zt_P40wp726LW2KgANe6hNyfzyGPcvqKy341y/s400/Inoue+95+2.jpg)
Takachiho "Taki" Inoue nasceu na cidade de Kobe, no Japão, a 5 de Setembro de 1963. Filho de um homem que fez fortuna a fabricar "slot-machines" no Japão, começou a sua carreira competitiva muito tarde, aos 22 anos, sem resultados de relevo. Em 1987, quando foi para Inglaterra, foi pilotar na famosa Jim Russell Racing School, numa situação "sui generis": não sabia falar inglês! Adaptou-se relativamente bem, e aprendeu uma frase que lhe ficaria na memória durante o resto da sua carreira competitiva, dita por um dos seus patrões da Formula Ford 1600: "Dinheiro é corrida. Sem dinheiro, não há corrida."
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyvRgaM_5LDIqDmGwo4oCRDJXuHgYmgON9DQ3Z80ess-g20Jf19XV_-u50YPch7GmxhT2fZ1FENBHaVeZxCLBiKnUm1dLxIL7rMvgBUfjA8e5ljgn_cKLOcUYsTnXrZ2iRlPQc0mKwxPOF/s400/F+3000+94.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbeQw8wmXFY24sNjpdxyVoHYybiEj2zS3BYAEdq4d3Q-ZwHjOi_Mw-CZ0ONSeBgmWeM0FuPQ39MOgSoagGZJpHGyW7tQf9MO2U7oZvtXpF95VNJbnsyX8X3-_NLAtl1alMKyeKAiETGWMn/s400/Jap%C3%A3o+94+2.jpg)
Nos treinos de sexta-feira, foi 26º e último, mas no dia seguinte, à chuva, melhorou as suas performances, embora tenha ficado a três segundos do seu companheiro, David Brabham. Na corrida, ele não passou da terceira volta, quando se despistou de bateu no muro das boxes. Como não tinha dinheiro para correr na última ronda, em Adelaide, a sua experiência ficou-se por aí.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfGvn-_hjKT9zazj40SmWWTbhLE_qJ9UABRJ-McGXswoYKSS_3Nz6YOXeP4lzhE8v02Lh8aQEiOY-daLKzwZKbaUp73yqoM6a1ZpTt-RnAHj4eMuCZP4JXp2mw6sHXtTKtUrqsrCzF2Waw/s400/Monaco+95.jpg)
E no Mónaco, o primeiro momento cómico da carreira: nos treinos, quando começava a ter tempos honestos, lutando com Gianni Morbidelli pelo melhor tempo na equipa, viu nos espelhos o Sauber de Heinz-Harald Frentzen a aproximar-se. Deixou-o passar... e o motor morreu. Rebocado até à boxe, não contou com a impetuosidade do piloto do Safety-Car, pilotado na altura pelo lendario piloto francês de ralis, Jean Ragnotti. Este perdeu o controle do seu carro, e bateu em Inoue, virando-o de cabeça para baixo! O japonês saiu somente com uma contusão, e um motivo de chacota para todo o fim de semana...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhiK8J9Xq7BCbCA8DwV7EB4TpXlqferDJdBz9EWFuFQPYN_D5jX_QRTYSSXmJ7MunzY-Atbz1GGYtzxzDinL_eW5XAZmNHxCaOnYPEPnOS1hYKh5S3MntOD-lawpQ46KSbJBZYYRBoJxBUq/s400/Hungria+95.jpg)
Continuando a sua senda, Inoue consegue acabar algumas corridas em classificações mais ou menos honrosas, como o oitavo lugar no GP de Itália, numa corrida onde acabaram... nove pilotos! Mas sempre foi melhor do que o italiano Papis, o que é um pouco estranho, pois o italiano, quando mais tarde foi fazer carreira na CART, foi um dos melhores estrangeiros do pelotão... No final do ano, zero pontos, e uma participação nos anais da história como um dos pilotos mais modestos de sempre, para não falar outra coisa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2ZR6TGGGZQTXRvOsSDsZ9GUWf3_24bOevBMhQEELGVzcmNzmmFo-E1Vt6smJoMqiHpoJ92AHzXpcoFxYZ53jQcCIWpSrim_SqmabaIRQpeWnGny9z9OMNgP66x54PE9gIG65K8Qy3qEoA/s400/Hungria+95+2.jpg)
No inicio de 1996, Inoue foi contratado como piloto da Minardi, ao lado do português Pedro Lamy, devido ao seu patrocinio de três milhões de dólares. Mas perto do fecho das inscrições, um dos patrocinadores voltou com a palavra atrás, e o então piloto de testes, Giancarlo Fisichella, arranjou dinheiro da Marlboro Itália, fazendo com que o piloto italiano começasse a sua carreira na Formula 1...
Sem lugar na Formula 1, voltou aos Turismos japoneses. Até 1999, as suas performances foram discretas, sendo o melhor o 32º lugar final na classificação do Campeonato japonês de Turismos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijTiNDtWIk8n75yvk2QrY4JgckVdbt86b3yzLg0MqD6FTGAMnuKwHiRYbMBL8qgq3nsxxGBGyGkdolxdoXo3ntqDWB3iAT458wAXBktRZLY7MqgStNIV3OmcU3GfrxTBpWUBadx0a_S0an/s400/Inoue+95.jpg)
Desde há alguns anos que Inoue é empresário e conselheiro de piloto japoneses. Quando comentou a sua passagem pela formula 1, não deixou de exprimir a sua amargura: "A Formula 1 foi um sonho, ok? Agora acabou. Eu acordei. Um pesadelo, esqueci-me completamente da Fórmula 1".
Fontes:
Com o perdão da ousadia, este é o melhor texto biografico que eu li publicado neste blog! Adoro quando encontro algo que foge da estreiteza mental de se contar a história dos vencedores...
ResponderEliminarE poucos se lembram que para haver ganhadores, há de se ter perdedores. Não há corrida que não termine com vencedor, ou seja, a vitória é o que existe de mais corriqueiro no automobilismo, então por que falar dela à exaustão?